Olívio Dutra candidato a senador no RS pode chacoalhar eleição no estado

O assunto, que deve ser resolvido nos próximos dias, vem sendo conduzido com muita cautela dentro do PT, PCdoB, demais partidos aliados e da coordenação da pré-candidatura de Tarso Genro. O mais difícil, no momento, parece ser convencer o próprio Olívio

1247 35

O assunto, que deve ser resolvido nos próximos dias, vem sendo conduzido com muita cautela dentro do PT, PCdoB, demais partidos aliados e da coordenação da pré-candidatura de Tarso Genro. O mais difícil, no momento, parece ser convencer o próprio Olívio

Por Marco Weissheimer, do Sul21

A possibilidade do ex-governador Olívio Dutra (PT) ser candidato ao Senado provocou um pequeno terremoto no cenário eleitoral no Rio Grande do Sul. A confirmação dessa possibilidade representaria uma reviravolta significativa em um quadro que já aparecia acomodado com a candidatura de Lasier Martins (PDT) aparecendo como grande favorita e as desistências de Pedro Simon e Germano Rigotto, pelo PMDB, abrindo espaço para a candidatura de Beto Albuquerque. O PCdoB estaria disposto a abrir mão da candidatura de Emilia Fernandes para o Senado, desde que fosse para Olívio, o que foi comunicado numa recente visita que dirigentes do partido fizeram ao ex-governador. A resistência maior partiria do próprio Olívio que não morre de amores pela ideia, mas estaria disposto a enfrentar a disputa desde que essa escolha não provocasse nenhuma desavença ou disputa interna.

A confirmação do nome de Olívio para o Senado significaria, entre outras coisas, um golpe considerável na candidatura de Beto Albuquerque, pois ocuparia um espaço político mais à esquerda que ele necessita conquistar caso queira vencer a disputa com Lasier Martins. Em relação a esse último, acrescentaria um significativo grau de dificuldade a uma campanha que se apresentava como relativamente tranquila, segundo a avaliação da maioria dos analistas políticos do Estado.

A disputa teria um elemento simbólico muito forte, afinal de contas, o jornalista Lasier Martins foi, durante o governo Olívio, um de seus mais ferrenhos críticos, seja em seus espaços na rádio Gaúcha quanto nos programas Conversas Cruzadas, da TV COM, que alimentava um inesgotável cardápio de pautas negativas contra o governo. Esse ingrediente ficaria ainda mais apimentado considerando a candidatura de Ana Amélia Lemos, outra integrante o chamado PRBS, para o governo do Estado. A disputa majoritária no Rio Grande do Sul formalizaria, do ponto de vista eleitoral, uma disputa que vem sendo travada no Estado há mais de uma década.

Além disso, a presença de Olívio e Tarso numa mesma chapa majoritária teria um significado histórico muito forte, animando a militância do PT e dos partidos aliados do atual governo. Pelo peso que tem, seu nome aumentaria as chances não só na disputa para o Senado, mas representaria também importante reforço para Tarso Genro e Dilma Rousseff.

Seja como for, essa questão deve ser resolvido nos próximos dias. O assunto vem sendo conduzido com muita cautela dentro do PT e da coordenação da pré-candidatura de Tarso. A ordem é evitar qualquer tipo de desentendimento e divisão. Olívio só será candidato se, em primeiro lugar, ele quiser é claro, e se o PCdoB e demais partidos estiverem de acordo com a mudança na chapa para o Senado. Satisfeitas essas duas condições, o Galo Missioneiro vai ajeitar a bigode e se preparar para espraiar sua candidatura pelo Rio Grande, soprando o braseiro da cidadania, como ele costuma dizer.

(Foto: Gabinete Digital)



No artigo

35 comments

  1. s Responder

    Apoio este Grande Companheiro Olivio Dutra votarei nele sempre seja para qualquer cargo político…sempre terá meu apoio…..vamo que vamo Olivio Dutra….

  2. Vera Lúcia Gonçalves Responder

    Apoio a candidatura de Olívio e tenho certeza que outros candidatos abrirão mão para não passar por essa de perder pra ele.

  3. flavio de moura rivaldo Responder

    olivio seja que deus quiser acho desta vez rbs n vai ganhar como ganhou ana

  4. ReginaldoPortoAlegre Responder

    Sr. Olívio, dos poucos políticos que se mantiveram fieis aos principios norteadores da criação do Partido dos Trabalhadores, candidate-se a Senador. Precisamos de um parlamentar sério e competente no Senado Federal, não de marionetes ou coroneis.

  5. antonio oliveira Responder

    Sou Olívio desde gurizinho……..

  6. Gladis Responder

    Grande politico, volte para politica nos concedendo a honra de votar em um parlamentar honrado, sério, competente, para que o PT volte suas raízes.

  7. Rachel Aguirre de Lima Responder

    Olívio Dutra é sinônimo de ética, moral, decência e honestidade!!!!Grande pessoa!!!

  8. Ivanete Rocha de Miranda Responder

    finalmente uma expectativa descente e coerente. Que Deus ilumine a decisão de Olivio.

  9. Ana Maria Responder

    Olivio Dutra te candidata que eu voto em ti com certeza, tu foi um dos melhores governadores que o RS teve. muitos não sabem porque tu não quis gastar em propaganda do teu governo

  10. ralf Responder

    o cavalo do comissario ja colocou as barbas de molho !

  11. joana bilo martins Responder

    Caro Olívio.Hoje sou aposentada do extinto Banespa.Acompanhei sua trajetória no sindicato dos Bancário depois no PT. enfim.. O sr tem inúmeras qualidades como homem público mas o que sempre admirei no sr foi uma coisa que acho fundamental o desapego ao poder e suas pompas.E muita coragem de fazer o que acha correto mesmo sendo mais fácil calar. Volte Olívio O povo Brasileiro precisa do Sr

  12. Beatriz Responder

    Olívio é um homem extremamente íntegro , honesto e fiel ao seu povo !!! Seria muito bom para o Rio Grande do Sul , Tê-lo como representante no senado Federal !!!
    É UM GAÚCHO com “” G “” maiúsculo !!!!

  13. Anna Responder

    Olívio é uma pessoa com ideais! Não adora o poder pelo poder, nunca o fez. Critica de maneira sensata, clara e ponderada a situação atual do PT, compreendendo os (grandes) defeitos mas também as vitórias. Gostaria muito de tê-lo no Senado.

  14. Alexandre Machado Responder

    Um dos poucos políticos militantes resistentes aos desvios pragmáticos de governos petistas é Olívio Dutra. Ao saber dessa possibilidade tenho certeza que vai motivar todos aqueles militantes, cidadãos e cidadãs a ir para as ruas para colocar este cidadão da classe trabalhadora no Senado.

  15. Miro Vidal Responder

    Felicidade Dupla!!!
    – No Paraná………..DR. ROSINHA (PT)
    – No Rio Gde. Sul…OLÍVIO DUTRA (PT)

  16. Miro Vidal Responder

    FELICIDADE DUPLA !!!

    – No Paraná…………DR. ROSINHA (PT)
    – No Rio Gde Sul…OLÍVIO DUTRA (PT)

  17. Luiz Carlos Madruga Responder

    Precisamos de políticos do calibre de Olívio

  18. Renato Póvoa. Responder

    Este é meu mestre.

  19. Idalia Coronel Martins Responder

    Olívio é um homem íntegro e comprometido com as lutas sociais. Se for candidato terá o meu apoio e o meu voto. Será o candidato mais votado do Rio Grande. para o senado.
    .

  20. Arcanjo Pedro Briggmann Responder

    Olívio constitui patrimônio moral e reserva ética do gaúcho.

  21. Jorge Luiz Boemeke Responder

    Olivío será o Galo Brasileiro no Senado Federal. Vitória garantida sobre Lasier Martins

  22. Maria Helena Responder

    Com certeza, petistas e aliados de nossos rincões, apoiam Olívio no Senado ou em qualquer outro cargo eletivo. Sua honestidade, carisma, sabedoria, humildade, protagonismo e competência, entre outras qualidades mais, é para nós gaúchos motivo de grande orgulho.
    Contamos contigo.

  23. Estanislau Robalo Responder

    Se o Olívio Dutra foi candidato a Senador já tem meu voto, porque missioneiro vota em missioneiro, e um missioneiro não se entrega sem pelear. Vale lembrar que Olívio Dutra é uma referência na política do Estado e nacional.

  24. Glaci Abadie-dica Responder

    Companheiro Olívio é agregador, só de saber que ele tá no páreo fico querendo que oficialmente se inicie a campanha!!!! Salve Olívio!!!!!

  25. Alexandre Soares de Souza Responder

    É a maior e mais brilhante estrela do PT-RS.
    Seu nome dispensa comentários.
    Vivas ao Olívio !

  26. Preta Responder

    Olívio Dutra para honrar o RS. Teeá meu voto!

  27. angela peñaloza Responder

    Espero pela volta deste grande homem e político, que sempre atuou com honestidade, ética e respeito pelo povo gaúcho e brasileiro. É um homem humilde e que sempre se manteve coerente e fiel aos seus ideais.

  28. Guaíba ama Olívio Responder

    Ele devia se candidatar ao senado mesmo, mas pela Bahia…, ele fez muito mais pela boa terra que o Jacques Wagner…
    Apoiar a reeleição do Tarso, até é aceitável, mas Olívio para o senado??? Já não basta o inútil do Paim?

  29. Claur klein Responder

    Tamo junto companheiro vamo mostra pros guampa torta que esta terra tem governo, sou teu fã

  30. Adroaldo Gaya Responder

    Por tudo que representa Olívio Dutra como cidadão honrado, humilde mas forte em suas convicções. Por tudo que ele marcou em sua biografia. Volto a militância e coloco seu nome no peito.

  31. barbara janaina soares de oliveira Responder

    Voto no nosso galo missioneiro quantas vezes foram preciso e vamos a luta companheirada da-lhe Olívio Dutra!!!

  32. ricardo Responder

    pelo amor de deus,volta olivio a politica carese de voce.

  33. Edison Responder

    Odeio o PT mas admiro e gosto muito do Olivio Dutra

  34. roque tadeu nascimento rodrigues Responder

    fazendo campanha para olivio dutra


x