“Como um espetáculo de fogos de artifício: você quer guardar o seu melhor por último”

A promessa de Gleen Greenwald é de que essa será a última “grande revelação” a respeito do programa de vigilância da NSA e irá reiniciar o debate a respeito Por Alyssa Figueroa | Tradução:...

365 0

A promessa de Gleen Greenwald é de que essa será a última “grande revelação” a respeito do programa de vigilância da NSA e irá reiniciar o debate a respeito

Por Alyssa Figueroa | Tradução: Vinicius Gomes

Aqueles que passaram a ficar indiferentes a respeito das violações dos direitos de privacidade da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, podem em breve ter o seu interesse renovado, pois logo o assunto político se tornará bem pessoa. De acordo com o Sunday Times of London, Glenn Greenwald irá publicar os nomes dos cidadãos norte-americanos que foram alvejados pela NSA.

“Uma das grandes questões quando se fala de espionagem doméstica é: ‘Quem foram os alvos específicos da NSA?’, ele disse ao Times. “Eles eram críticos politicos, dissidents, ativistas? Eles eram pessoas realmente classificadas como terroristas? Quais são as métricas e cálculos que existem para se escolher alvos e o que é feito com a vigilância que é conduzida? Essas são os tipos de perguntas que eu ainda quero responder”.

Greenwald prometeu que essa será a “maior” revelação dos quase dois milhões de documentos confidenciais que ele recebeu de Edward Snowden e que “o legado de Snowden será ‘em grande parte moldado’ por essas ‘peças faltantes’ que ainda hão de vir”. Em uma entrevista para a GQ, em maio, Greenwald falou sobre esse “finale”.

“Eu acho que nós iremos acabar com as grandes histórias em cerca de três meses, entre junho e julho de 2014. Eu gosto de pensar nisso como um espetáculo de fogos de artifício: você quer guardar o seu melhor por último. Tem uma história que desde o início que acreditei que seria nossa melhor e eu a estou guardando. A última é aquela que onde o céu é completamente coberto por um espetáculo multicolorido. Esse será o final, um grande capítulo restante. Snowden sabe sobre isso e está empolgado”.

Greenwald disse ao Sunday Times que os nomes serão publicados no The Intercept, o sítio criado após seu rompimento com o The Guardian.

Por simplificar, de maneira poderosa, as consequencias da vigilância governamental, essa revelação tem o potencial de intensificar o reinício dos debates sobre os direitos de privacidade e o papel da NSA.



No artigo

x