Análises táticas dos jogos da Copa 2014

Amarelo = defensorAzul = meiaVermelho = atacante Como este é o...

432 0
Amarelo = defensor Azul = meia Vermelho = atacante
Amarelo = defensor
Azul = meia
Vermelho = atacante

Como este é o meu primeiro (segundo, na verdade) post na Fórum, vou explicar brevemente como são feitas as análises táticas, o que significam as cores dos gráficos (campinhos) e o que pretendo fazer neste espaço.

Embora o tema (análises de táticas e estratégias do futebol) pareça, à primeira vista, um pouco complicado, veremos que não é. A intenção aqui é ser didático. Outras análises e textos sobre os jogos, além das análises de táticas e estratégias, também aparecerão de vez em quando.

Tipos ideais

Os gráficos com os esquemas táticos são tipos ideais. Ou seja, são um retrato de como o time se posicionou na maior parte do tempo. Caso um tipo modifique muito a maneira de jogar ao longo do jogo, ou uma mudança feita tenha afetado de maneira determinante o jogo, faremos mais de um gráfico do mesmo time.

As cores

O amarelo significa que o jogador é de defesa. Goleiro, laterais e zagueiros, por exemplo. Os meais estão de azul e os atacantes de vermelho. E quando um jogador for ou se comportar como um meia-atacante, como Neymar e Oscar. Neste caso, a cor determina a função principal (Oscar seria azul, com contorno vermelho; Neymar seria vermelho com contorno azul).

E os volantes? Azul com contorno amarelo. Os alas serão da cor azul com contorno amarelo, já que funcionam mais como meias que como laterais. Basta aplicar a lógica das cores: amarelo (defensor), azul (meio-campo) e vermelho (atacante).

Parece meio complicado, mas não é. Se você não quiser memorizar essas cores/funções, basta olhar o posicionamento dos jogadores no gráfico.

Copa 2014

Vou tentar analisar o maior número de seleções da Copa. Esta semana, farei uma análise da seleção brasileira que vai estrear na quinta-feira. De vez em quando, postarei vídeos com gráficos animados, para um melhor entendimento das movimentações. Nas redes sociais, vou acompanhar alguns jogos em tempo real e farei alguns análises ao vivo.

Como já disse, a ideia é ser o mais didático possível. Espero que as pessoas possam assistir aos jogos e saberem, antes, que fulano joga mais pela direita, sicrano pelo centro e beltrano armando as jogadas a partir do campo de defesa.

Comentários, perguntas e outras visões são muito bem-vindos.

Curta nossa página no Facebook

Siga @esquemastaticos

Visite nosso canal no YouTube

 



No artigo

x