Opinião: Aécio fracassa em entrevista à Globonews

O senador, e agora candidato à Presidência da República pelo PSDB, não pôde evitar o sorriso sem graça e o desconcerto trazido pelas perguntas sobre o planejamento no setor elétrico que Renata Lo Prete dirigiu a ele

3164 70

Por Sergio da Motta e Albuquerque, no Observatório da Imprensa

Aécio Neves, o senador e agora candidato à Presidência da República pelo PSDB, não pôde evitar o sorriso sem graça e o desconcerto trazido pelas perguntas sobre o planejamento no setor elétrico que Renata Lo Prete (14/6), da GloboNews, dirigiu a ele no segundo bloco da entrevista que a jornalista fez com o político mineiro. Renata foi direto ao ponto ao afirmar com toda segurança que a oposição costuma criticar muito a atual administração quando o tema é a gestão do nosso sistema de geração e distribuição de energia.

Ela lembrou ao candidato que “quando o PSDB esteve no poder federal, as tarifas explodiram muito acima da inflação, e um apagão, seguido de racionamento, decretou o fim prematuro do segundo governo Fernando Henrique”. Logo depois veio a pergunta: “O que os tucanos têm a ensinar nesta matéria, senador?”

Aécio começou a esboçar uma resposta, corrigindo a entrevistadora e afirmando que “não era correto comparar momentos tão diferentes da vida nacional, quando as prioridades eram outras”. O senador (PSDB) tentou continuar com sua explicação, mas Lo Prete não o deixou continuar, e interrompeu a fala de seu entrevistado: “Mas será que não, senador?”, questionou a jornalista, sem deixar muito tempo para as reflexões pobres de Aécio: “A gente fala muito de falta de planejamento, e se há uma coisa que a gente sabe bem é que não houve planejamento naquela situação”, afirmou a jornalista. A crise do “apagão” de 2001-2002 custou ao Brasil R$ 45,2 bilhões, de acordo com dados do TCU publicados na revista Época Negócios, em 16/7/2009.

O abismo e o desgoverno

Aécio então deu aquele sorriso peculiar de quem perdeu o rumo da prosa. Foi apanhado desprevenido por uma entrevistadora astuta. Por um momento pareceu perdido. Mas logo continuou, explicando que “não era advogado de Fernando Henrique Cardoso”. Depois tentou corrigir a ambiguidade que lançou sobre o nome de seu companheiro de partido e garantiu que ele “não precisa um” (advogado). Elogiou os governos de FHC, disse que sem eles Lula nada teria feito e ainda tentou lembrar à editora de política do Jornal das 10 da GloboNews que em 2001 “houve muito pouca chuva”.

Não era o dia de Aécio: Renata lembrou que o governo Dilma também viveu um período de estiagem muito longo. Aécio então partiu para uma série de acusações ao PT: sectarismo, irresponsabilidade fiscal, intolerância política com a oposição, mas foi outra vez pressionado pela jornalista. Que quis saber “por que tantas pesquisas, públicas e privadas, registram uma imagem muito ruim dos governos do PSDB”. Aécio finalmente admitiu as derrapadas no segundo mandato de FHC, e afirmou que “mesmo assim ainda restou crédito ao seu governo, graças as suas conquistas anteriores”.

O candidato do PSDB tentou usar a entrevista para aproveitar o mau momento da atual administração. Veio para atacar, mas com retórica frágil e sem o preparo intelectual de FHC, ele só desperdiçou tempo precioso de exposição pública. Nada do que o candidato disse ajudou seu partido ou sua candidatura. É verdade que a administração de Dilma Rousseff não deu a sequência esperada aos melhores momentos dos dois governos de Lula, mas querer estabelecer como verdade absoluta que caminhamos para o abismo e o desgoverno é inaceitável, se partirmos de pontos de vistas factuais.

Dever de casa

A verdade estava lá, na expressão de desamparo de Aécio Neves interrogado sobre FHC e seu fracasso na gestão do setor elétrico. O candidato esperava uma acolhida mais hospitaleira e favorável, em uma emissora que faz oposição ao PT de forma sistemática e muitas vezes desleal. O grande erro de Aécio foi acreditar que as grandes corporações de mídia são entidades monolíticas e os profissionais que trabalham nelas são lacaios dos patrões e seguem a linha editorial imposta por eles sem reflexão. A coisa não é tão simples assim.

A chamada “grande mídia” é complexa e tem muitas faces. Desacreditar tudo aquilo que é produzido por ela é uma imprudência pueril. Nos jornais mais conservadores trabalham profissionais com visões de mundo e opiniões que nem sempre coincidem com as dos seus empregadores. O contrário também é verdadeiro: publicações liberais podem ter em seus quadros gente conservadora que não segue a linha editorial de seus chefes. Jornalistas e editores experientes sabem trabalhar nos limites da autonomia relativa que a imprensa permite. Sabem usar as brechas nas emissoras e publicações onde trabalham.

Aécio Neves ignorou isso e por pouco a entrevista não “azedou” totalmente: em certo momento no segundo bloco, a entrevistadora afirmou que o PT reconhece as conquistas de FHC. O político mineiro replicou: “O PT não reconhece nada”. O candidato quis polemizar. Tentou provocar discussão. Renata Lo Prete mostrou profissionalismo, não aceitou a provocação e foi em frente com a entrevista. E o candidato desperdiçou a oportunidade de mostrar as alternativas de seu partido para o atual governo. O aspirante a presidente não fez o dever de casa, veio mal preparado para a entrevista e ainda deixou bem claro que não tem frieza para enfrentar quem o contrarie com boa argumentação.



No artigo

70 comments

  1. alcides valença Responder

    PARABENS A JORNALISTA PELA EXCELENTE ENTREVISTA mostrando a fraqueza da maior oposição e seu candidato sem preparo para enfrentar o futuro do Brasil já como participante ativo do mundo dito “primeiro”, graças aos governos LULA/DILMA.

    1. Marcondes Responder

      O ditado é muito antigo, mas permanece atual quando diz que ‘o pior cego é aquele que não quer ver’. Nem os petistas sérios conseguem ver capacidade administrativa na Dilma e honestidade em Lula. O PT só conseguiu chegar ao poder, através de maus empresários que emprestaram milhões para custear as campanhas eleitorais. Até hoje vários deles servem de ‘conselheiros’ do governo para assuntos de seus interesses é claro. Para esses ‘senhores do poder’ tudo fica mais fácil quando é necessário convencer alguém, e essa pessoa é despreparada, aculturada e ‘se acha’. Quem vota quer algo em troca. A maioria se conforma com bolsa família, bolsa isso ou aquilo. A minoria banca entra com a grana e a classe média, que trabalha, paga impostos e sustenta o país, é penalizada. Uma doente mental chamada Marilena Chaui, musa do PT, chegou ao cúmulo de dizer que ‘odeia a classe média’ e foi aplaudida por Lula.

      1. Roper Responder

        “Maus empresários que emprestaram milhões…” Quem é contra a reforma política e as novas regras de financiamento de campanha? É o seu partido, pq sabe que se proibir os empresários, vocês não ganham nem eleição pra síndico !

  2. Opus Dei Responder

    Falta o presidenciável Aécio acabar com os comentários que garantem ser o mesmo (ou pelo menos ter sido), consumidor de cocaína. Votaremos nele, eu e minha família, se ele se submeter a exame clínico isento e der negativo para o uso de cocaína. Sr. Aécio, faça o exame!

    1. GILMAR Paulo Vono Responder

      Acredito que você e sua família não vão votar no AECIO então… Ele não quis fazer o teste do bafometro, imagine o toxicolófico.
      Abraços.

      1. Marcelo Vidal Responder

        Exame o que? Toxico… O que mesmo? Temos é que pedir aos candidatos que façam investimentos em escolas para evitar comentários escritos por gente tão humilde.

    2. Weber Responder

      Ele cheira mas faz. Isso é que é importante.

    3. Livio Responder

      Consumir cocaína é dos problemas o menor, neste caso. Se tivéssemos sob um governo do PSDB na crise de 2008 o Brasil teria quebrado, como quebraram todos os países que seguem a cartilha econômica ortodoxa do FMI.
      Apesar de todos os problemas que o atual governo apresenta, foi graças à heterodoxia com que enfrentou a crise, aumentando o salário mínimo e incluindo um universo enorme de pessoas historicamente alijadas ao consumo, que estamos conseguindo passar incólumes. Universidades cheias de pobres que estudam com financiamento público, pobres comendo três refeições ao dia, milhões de sem teto adquirindo a dignidade de uma moradia, tudo isso me convence que devemos seguir com este modelo, até que nos seja apresentado outro mais efetivo.
      Usar a honestidade para justificar a necessidade de alternância não cola: o PSDB é um dos partidos que teve mais políticos atingidos pela ficha limpa, sem contar que a maioria dos grandes compartido tem uma proteção mais que especial da imprensa e do judiciário, vejam o caso do Mensalão Mineiro e o caso do trensalão.
      Estou aguardando ansioso pelos programas de governo que virão com as campanhas, mas duvido que apareça algo melhor…

      1. MARCONDES Responder

        Meu caro, não sei de que país ou planeta tu estas falando. Tem que ser muito desinformado para não saber que quando o PSDB assumiu o governo a inflação era de 916% ao ano e quando entregou ao PT elas estava em 5% ao ano. Diga-se de passagem, que quem segurou a barra dos petralhas nos dois governos Lula e parte do governo Dilma tem um nome: HENRIQUE MEIRELLES no cargo entre 2003 e 2011. Tenta te informar de que partido ele é. Essa colher de chá não vou te dar. Acontece que a internet aceita tudo é só escrever e os mesmos informados se acham donos da verdade.

    4. Marcondes Responder

      Por que nunca foi solicitado ao ‘Luis InáFio’ exame de teor alcoólico. Em Chapecó, SC ele quase caiu de cima de um palco. Se alguém tem alguma acusação a fazer, deveria registrar um boletim de ocorrência e encaminhar um processo ao Ministério Público. Só que é importante ter as devidas provas, por que calúnia e difamação são crimes previstos na lei. Veja o caso de Lula acusar FHC de compra de votos para emenda da reeleição em 1996. Será que em 12 anos de governo o PT deixaria de tornar público qualquer prova, por mínima que fosse, para enxovalhar o PSDB. O que falta para Lula é respeito, dignidade, honra, humildade e principalmente deixar de ser mentiroso.

    5. Flávio Alimandro Responder

      Seria interessante uma declaração de bens e renda dos últimos 12 anos do filho do Lula, Até consigo ver o sr, esbravejando que o Lula não é candidato….

  3. AdrianaN Responder

    Excelente termos oportunidades como essa em que as questöes e fragilidades dos supostos candidatos ficam expostas sem necessidade de maiores contra-defesas.
    Que haja muito mais desse tipos de entrevista e, sobretudo, de debates abertos. Ai é que conseguiremos maior clareza para decisöes täo importantes quanto a de se ter projeto e liderança, capazes de conduzir o pais com merecido preaparo! O Brasil merece muito mais e melhor!

  4. Jorge Camera Responder

    “mau momento da atual administração”?
    “É verdade que a administração de Dilma Rousseff não deu a sequência esperada aos melhores momentos dos dois governos de Lula.”?
    A reporter pode ter tido um bom desempenho mas o desinformado redator dessa matéria mostra claramente o lado que apoia.

  5. EVANDRO Responder

    ESTE SENADORZINHO, AMIGO DOS PERRELLAS ATÉ HJ NÃO EXPLICOU. DE QUEM É O PÓ? A PF DO ZÉ TAMBÉM NÃO EXPLICOU… OS PROFESSORES DE MG E OS JORNALISTAS SOFREM NA JUSTIÇA AS AÇÕES DESTE DESTEMPERADO…

  6. jduarte Responder

    não ha necessidade de comentários é só ver o que fez o governo do psdb e o que fez(continua fazendo) o governo do pt.isso se atendo a fatos verdadeiros, não mentiras ou suposições.

    1. MARCONDES Responder

      Sempre lembrando que quando o PSDB assumiu o governo a inflação era de 916% ao ano e entregou ao PT a 5% aa. A propósito, hoje a taxa de inflação acumulada é de 6,37 FONTE-BANCO CENTRAL: http://www.bcb.gov.br/pt-br/paginas/default.aspx

  7. carlos andre Responder

    Nao tem capacidade de dar uma. Entrevista decente e quer governar o brasil

    1. Marcondes Responder

      Se percebe de longe quando alguém não viu alguma coisa e esta apenas querendo se fazer notar. Quem viu a entrevista percebeu que nem tudo esta perdido. Que ainda existem pessoas dignas e capazes de fazer o país voltar a crescer. Só não vê quem não quer. Os pátios das montadoras estão superlotados e não não tem para quem vender. As estradas e cidades sofrem com o congestionamento no transito. Os hospitais estão superlotados, sem equipamentos, sem remédios e o governo desviando recursos para sustentar Cuba. Os ditos médicos cubanos são apenas uma ‘mercadoria’ viabilizar o envio de dinheiro para lá. O porto que o governo Dilma construiu la, com recursos do BNDS a fundo perdido vai servir para que? Exportar charutos? Run? Se informar é bom e ajuda a não se iludir.

      1. Marta Responder

        Acho que vc.não é de Minas. Pois no governo de Aésio ele nem morava em BH, por isso é chamado “menino do Rio”. As escolas e a saúde de Minas caindo aos pedaços. O dinheiro da saúde que desapareceu. Ele domina imprensa mineira, mandando despedir quem fala dele. Nem vou tocar no assunto do helicóptero, que é de um grande amigo seu. E que já foi devido ao mesmo pela polícia federal. O desmanche de um laboratório em Claúdio. O aeroporto particular e o incêndio ocorrido na prefeitura de Claúdio, que infelizmente foi abafado pela morte de Eduardo Campos, mas só queimou os arquivos com a documentação da prefeitura de Claúdio. Felizmente só queimaram os arquivos, mas ninguém se feriu!

  8. Ricardo da Costa Responder

    Infelizmente uma boa quantidade do povo brasileiro, é mal informado e não sabe ler os candidatos. Eu disse ler, no sentido de analisar, de ver o que o cara fez e faz na vida. De que é acusado e a veracidade ou não de cada acusação….

  9. dartanhan Responder

    A Dilma vai comer o Aécio nos debates muito mole, ele não vai aguentar enfrentar essa mulher que é dura e firme nas suas argumentações, uma mulher que sofreu nas mãos da ditadura e conseguiu se reerguer com firmeza. O Aécio tá ferrado, com certeza.

    1. Marcondes Responder

      Dilma não consegue pronunciar uma frase completa. Aécio concluiu seu mandato no governo de Minas Gerais com 92% de aprovação.

      1. Ricardo Augusto Rocha Responder

        Marcondes, você por acaso está entre os 9000 ‘militantes’ contratados do PSDB? Não leve a mal, mas é só para ficar claro mesmo. Eu estou aqui de graça. Saudações!

  10. Rosana Lucas Responder

    Este Aécio…. cada dia mais afundando a campanha do PSDB. Contra fatos não a argumentos Senador…

  11. enganado Responder

    O Canabrava é fraquinho, no palavreado, cultura e educação, ou seja não tem consistência. O que fala parece um pau mandado de uma equipe, as vezes penso que lhe falta uma boas aulas de história do BRASIL. Mas, onde foi criado mesmo? Filhinho de papai e de vovô! Taí, não tem base escolar nem pra fingir que sabe alguma coisa, ou seja, fica tudo no ouvi dizer. Ah sim! O Lula não tem escolaridade (mas tem consistência) igual ao do Canabrava, mas vamos ver se o Lula alguma vez coagiu a imprensa (Mineira) e/ou cidadão comum (internet). NUNCA! Até porque o GAFE, pau mandado de Washington=Banca Anglo-Sionista=generais do EB nem sequer deixariam o Lula pensar nisto, era golpe na hora para alegria dos EUA . Mas o Canabrava pode tudo! Né, Tv Globo, … etc? Engraçado não sei como esse aí não se encontrou com o Collor nas noites de Ipanema, parece até REPETECO: vovô-papai-filinho … etc (não é preciso escrever, é só saber a História dos Presidentes para saber suas SEMELHANÇAS). O Fulano vai estudar e tenha Amor pela Pátria, olha aí o LULA/DILMA/PT têm amor e nunca planejaram entregar (setor elétrico/bcos. Brasil e Caixa/Petrobras/Portos, … etc) para os EUA com financiamentos do BNDES. Fraco e abusado!

    1. TAN Responder

      BLA BLA BLA…….. ESTE É O ESTILO CULTURAL PETISTA….. SÓ BLA BLA BLA……. TEM MUITA GENTE PRECISANDO IR AOS LIVROS PRA SABER DA HISTÓRIA….. MAS ISSO É OUTRA CONVERSA…. DISCUTIR COM PARTIDARISTAS É IGUAL TER UMA DIARREIA SÓ QUE MENTAL.. SORRY

    2. Roberto Ricardo Responder

      Engraçado você tocar no Collor, ele não estaria com o Aécio porque é aliado de Dilma e dos PTralhas…

    3. Marcondes Responder

      O texto acima apenas faz jus ao nome de quem escreveu (enganado). Mas além de enganado o cara é mal informado, aculturado, apalavrado e acometido de diária verbal. LULA/DILMA/PT têm amor a CUBA. Umas perguntinhas ENGANADO: Por que Dilma construiu um porto com dinheiro do BNDS em Cuba? Por que esta forçando a indústria farmacêutica a produzir genéricos em Cuba? Por que pretende que Cuba exporte remédios inclusive para o Brasil? Quanto a Globo, não lembro de Lili Marinho ter convidado algum candidato a presidência para uma recepção, a não ser Dilma. O ENGANADO parece marido traído. ‘Sabe de nada, inocente!”

  12. Fernanda Responder

    É muito vazio afirmar que a criação ou condição social do candidato vai ser relevante para o governo ou não, o que determina a economia são as políticas que serão adotadas pelo governo, seja qual for a origem do governante. Não tem sentido julgar por ser filinho de papai ou por ter sido operário. Está na hora do cidadão brasileiro estudar e se inserir na economia para aí sim criticá-la, e parar de julgar os fatores pessoais do presidente que está lá, isso não importa, o que importa é quem tem a política mais consistente.
    Vamos apontar quais os defeitos e qualidades da história de cada governo, como atuaram as instituições do estado, ou seja, o setor público, em todos os sentidos, para aí sim comparar. E apesar de achar muito interessante a pergunta da entrevistadora, concordo com o candidato quando diz que os momentos da economia brasileira eram diferentes. Isso é sim, muito relevante. Afinal de contas, a grande teoria keynesiana de abrir e tapar buracos para aquecer a demanda efetiva, e assim salvar a economia americana da grande depressão de 30, pode não servir num momento em que a economia apresentar um outro diagnóstico.
    Eu acredito que cada governo tem um foco, não podemos esperar que em poucos anos o governo acabe com todos os problemas existentes no país, principalmente com o diagnóstico que a economia brasileira apresentava na década de 90, além da crise asiática no final da década.

  13. silvia Responder

    Na globonews? quero ver acontecer da mesma forma no canal aberto que atinge grande parte da populaçao…

  14. Bruno Responder

    O que mais vejo são pessoas confundindo a “Globo” com a “Globo News”. Na globo há sim um verdadeiro pucha saquismo para o governo da gestão. Bem diferente da Globo News. Quem assisti diariamente seus vários programas, percebe isso.

  15. Frederico A. Mendes Responder

    Eu fico envergonhado em ver que existem sites, blogs, portais no Brasil que colocam a ideologia acima de tudo. Na imensa maioria são financiados ou pelo governo ou por empresários que fazem parte do circulo de corrupção. Hoje as esquerda em especial os partidos participantes do famigerado Foro de São Paulo, o PDT, PCB, PCdoB, PSB, PPS, PPL liderados pelo PT, estão tentando a todo custo acabar com a democracia no nosso país, basta ver o decreto desesperado “8.243/14” e o mensalão do qual culminou na prisão de quase toda a cúpula do PT. Estamos diante de recorrentes e emblemáticos casos de corrupção, casos esses elevados a níveis nunca antes vistos na historia recente do Brasil. Além disso um estrondoso aparelhamento do estado brasileiro com a partidarização de instituições e empresas estratégicas como a Petrobras e as demais empresas publicas. E continuando com esses descalabros nos deparamos com nociva maré vermelha nos pilares de um estado democrático de direito, o STF, STE, OAB e o Ministério Publico. Se isso já não bastasse esse mesmo governo corrupto com forte viés socialista/comunista do qual é cria e completamente alinhado ao Foro de São Paulo, estão afundo o país na incompetência, ingerência, descasos e corrupção nunca antes vistos, que gera altos índices de inflação e baixo crescimento. E no meio disso tudo me deparo com textos comprados, tendenciosos, falsos e com imenso viés ideológico e partidário. Os senhores acham que todos os brasileiros são idiotas? Esse modelo da esquerda está se esgotando, e isso explica o desespero e a pressa em assaltar, aparelhar e controlar o estado. Os senhores estão prestando um desserviço ao Brasil e aos brasileiros. Fico triste com pessoas como essas, que estão ajudando a implementar um estado totalitário pautado no comunismo e numa ditadura do proprietariado, vide Cuba “A queridinha do PT e da esquerda do Brasil” Que Deus nos proteja desses esquerdopatas nojentos. Dilma não vai ganhar, e com isso o Brasil vai poder interromper essa escalada louca ao comunismo.

    1. João Carlos Responder

      É meu chapa, esse negócio de partidinhos apoiar o governo impediu as CPIs do FHC,Serra, Alkmin e ai se vão mais25 anos de roubalheira do psdb então vejamos : CPI da Privatização, CPI dos Pedágios, CPI do Rodoanel , CPI dos Trens e quantas mais. e sem falar do mensalão do DEM que manda no PSDB hoje, Mensalão do PSDB isso tudo antes do governo petista, e que esta caducando para a “justiçazinha”tendenciosa que odeia o PT.Ai sim eu choro.

    2. Luciano Responder

      O que é “ditadura do proprietariado”? Nunca vi tanta besteira junta…

    3. maria Responder

      Otimo comentario o seu Frederico A.Mendes. E quero acrescentar.Dilma,depois de ser vaiada perante mundo so esta caindo nas pesquisas.Conforme pesquisa CNI Ibope do dia 19.6 mostra que a rejeicao da petista subiu de 38% para 43% e so vai subir ate o topo se Deus quiser, vamos ficar livres de tanta podridao escancarada, so fanaticos e alienados nao enxergam ou nao querem enxergar .Dilma ja perdeu as eleicoes. Depois da melhor noticia dos ultimos dias que Joaquim Barbosa aceitou o convite de Aecio Neves para ser Ministro da Justica,chega o fim do PT o Partido Traidor.Veja o video que circula em Portugal sobre o Lula a mais pura verdade.

    4. Paula Tavares Responder

      Vc é doente! Nunca li tanta bobagem… Você é apenas um preconceituoso “direitopata” e nada mais. Deveria ler mais antes de escrever tanta bobagem. Estado totalitario pautado no comunismo foi de chorar de rir. Se Dilma ganhar cuidado! Ela vai colocar os cubanos para morar na sua casa!!! Tenha medo, Regina!!! Buuu!!! =)

      1. Ricardo Augusto Rocha Responder

        huahuahuahuahuahuahuahuahua !!!
        Não precisei escrever… rsrsrs

  16. Alessandro Di Giuseppe Responder

    Entrevistadora astuta ou petista!!!

    Criticar e articular com as palavras diante desse imbróglio fica fácil. Quero ver ter coragem de assumir nosso governo federal com a herança deixada por 12 anos de PT.

    Aécio contamos com você!!!

    1. agildo Responder

      Não senti firmeza nas suas palavras, pois o Aécio não tem nenhuma capacidade de governar nada aliás quem governou em minas no seu lugar foi sua irmã e sócia nos desvios de dinheiro, enquanto ele ficava na farra nas noitadas torrando a grana do povo e Minas e morando no Rio de Janeiro, se não acredita procure no you tube”Aécio bêbado no rio”. é nojento. E agora ele queria torrar também o dinheirão que o PT conseguiu para estabilizar o mercado e calar a boca do FMI e companhia. Dilma teu povo esta contigo.voce já é vitoriosa, muito obrigado.

    2. Marcondes Responder

      Grande sacada Alessandro. Assumir o descontrole generalizado em que esta o país não vai ser fácil. Tem gente que parece viver em outro planeta. A insegurança é de tal ordem que não confiamos mais nas autoridades, na justiça e até mesmo nos vizinhos. A palavra respeito deixou de existir. O comunismo tem como meta a anarquia, onde a baderna é de tal ordem que a criança chora e mãe não ouve.

      1. david Responder

        Fraternidade e igualdade entre os homens, fim da escravidão, fim da exploração do homem pelo homem, palavras do maior comunista de todos os tempos. Jesus Cristo.

      2. Ricardo Augusto Rocha Responder

        Huahuahuhauhauhauah !!!
        Deve estar com uma espécie de Bíblia ao lado, mas para tratar de política. Patético, e com cheirinho de golpe no final.

  17. Kélsen Responder

    É uma pena que o PSDB desde a candidatura Serra tenha se aliado e se tornado porta-voz da direita. Poderia sem dúvida alguma ser uma oposição de centro-esquerda, marcando os compromissos sociais de Mário Covas, completamente abandonados e relegados a um discurso inflamado, hostil, que chega a incentivar palavrões toscos a maior mandatária do país. Esta triste e nem é que esperavamos muita coisa de diferente. Em Minas, ele foi bom para as empreiteras (asfalto e Cidade Administrativa), para os funcionários públicos, especialmente, os professores nem nos anos de ditadura perseguiu-se tanto. Enfim… o que observamos entre nossas montanhas, agora todos veem, a mascara começa a cair.

    1. Ricardo Augusto Rocha Responder

      Ufa! Lucidez, enfim.

  18. Jonas Neto Responder

    Primeiramente, gostaria de saber a razão de se manter oculto ou anônimo sobre o nickname “enganado” em um comentário como foi feito aqui, se é nisto que acredita então assuma e se identifique. Segundo, diga o que o PT fez de bom nestes últimos anos, mas coisas que o PT criou, não aquelas que ele aproveitou e ampliou…o PT esta acabando com nosso país, a nossa economia é piada a nível internacional…

  19. Dimasdapaz Responder

    Todos estes ataques , são pano de fundo para esconder que estão parados CPI das privatizações das estatais no governo tucano, onde o BNDES foi o fiel financiador e avalista,das empresas estrangeiras e a CPI do mensalão mineiro.

    1. Marcondes Responder

      Ôh Dimasdapaz vamos fazer um exercício de raciocínio. O PT esta no terceiro mandato. Tem a sua disposição o Ministério da Justiça, a Polícia Federal, o Supremo Tribunal Federal, Supremo Tribunal de Justiça, a maioria na Camara e no Senado e não consegue provar acusações levianas como as que tu te referes. Ou se tratam de calúnias que ao seu devido tempo deverão ser objeto de processos, ou o PT é muito, mas muito incompetente. É possível imaginar que depois da prisão dos Mensaleiros, o PT deixaria barato qualquer coisa, por mais insignificante que fosse, que um tucano tivesse feito. Ora, vamos ter um pouco de coerência. Acho profundamente desagradável quando alguém diz que Lula é Ladrão. Não gosto do PT por isso, acusam sem ter provas. Se Lula é ladrão eu não sei, não vi, não tenho provas. Mas ele acusa FHC de desonesto sem ter prova alguma. Se tivesse, pode ter certeza que usaria publicamente. Portanto, vamos parar de acusar sem ter provas. Calúnia mais do que deselegância é um pecado sem perdão e Deus não joga mas apita.

  20. fernando Responder

    O PSDB perdeu a grande oportunidade DD tira o PT do poder, ter escolhido Aécio foi um tiro no pe … E capaz de ficar em 3° lugar.

  21. corcete Responder

    Nem Fernando Henrique Cardoso, nem Dilma, nem os distintos leitores, têm o poder de fazer chover. É incorreto, portanto acusar as pessoas pela falta de chuva. O importante é como cada um administrou a crise. Não houve apagão em 2001, houve racionamento, com uma excelente administração da crise. Foi criado e executado, inclusive, um parque de geração elétrica por térmicas a serem acionados em uma outra possível crise. Dilma deve a esse parque de térmicas o fato de não ter precisado fazer reacionamentio. Agora, o grande déficit, de mais de R$ 30 bilhões que o atual govern está bandando decorre de decisões equivodcadas do atual governo. Principalmente da medida demagógica e eleitoreira de baixar a tarifa “na marreta”, e a demasiada intervençõ no setor. Isso é fato.

  22. João Carlos Responder

    Falemos um pouco de verdade , os Tucanos se sentem muitos espertos, e acham que os eleitores brasileiros são uns imbecís. Falam que são transparentes mas não aceitam nenhuma CPI em S.P. nem em M.G. que são os estados que usam como seu modelo de governo, falam de competência quando no governo FHC nada planejaram e promoveu o maior apagão da história e agora não planejaram e causaram a maior falta de agua em S.P.

    1. Marcondes Responder

      Tens razão João Carlos, o PSDB tem a maioria na Câmara e no Senado, indicou a maioria dos juizes para o Supremo Tribunal Federal e para o Sprerior Tribunal de Justiça, manda na Polícia Federal e o Ministério da Justiça é comandado pelo PSDB. Órgãos internacionais concordam com as estatísticas nacionais apontando para uma seca sem precedentes em 80 anos. Mas para os desinformados entre 2009 e 2013, São Paulo viveu a situação contrária, com chuvas até 30% acima da média. Querer que alguém resolva na base da bola de crista, problemas com São Pedro e a natureza é dose. Falta de planejamento resulta em compras de refinarias fajutas, em financiamento de portos em Cuba. A propósito João Carlos, Cuba está com superestoque de charutos ou run, para que o Brasil invista num porto com a nossa grana? E ainda sobre planejamento, estamos com superavit de remédios para que Dilma obrigue as indústrias brasileiras a produzirem genéricos em Cuba? A inflação no início do governo FHC era de 916% ele deixou para Lula com 5% ao ano. Hoje na pagina do Banco Central o índice acumulado é de 6,37%. Sempre lembrando que Henrique Meirelles, que é tucano, esteve a frente do BC nos dois governos Lula e até 2011 no Dilma.

  23. Valdick da paixão Responder

    O Senador está completamente despreparado,para debater o Brasil,quanto mais para governa -lo.Imagino o banho que vai tomar,da presidenta Dilma,nos debates.

  24. Luciano Responder

    Todos

  25. Luciano Responder

    O PSDB se preocupa com o enriquecimento das elites e o aprisionamento do país às potencias exteriores, (através de suas instituições FMI, etc.). Nunca se preocupou com o povo e os mais humildes e qualquer pessoa que ache que esse partidinho é o melhor para o Brasil ou faz parte dessa elite inconformada ou simplesmente não consegue enxergar as transformações que o país passou, ou o que é pior quer que as pessoas acreditem que são os protagonistas das mesmas! Ora me economizem eles tiveram tempo de sobra para realizar pelo menos algumas das melhorias citadas, por que não o fizeram???? Sou profissional da Educação no estado de Minas Gerais e sei bem a forma como o PSDB trata esse aspecto específico do governo e sem dúvida alguma não quero isso para o meu país… O PT pode não ser aquilo que sonhamos, talvez, mas o PSDB não o é com toda a certeza…

    1. Marcondes Responder

      Luciano, não conheço, nunca ouvi falar, nem li nada a respeito de alguém que esteja preocupado no enriquecimento de quem já é rico. Quanto ao FMI é órgão que visava reconstrução do sistema monetário internacional no período pós-Segunda Guerra Mundial. Os países em geral contribuem com dinheiro através de um sistema de quotas a partir das quais os membros com desequilíbrios financeiros podem pedir fundos “emprestados temporariamente”. O ‘Partidinho’ pegou o país com 916% de inflação ao ano e deixou para o ‘Partidão’ com 5%. Hoje O site Banco Central mostra que a inflação acumulada esta em 6,37%. Henrique Meirelles, do PSDB foi quem segurou a barra no Banco Central nos dois governos Lula e no da Dilma até 2011. O Plano Real, os remédios genéricos e o Bolsa Familia (Ninificação do Bolsa Escola, o Auxílio Gás, o Bolsa Alimentação e o Cartão Alimentação). Quanto a transformações que país passou o que se vê são hospitais superlotados, sem equipamentos e sem remédios. Insegurança total nas ruas, nos locais públicos e escolas. Aumento significativo no índice de criminalidade, políticos do PT fazendo acordos com o crime organizado por aí vai, outros se locupletando usando o cargo para beneficio próprio. É meu caro professor, nunca na história ‘deztepaiz’ se viveu tamanha anarquia.

  26. Clodoaldo Damasceno Responder

    Talvez a Globo tenha escolhido Campos.

    1. marisa tassar Responder

      Votar no PT DE AGORA e´aplaudir toda a corrupçao e outras coisas erradas mais que assistimos.Estao todos bem de vida.Quem governa com bandidos nao governa,ao menos o Aecio soube escolher seu representante em Minas, conhecem Antonio Anastasia?Quem mais vai querer herdar tantos problemas pos PT.

  27. gabriel catarino Responder

    As muitas estradas da politica partidaria, sao por vezes sombrias, e ao nascer um politico que resolva trabalhar, honrar o mandato; que e tao somente uma procuracao doada por 4 anos ao politico… Muitos destes, sao massacrados pelas elite perversas dos partidos politicos…PRECISAMOS DE PROFUNDAS REFORMAS NO SISTEMA ELEITORAL E PARTIDARIO DO BRASIL.

  28. Joao Ramos Responder

    Até que enfim alguém competente e íntegro como Aécio pra botar fim nessa bandalheira do PT.

  29. Zara Figueiredo Responder

    Parabéns pela reportagem. Fico feliz em perceber que há, ainda, veículos de comunicação que conseguem manter certo posicionamento crítico e qualificar o debate eleitoral nesse país, exatamente na contramão daquilo que se vê na imprensa mineira.

  30. Cassio sousa Responder

    Só queria entender o porque Aecio Neves e seus correligionários acham que são os mais indicados para assumirem este país. Já o tiveram e o pais os preteriu. Nunca ouvi falar que aecio tenha sequer feito algo na vida senão política. Era um jovem playboy no rio, com fama de, como ele mesmo afirmou, fumador; cheirador todos dizem, seu avô o recrutou para ser seu assessor. Nunca deu duro, nunca teve luta política. Não creio que representa um guerreiro firme para levar avante sonhos de governo. Com todos os defeitos que possam ter os do PT, alguns deram a vida por ideias e, não digo aqui que estavam certos ous errados, mas tinham. Por isto são tão emblemáticos. Um lula que se tornou símbolo de luta de classe, uma Dilma que foi símbolo de luta ideológica e política, até armada. Por isto o povo se identifica tanto.

  31. marisa tassar Responder

    Sempre que surgirem grandes erros como a corrupçao e outros temos que trocar o candidato,ou estamos de acordo com os erros?e que erros!,Temos prioridades saude ,educaçao o PT DE AGORA so quer o poder ,so tem programa pra se manter no poder, acordem gente,governo cercado de bandidos nao governa mesmo,intrega o pais,

  32. marisa tassar Responder

    Erros de corrupçao e outros nao merecem ser aplaudidos com nossos votos,o PT de Agora so busca o poder ,temos prioridades na Saude, educaçao etc.Com bandidos no governo nao se pode governar,ao menos o Aecio sabe nomear seus representantes,Antonio Anastasia por exemplo,dai poder viajar mais tranquilo…

  33. OSMAR QUEIROGA Responder

    Caro amigos e amigas, a única intensão que nossos políticos têm sege ele de qualquer partido, é a do benefício próprio, o câncer da corrupção está arraigado em cada um deles, a única saída de nosso País é através da educação e ela tem que começar no berço de nossas famílias, mas nem DILMA nem LULA , nem AÉCIO e nem qualquer outro candidato faz fazer algo para mudar este contexto. A política é POVO BURRO É VOTA CERTO.

  34. MARCONDES Responder

    Assisti duas vezes na integra a entrevista de Aécio Neves na Globo News e vi um cidadão maduro, seguro e coerente com o que fala. Só o fato de ele não ter envolvimento algum com atos desonesto, sujeira e poder tornar pública a sua declaração de imposto de renda, já merece a nossa confiança. Será que Lula teria coragem de expor seu patrimônio e de seus filhos (testas de ferro)?

    1. Ricardo Augusto Rocha Responder

      hauhauhuahuahuahuahuahuahuahuahuaa !!!
      A primeira faz tchan, a segunda faz tchun e…
      TCHAN TCHAN TCHAN TCHAN!
      ‘Aécio não tem ligação alguma com algo desonesto…’
      Eita falso moralismo barato… E demagógico que só!
      Até nunca mais, meu caro.

  35. Marcos Paulo Responder

    Eu só estou esperando aquela parte no horário eleitoral: Vamos comparar?

  36. ilze papazian Responder

    Ele foi mal só porque você quer, né? Eu prefiro alguém que faça mais e fale menos. Vide Lula e Dilma que falam demais e nada fizeram em mais de 10 anos. Leva a mal não, mas FORA DILMA, FORA LULA E FORA PT!

  37. Marcelo Responder

    FHC deu as empresas, aumentou o desemprego. A inflação estava nas alturas e ainda tem gente que protege. Aposto 5×1 que Dilma vence no 1o. turno. Aécio é ditador pior que Hitler.

  38. Amaro P. Jordão. Responder

    Uma piada. Comentários absurdos. Parece que não vivemos em uma democracia. Voto no PT E PONTO FINAL. E DAÍ??? Votem em quem quiser. Ademais era bom vocês lerem tudo e de novo e ver quanta BABAQUIÇE de ambos os lados. Fui.


x