Falha da Folha: colunista entrevista Felipão errado

Na certeza de ter conseguido um furo de reportagem, o jornalista Mario Sergio...

1143 38

falso felipao folha de spNa certeza de ter conseguido um furo de reportagem, o jornalista Mario Sergio Conti publicou uma entrevista com um sósia do treinador da seleção, como se fosse o próprio 

Da Redação –  Quem procurar não vai achar nem no site da Folha de São Paulo, bem como o portal O Globo, que já deletaram o que pode ser a maior gafe jornalística desta Copa do Mundo e talvez de toda a história dos mundiais. Mario Sergio Conti, em uma ponte aérea comum entre Rio de Janeiro e São Paulo, acreditou ter encontrado Neymar e Felipão e fez uma entrevista com a dupla. No site da Folha de São Paulo, a matéria, publicada nesta terça-feira (18), dava destaque a uma fala do suposto treinador de que “o grande problema da seleção é a zaga”. A reportagem também foi publicada no portal O Globo, onde a chamada atribuía à Luiz Felipe Scolari um elogio ao atacante Neymar: “Se tivéssemos três como ele…”. Os entrevistados, na verdade, eram sósias dos dois principais nomes da seleção brasileira. O “Felipão” que deu aquelas aspas é Vladimir Polomo, um ator que ganha a vida como sósia de Luiz Felipe Scolari em festas e eventos. O verdadeiro treinador da seleção, naquele momento, ainda estava em Fortaleza.

Vladimir Polomo, o sósia do Felipão. (Foto: divulgação/Faro Models)
Vladimir Polomo, o sósia do Felipão. (Foto: divulgação/Faro Models)

Polomo, inclusive, está em um catálogo virtual de modelos onde pode ser contratado. Veja aqui. Depois de deletar a publicação de todos os seus veículos, a Folha de São Paulo e O Globo divulgaram notas em que esclarecem o caso, assumem o erro e pedem desculpas aos leitores pela gafe. O mais absurdo de tudo é que o sósia de Felipão entregou seu cartão de visitas, onde se apresentava como sósia do treinador. E todos os jornalistas do mundo sabiam que Felipão e Neymar estavam em Fortaleza. E não numa ponte aérea entre Rio e São Paulo. E mesmo assim, os dois maiores jornais do Brasil (Folha e O Globo) e um dos jornalistas mais experientes dessa mídia tradicional demonstraram como são lenientes com os princípios básicos do jornalismo. É uma demonstração clara do nível atual da imprensa brasileira.



No artigo

38 comments

  1. willian Responder

    Meeeeeuuu Deus!!! divulguem. Esses canalhas fazem lavagem cerebral na população!!! E a blogsfera é o câncer? Amadores… Esse maldito império vai acabar!!!

  2. gabriel Responder

    como vocês são ignorantes, que vergonha.
    eu acompanho a imprensa alternativa, e inclusive dou todo meu apoio, mas é uma piada vocês reproduzirem argumentos burros e contra a “grande imprensa golpista” sem sequer entenderem toda a história.

    leiam o texto, camaradas, antes de sair jogando disparates em qualquer veículo cuja tiragem e proposta seja diferente da de vocês.

    eu fico constrangido ao ver a Fórum repetindo argumentos típicos de quem não pensa a comunicação.

    o senso comum na esquerda é tão prejudicial quanto o da direita.

    um abraço!

    1. Mario Responder

      dá pra ver que o constrangido amigo gabriel realmente “pensa a comunicação”…

      http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/copa-2014/noticia/2014/06/mario-sergio-conti-pensei-realmente-que-era-o-scolari-4530859.html#cxrecs_s

      era óbvio que o texto tinha sido escrito a sério. tinha tom, estrutura e conteúdo de uma reportagem tradicional. passava longe de ser uma crônica ou de um conto, como disseram alguns incautos. barriga histórica do senhor conti, cuja notória arrogância desta vez o fez morrer pela boca.

    2. Ric Responder

      Gabriel, uma coisa é certa, você não é o pensador.

    3. Bruna Responder

      Acho que para entender toda a história seria necessário a Folha e O Globo não a apagarem. Mas como o fizeram, deve ser porque tem algo errado, né? Se fosse apenas uma crônica ou brincadeira não teria necessidade de retirar de todos os lugares a gafe =D

  3. Haroldo Kennedy Responder

    É a força da crença!
    Mesmo sob suspeita nosso ego ou nosso cérebro força a nossa razão para crer no erro!
    Um autoengano que passa para um alto engano!

  4. Luis Soares Responder

    Só falta agora mostrar a tal reportagem que você diz que existe e diz que foi apagada, mas que ninguém nunca viu.

  5. Vinícius. Responder

    Não há fontes confiáveis. A mídia “alternativa”, com seus sites e blogs predominantemente esquerdistas, estão sendo tão tendenciosos quanto o que chamam de PiG. Só para citar alguns: Revista Fórum, Viomundo, Carta Capital, Carta Maior, Conversa Afiada, Vermelho, Pragmatismo Político, Diário do Centro do Mundo. São tão manipuladores quanto os do outro lado, tanto os pequenos quanto os mais tradicionais: Veja, Mídia Sem Máscara, Globo, Folha Política, etc.

    No dia em que existir um site que seja crítico e honesto com AMBOS os lados, a esquerda e a direita, sem proteger ou omitir denúncias de nenhum dos lados, então esse site merecerá todo o apoio.

  6. Vinícius Responder

    Para comprovar o que eu disse no último comentário: neste post, a Revista Fórum não leu ou (pior ainda) distorceu a realidade. Desde quando um jornal pode ser culpado por um equívoco de seus colunistas?

    1. Blue Responder

      Desde que existem editores para verificar o conteúdo antes da publicação.

  7. MJ Responder

    Meu, se isso foi verdade, como esta nas erratas publicadas, o texto acima tem razao. Eu mesmo busquei no Facebook pra ver se era um rapaz… mas vi que era um veio! Furo tao besta que nao da pra acreditar!

  8. reverbel Responder

    Tudo indica que essa matéria da Forum também está errada. Ela diz que Mario Sergio Conti “acreditou ter encontrado Neymar e Felipão e fez uma entrevista com a dupla”. Aparentemente não foi isso que ocorreu. Mario Sergio Conti escreveu uma coluna satírica sobre seu encontro com a dupla de sósias de Felipão e Neymar. Quem cometeu o erro foram os editores da Folha e do Globo, que publicaram o texto satirico do Mario Sergio Conti como se fosse uma notícia real, uma “entrevista exclusiva”.

    Aqui está o texto completo do Mario Sergio Conti:

    http://naofo.de/prints/fjs.png (no Extra, do grupo Globo)

    http://webcache.googleusercontent.com/search… (na Folha)

    Tanto a Folha como o Globo removeram esse texto dos seus sites. O correto teria sido manter o texto satirico e mudar apenas o título da “matéria”. A seção “Erramos” deveria deixar claro que não se tratava de uma “entrevista exclusiva” e sim de ficção. Do jeito que os dois jornais fizeram a “correção”, ficou parecendo que o erro foi do Conti. Achei isso muito feio.

    1. reverbel Responder

      Favor igonorar o meu comentário acima.

      Que mico! Depois de ter postado comentários defendendo o Conti, vejo que ele REALMENTE ACREDITOU ter encontrado o Felipão e o Neymar:

      http://flaviogomes.warmup.com.br/2014/06/big-barriga/

      http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/copa-2014/noticia/2014/06/mario-sergio-conti-pensei-realmente-que-era-o-scolari-4530859.html

      A coisa é inacreditável. Absurda. Surreal.

  9. reverbel Responder

    O “erramos” da Folha termina com esta frase:

    “Mario Sergio Conti pede desculpas a Scolari, a Palomo e aos leitores pela confusão.”

    http://www1.folha.uol.com.br/…/1472865-colunista-da-folha-e-vitima-de-trote.shtml

    Repare que a URL acima contém o texto “colunista da folha é vítima de trote”, que muito provavelmente era o título de uma versão anterior desse “erramos”. Só que não foi nada disso. As vítimas foram outras.

    De fato houve um trote, que foi involuntário. A primeira vítima desse trote foi o editor que confundiu uma coluna satírica com uma notícia. A segunda foi Mario Sergio Conti, responsabilizado por um erro que ele não cometeu. As outras vítimas foram os leitores, enganados duas vêzes — pela “entrevista exclusiva” e pelo “erramos”.

    1. reverbel Responder

      Favor igonorar o meu comentário acima.

      Que mico! Depois de ter postado comentários defendendo o Conti, vejo que ele REALMENTE ACREDITOU ter encontrado o Felipão e o Neymar:

      http://flaviogomes.warmup.com.br/2014/06/big-barriga/

      http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/copa-2014/noticia/2014/06/mario-sergio-conti-pensei-realmente-que-era-o-scolari-4530859.html

      A coisa é inacreditável. Absurda. Surreal.

  10. Leonardo Responder

    kkkkkkkkkkkk, esses reaças acharam que era o felipao mesmo….

  11. enganado Responder

    Entrevistaram o “João Canabrava” e confundiram esse personagem com um famoso frequentador das noites da zona sul carioca que tenta se passar por santo para ser eleito, as custas da Direita do BRASIL. Adivinhem quem é?! Será que após as eleições os jornalecos divulgarão notas em que esclarecem o caso, assumem o erro e pedem desculpas aos eleitores pela gafe. Hein, GAFE?

  12. Janice Biltz Responder

    Pra mim é como óculos e tá na cara… tirando as “lentes” que ganhou por 15 minutos ou meia hora…. é tudo armação… “erro” vende como acerto e vende mais ainda como erro.

  13. Lara Responder

    Já que estamos falando de erros, melhor evitá-los. O nome do sósia é Wladimir, com W, e não com V como está na matéria. No próprio catálogo linkado aí na matéria está a grafia correta. (Óbvio que um erro de grafia nem se compara à barrigada em questão, mas fica a dica, para correção!)

  14. Persis Responder

    Grande!! Reverbel.
    Já devidamente copiada e impressa a entrevista original para enviar aos amigos.
    Está na cara que é uma sátira.
    As “gargalhadas” confirmam.
    Não vê quem não quer. Ou não pode…

  15. Álvaro Responder

    A FALHA de São Paulo é lixo impresso, sem qualidade, feito para “coxinhas”.

  16. Ricardo Responder

    Não deixem Inri Cristo viajar no mesmo voo desse tal Conti.

  17. reverbel Responder

    Para quem (foi o meu caso) leu o texto do Conti até o fim e concluiu que o texto era satírico e que o erro foi dos editores e não do colunista:

    http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/copa-2014/noticia/2014/06/mario-sergio-conti-pensei-realmente-que-era-o-scolari-4530859.html

    Vale a pena ler também a matéria da Conceição Lemes, no Viomundo, e o texto do Flávio Gomes, no blog dele:

    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/barrigaco.html

    http://flaviogomes.warmup.com.br/2014/06/big-barriga/

    Ah, vejam também esta boa dica para o Conti:

    https://twitter.com/pensoestranho/status/479757683520962562

  18. Álvaro Responder

    Não convidem INRI CRISTO e esse tal Conti para o mesmo voo.

  19. Rogério Responder

    profissionais que ainda trabalham com a ideia de que os fins justificam os meios…

  20. Alessandro Lo-Bianco Responder

    Não quero tomar partido, mas não vamos esquecer que foi a “imprensa alternativa”, que divulgou informação errada a ponto de uma mulher ser espancada até a morte…


x