“Aquela bosta do nordeste”, diz jornalista do SporTV

Uma petição pública pede que a Procuradoria Geral da República instaure um processo criminal e que o canal demita Eduardo Bueno Por Redação Na última quinta-feira (19), durante a exibição do programa “Extraordinários”, do canal...

19352 166

Uma petição pública pede que a Procuradoria Geral da República instaure um processo criminal e que o canal demita Eduardo Bueno

Por Redação
Na última quinta-feira (19), durante a exibição do programa “Extraordinários”, do canal a cabo SporTV, o jornalista Eduardo Bueno, ao falar sobre a região do nordeste, se referiu como “aquela bosta”. Uma petição online foi lançada para que a Procuradoria Geral da República instaure um processo criminal contra o profissional.

Ainda que, posteriormente o comentário que criou um mal estar entre os presentes, visto que entre eles estava Xico Sá, que é nordestino, Bueno tenha justificado que foi uma brincadeira, o comentário tem repercutido negativamente na rede e Eduardo Bueno está sendo acusado de preconceito.

Na Petição Pública, que leva o título de “Mais uma gressão a nordestinos feita por Eduardo Bueno”, pede-se a demissão do jornalista e que os cidadãos nordestinos ficaram “extremamente chocados” com as declarações feita em rede nacional.

A seguir, confira o momento em que Eduardo Bueno chama o nordeste de “aquela bosta”:



No artigo

166 comments

  1. Joelma Responder

    Se o repórter não sabe que o nome do Xico Sá é com x a matéria já perdeu toda a credibilidade!

    1. Valeria Responder

      Vc tb! Chico é com CH

      1. Carol Responder

        Oh, Valéria….. Vc, ó: “sabe de nada, inocente!”

    2. Telma Responder

      Se você não sabe que na sua frase deveria ter uma vírgula, seu comentário já perdeu toda a credibilidade!

  2. Renan Guerra Responder

    Mal-estar entre os presentes? Xico Sá riu após o comentário, já que era uma brincadeira dentro de um contexto. Muita tempestade em copo d’água essa história.
    A Revista Fórum cada vez perde mais a sua credibilidade comigo, num texto que não se deu nem o trabalho de explicar que é um programa de humor, onde os dois citados, Eduardo e Xico, vivem a trocar galhofas, zombando da rixa norte-sul.
    Querem ser mídia alternativa, mas fazem um jornalismo tão ruim quanto da ~grande mídia~. Pesquisa, contextualização e variáveis do caso são coisas que se aprende lá no Manual do Foca. rs

    1. André Responder

      Concordo plenamente sempre assisto o programa, e isso faz parte da brincadeira. Por varias vezes Xico Sá faz Peninha ficar por fora tb rsrsrs. Sou Nordestino e não me sinto ofendido com as brincadeiras

      1. Cleide Ferreira Damasceno Responder

        Que programa” Merda” sou do Nordeste e me importo…
        O nossos ouvidos não são PINICOS ( Nordestinos)

    2. jean Responder

      cara deixa de ser um otário imbecil em defender um merda um bosta desse
      seu intelecto de merda seu intelejumento

    3. Marcio Responder

      Sim, é verdade. Como é um programa humorístico, vale tudo. Pode comentar a vontade que no Nordeste é uma bosta, que o nordestino é tudo paraíba, que na comunidade só tem crioulinho, que o baiano só faz “baianada”, que mulher no Brasil só anda pelada, e por aí vai. Vale tudo, alimentar qualquer estereotipo (eufemismo para preconceito), já que o Brasil é o berço dos comediantes e tudo não passa de uma simples brincadeira., sem maiores consequências. Só não pode falar mal do Sul do país, nem sequer um mísero comentário. No sul são todos bem BRANCOS, olhos claros, belos, elegantes, de origem europeia e o frio deixa as pessoas mais charmosas. Vamos celebrar o país de cultura avançada, em que falar de preconceito e discriminação é coisa de gente mal-amada, malfadada e mal-resolvida.

      1. Sérgio Responder

        Ou não assististe o programa ou tens alguma coisa contra o Sul do nosso país para dares uma opinião idiota como esta!!

        1. Telma Responder

          Segundo teu raciocínio, se alguém falar mal do Nordeste, foi brincadeira, mas se falar algo “contra o Sul do nosso país” é idiota…

      2. Gabriel Responder

        Nesse mesmo programa chamam gaúchos de viado e não é encarado da mesma forma. O programa tem o lado humorístico e ele mesmo fala que é brincadeira. Tempestade num copo d’água.

      3. Thamara Correia Responder

        Concordo demais com você Marcio!

      4. Dyotima Responder

        É isso mesmo Marcio,excelente comentário.Todo preconceito é visto como humor neste país,faz parte do complexo de inferioridade dos nossos “compatriotas”.

      5. elaine savian Responder

        E os gaúchos são chamados de veados em todos os programas de humor e pelo povo todo…vamos ter que processar também???

      6. PAULO Responder

        Concordo com vc Marcio, nós próprio nordestino temos preconceitos com os mesmo, chamamos cearense de cabeça chata as mulheres da Paraíba de cabra macho e Pelotas como a cidade dos gay, aqui em Ceará-Mirim/RN que é cidade dos cornos isto tudo e motivo de risos, agente deve entender que o programa tem um pouco de humo. Este tal procurador deveria é fazer o papel dele, que é fiscalizar o nosso dinheiro que esta na mão desses políticos ladrões.

    4. sampa Responder

      Oi Renan vc e um bosta…….gostou da brincadeira….

    5. pedro Responder

      Incrível como esses jornalistas de merda, quando fazem merda acima do que estão habituados, ficam todos, um lambendo a merda do outro. Noutro dia foi o imbecil do Conti, que fez uma imensa cagada e não faltaram coleguinhas tentando diminuir o tamanho da merda. Corporativismo de merda!

    6. Gabriel- BA Responder

      Sou nordestino e fiquei indignado com o comentário desse tipo de repórter. Uma pessoa como essa não devia exercer a profissão de transmissor de informação se não sabe nem dialogar corretamente. Eu quero ele demitido e preso por preconceito regional. Os nordestinos merecem respeito de toda população brasileira, por que primeiro, foi no nordeste que nasce o Brasil, segundo, nós que construímos as grandes cidades do brasil (São Paulo e Rio de Janeiro) e somos trabalhadores como todos brasileiros, queremos respeito e só. Mas no carnaval e festas juninas somos os melhores, e depois somos bostas né? Eu moro em Feira de Santana na Bahia e tenho 17 anos e sei o valor de minha terra. Vocês deviam cuidar da vida de vocês.

    7. Diego machado Responder

      Queria ver se fosse uma “brincadeira” onde se falasse : aquela bosta do sul ou aquela bosta do sudeste para realmente ver se iriam interpretar como brincadeira! O que mas se dá impacto em um depoimento como esse são os casos recorrentes de preconceito para com a comunidade nordestina. Entendemos brincadeiras e brincadeiras, mas se brincar com vocabulário de tal gabarito e relaciona-lo a uma região tão massacrada por preconceitos de características pejorativas é muito complicado. Sou nordestino, interpretei como uma brincadeira, mas com a velocidade de resposta que a internet tem hoje em dia, alguns termos podem ser evitados, censurados não, mas evitados pela capacidade lingüística de um jornalista tão renomado, bairrista, mas renomado.

    8. sirlei Responder

      Concordo. Essa patrulha do politicamente correto, que critica por criticar, desconsiderando o contexto da citação, é um saco!

    9. Fernando Serejo Responder

      Bosta é o que sai da boca desse medíocre, mais bosta ainda é quem defende e enaltece com seus comentários levianos.

    10. Zhungarian Alatau Responder

      Brincadeira dentro de contexto passa a autorizar qualquer excrescência do tipo “todo negro é burro”, “toda mulher é puta” ou “todo gaúcho é viado”. Contexto, para mim, é a mesa do botequim. Ali, bêbado ou não, você pode falar as suas excrescências para o público que se dispõe a isso. Numa emissora de TV, é passível de punição. E severa. Meu ouvido não é penico.

  3. NDutra Responder

    Comentei em uma rede social essa matéria pela manhã pois percebi, assistindo ao vídeo do programa, que Eduardo Bueno chamou a região Nordeste de ‘aquela bosta’ ENQUANTO FALAVA DA PRODUÇÃO AÇUCAREIRA DOS HOLANDESES NA REGIÃO.. Por favor, se por um lado o Eduardo Bueno perdeu uma excelente oportunidade para ficar calado, por outro lado não ofendeu ninguém (a menos que ainda exista produção açucareira de holandeses no Nordeste, porque o comentário “aquela bosta” se referiu ao passado, ao contexto que ele comentava… Uma coisa é reclamar contra a Globo e seus comentaristas, outra é descontextualizar uma declaração para fazer isso…
    Considero muito perigosa essa tendência atual de se considerar ofensa, preconceito, etc. uma afirmação descontextualizada, polemizando por polemizar, utilizando recortes de notícias, de vídeos, de entrevistas para reforçar o que se pretende comprovar… Isso beira a irresponsabilidade em um país onde as pessoas não costumam refletir muito nem prestar muita atenção antes de agirem …

    1. ThaisS Responder

      Melhor comentário:) Há dias penso sobre isto, como as pessoas estão “dramatizando” situações que, como citaste, estão totalmente descontextualizadas! Por favor gente, vamos pensar e depois falar, e não falar pra depois pensar!

    2. Rose Responder

      Aquela bosta do nordeste”, diz jornalista do SporTV – Portal Fórum
      http://www.revistaforum.com.br

      Uma petição pública pede que a Procuradoria Geral da República instaure um processo criminal e que o canal demita Eduardo Bueno.

      Esse cara deve ser processado sim. Por que não falam mal do Rio de Janeiro, São Paulo e dentre outros. O Nosso NORDESTE não é uma “bosta” e não merecemos “morrer todos afogados” como disse um projeto de de estudante de direito de São Paulo”.
      O Nosso NORDESTE, não é pior ou melhor do que outras regiões. SOMOS TODO BRASILEIROS. NUM SÓ CORAÇÃO.

    3. NDutra Responder

      Exatamente. ThaisS. Enquanto as energias se perdem discutindo situações como esta, em que é tão claro, mesmo no recorte de 20 segundos, que a intenção passou longe do preconceito para com o povo do Nordeste e só não vê quem não quer, as pessoas continuam a não ver a urgência de aprenderem a refletir sobre o que veem e sobre o que leem… É mais fácil acreditar no que já vem pronto e sair em caça às bruxas, sempre foi – e é por isso que o STF pode agora condenar réus à prisão perpétua sem provas, que jornalistas podem incitar o ódio e o “direito dos cidadãos de bem a fazerem justiça com as próprias mãos” todos os dias na TV aberta e as pessoas não se escandalizam, não se importam… e essa inércia, esse entorpecimento, esse ódio, quando explode, é em coisas como essa que estamos discutindo agora. Lamentável… lamentável que a Revista Forum tenha alimentado isso…

      1. Marco Responder

        Esse sentimento de ódio e vingança está ficando comum entre brasileiros. Não se pode falar mais nada, fazer colocações, falar sem que apareçam as patrulhas do pensamento politicamente correto. Certas colocações aqui, são piores que a declaração de Eduardo. Aquilo é um programa de humor e é inteligente. Vai na contra mão das ridículas mesas redondas pós jogos. Se instituiu no Brasil uma luta de classes infinita. Tudo contra todos. As pessoas perderam a noção de tudo. Esse bairrismo bobo, essa nacionalidade recortada em frangalhos. Infelizmente os políticos fazem do nordeste uma bosta mesmo. Lá, mais da metade das casas não tem saneamento básico. As escolas são precárias e ficamos colocando a culpa numa brincadeira. Lula chamou o povo paulista de elite branca, numa demonstração grotesca de racismo. Ele pode afirmar que odeia a classe média paulistana. Mas um programa, contextualizado no humor não pode. Estamos ficando babacas, se preocupando com coisas menores, enquanto somos roubados na calada da noite.

    4. Pedro Responder

      É isso aí! Quanta exagero de quem quer a cabeça do cara. Espero que estejam combatendo TODOS os preconceitos que espalham por aí cotidianamente. Covardia descontextualizar a fala dos outros, é desonesto isso.

    5. Daniel Rodrigues Responder

      Sim, é verdade. Como é um programa humorístico, vale tudo. Pode comentar a vontade que no Nordeste é uma bosta, que o nordestino é tudo paraíba, que na comunidade só tem crioulinho, que o baiano só faz “baianada”, que mulher no Brasil só anda pelada, e por aí vai. Vale tudo, alimentar qualquer estereotipo (eufemismo para preconceito), já que o Brasil é o berço dos comediantes e tudo não passa de uma simples brincadeira., sem maiores consequências. Só não pode falar mal do Sul do país, nem sequer um mísero comentário. No sul são todos bem BRANCOS, olhos claros, belos, elegantes, de origem europeia e o frio deixa as pessoas mais charmosas. Vamos celebrar o país de cultura avançada, em que falar de preconceito e discriminação é coisa de gente mal-amada, malfadada e mal-resolvida.

      COPIADO DE OUTRO COMENTÁRIO

    6. sirlei Responder

      Perfeito!

    7. Karine Responder

      Aquele que reconhece uma tal injùria como justificada pelo contexto, faltou sua aula de interpretação textual, meu caro!

    8. Zhungarian Alatau Responder

      NDutra, a mídia que veicula esse programa é a mesma que desvirtua cada palavra proferida pelo Lula, por exemplo. Não perdem a menor oportunidade de fazê-lo. Portanto, não há exagero nenhum em se escandalizar com essa naturalização do insulto. A mídia brasileira é o principal incentivador de violência em nosso País. E posam de santos, e posam de defensores da democracia. Mas são hipócritas.

      1. NDutra Responder

        Zhungarian Atalau, concordo plenamente com as colocações feitas quanto à mídia brasileira, mas não se trata disso. Se, por um lado, a naturalização do insulto e o incentivo à violência podem ser contabilizados claramente à ação diária da mídia, se o povo brasileiro fosse educado (isso há pelo menos 500 anos) para pensar antes de aceitar o que recebe pronto, para refletir sobre seu país e sua cidadania, para pensar antes de falar qualquer coisa a mídia não teria o poder que tem e seus arautos teriam mais cuidado antes de fazerem suas “piadas”. Porém, o que acontece é que vivemos um “aprofundamento” da democracia sem a correspondente educação para a cidadania do nosso povo; os que se sentiram humilhados, vítimas de preconceitos, marginalizados, impedidos de expor sua indignação, agora podem fazê-lo, mas não sabem como. O ciclo então se torna vicioso: qualquer um fala qualquer coisa, qualquer um entende como quer ou pode, qualquer um monta uma interpretação descontextualizada e quase todos “compram” a comoção, porque não são acostumados a refletir sobre nada e a informação parcial passa como totalmente verdadeira. A hipocrisia da mídia então passa a ser a mesma hipocrisia dos que a combatem e nesse sentido, ou o povo que não aprendeu a pensar continua manipulado pela mídia ou passa a ser manipulado pelos que a combatem. Não é dessa forma, com meias verdades e falsos melindres, que se vai ganhar essa batalha, porque isso é reproduzir exatamente a mesma fórmula contra a qual nos rebelamos.

  4. Lucas Almeida Responder

    O nordeste é mais denegrido pelos seus políticos do que pelas palavras do sr Eduardo Bueno.

    1. Aline Responder

      Só a palavra “bosta” em sí. Ja e uma palavra forte …logo para um jornalista…ele nao tinha outra palavra. Não?… falta de respeito….depois que falou a besteira veio dizer nao quis ofender….nao sei qual problema de quem nao gosta de nordestino…talvez seja pelo fato de serem bem mais inteligentes….

    2. Jocatuca Responder

      Disse tudo Lucas Almeida!!!
      Realmente tempestade num copo d’água, como explanou Renan Guerra.
      Vamos procurar uma pia de louça para lavar?

    3. HLeite Responder

      Não é à toa que você está defendendo a fala preconceituosa do jornalista Eduardo Bueno, já que você mesmo vem com uma formulação cheia preconceito.
      Ao culpar os nordestinos pela existência de mazelas na nossa política, você “esquece” que o povo de sua região vota em Maluf até hoje. Largue sua hipocrisia e preconceito, Lucas Almeida!

    4. Paulo Responder

      Qual região do Brasil não é denegrido pelos seus políticos, pra mim os políticos brasileiros de carreira é tudo igual?

  5. Rodrigo Responder

    Brincadeira de mal gosto, mas o Lula também já passou por isso quando falou que em Pelotas só tinha viado!

  6. Dulce Santos Responder

    É por esse tipo de pessoa que o Brasil sofre com a desigualdade, pessoas que se acham melhores do que as outras e com isso pensão ter o direito de ser extremamente mal educados e preconceituasos, não vou ensultalo por que isso me tornaria igual a ele e os NORDESTINOS não merece ser comparados a esse tipo de pessoa.

  7. Vanessa Responder

    Gente, o cara está totalmente errado, uma coisa dessas não se fala nem de brincadeira!
    Agora, quem assiste uma porcaria de programa desses? (vamos ver se desse comentário ele gosta) E não é brincadeira não! Sobra programas esportivos, atrás só de audiência, e falta muito, mas muito programa educativo! Quem dera o brasileiro gostasse de educação como gosta de futebol e quem dera os meios de comunicação se interessassem por educar, polir e fazer parte da transformação da sociedade brasileira! Eles lucram muito com a ignorância do povo e para isso, só um detalhe, eles também precisam ser ignorantes!

    1. tião Responder

      Os japoneses foram investir em saúde e educação e olha aí o resultado, estão fora da copa.

  8. everaldo santos Responder

    Um bosta ridículo.

  9. Ivan Claudio Guedes Responder

    A hipocrisia do politicamente correto ataca novamente.
    Não se pode nem fazer piadas regionalistas? Alguém precisa avisar os amazonenses e os paraenses pois o que mais tem lá é isso. Paulistas e cariocas também não podem mais fazer piadas uns contra os outros.
    Gente, cadê o bom senso?

    1. Juliana Responder

      A questão não é mais ser ou não ser politicamente correto.As ofensas ao Nordeste e seu povo são históricas e vão de “brincadeiras”(de péssimo gosto) como essa a incitações à violência e discurso do ódio. O que é mais revoltante não é o comentário nada feliz do jornalista, mas o seu plano de fundo. Digo isso como nordestina da terra dos comediantes: deve-se ser cauteloso, sim.

  10. Lucas Responder

    O vídeo está totalmente fora de contexto, a fala pertencia a uma piada.
    Mesmo se não estivesse, todo mundo tem o direito de achar o Nordeste ou qualquer outro lugar uma bosta, assim como todo mundo tem o direito de ficar ofendido por isso. Agora, denunciar a isso à PGR como racismo é forçar demais a barra.

  11. lupasco Responder

    achei bem ridiculo o comentario desse senhor. nao tem nada descontextualizado, como afirmaram anteriormente. ele sim, deixou transparecer todo seu preconceito. que pague por isso

  12. Enrica Responder

    Em um país com tanta divergência cultural vem um pedaço de estrume desse falar alguma coisa. Por favor né. Quem é nordestino sabe muito bem que isso é uma ofensa, independente de brincadeira, de muito mal gosto pelo visto. Respeito é bom, e vale para todos os lugares do país, e do mundo!

  13. Felipe Kroth Responder

    E essa manchete? Tem uma ASPA na manchete que fica claro, na matéria e no víde,o que é mentira. Aspas são usadas para citações LITERAIS, não? Se vão parafrasear o que ele disse, não usem aspas.

  14. FMV Responder

    O Eduardo Bueno é um escroto, mete-se em assuntos que não domina, não é historiador e entende-se como tal! Affff… Porém, não houve ofensa, foi apenas mais uma fala mal colocada, como é do costume…

  15. alex Responder

    o programa ja vinha demonstrando que é machista e preceonceituoso… inde tem aqueles humoristas do caceta nao pode se esperar boa coisa… e

  16. alex Responder

    o programa ja vinha demonstrando que é machista e preceonceituoso… inde tem aqueles humoristas do caceta nao pode se esperar boa coisa… eles sao machistas ao extremo!

  17. Rodrigo Responder

    E continua sendo uma bosta mesmo… vai la receber 200 conto vota na Dilma e fode o país inteiro… Maldita MInas Gerais… hj eramos para ser um pais de primeiro mundo… mas infelizmente norte e nordeste faz parte do Brasil….

    1. Juliana Responder

      Que pena de você! Sou nordestina, como bem, vivo bem, não voto na Dilma. Aprenda a ser educado, não fique maldizendo os outros.

    2. Xavi Responder

      Seu energúmeno, se você algum dia tivesse prestado atenção nas aulas de História saberia que a Inconfidência Mineira era um movimento separatista mineiro e não a nível nacional. “País de primeiro mundo” isso sim é uma piada.

  18. Ednaldo Desidério Mascarenhas Responder

    Sou nordestino e não me ofendi, já que o comentário foi feito, por essa bosta de repórter aí.

  19. Ribéla Boabaid Responder

    !!!Mas é bem o que eles verdadeiramente pensam!!!!Discriminam, gozam e debocham.Que vergonha!!!!!

  20. tereza cruz Responder

    Está na horas dos ministérios públicos (municipal, estadual e federal), tomarem providencias com punição severa, com estas pessoas que vivem denegrindo pessoas ou região.
    Renan Guerra, se a Revista Fórum, estivesse ocultando este comentário de Eduardo Bueno você estaria aplaudindo-a, se a revista perder sua credibilidade o prejuízo é pouco.
    NDutra, você esqueceu que a historia tem passado, presente e futuro e a região nordeste esta dentro deste contexto, que a produção açucareira ainda existe.Se a intenção do sr. Eduardo Bueno era atingu os holandeses tivesse deixado o nordeste fora. Quanto a Globo nunca se ouviu um profissional de lá (globo) denegrir quem quer que seja, diferentemente de outros meio de comunicação, que contrata profissionais despreparados. Há pouco dias um outro repórter denegriu o jogador da seleção RULK por ser da paraíba, e tantos outros que tem nos ofendido, ai vai pede um desculpa e tudo bem. Tem que tomar medidas dura mesmo. FORA EDUARDO BUENO.
    Lucas Almeida, você parece ser inocente, pelo contrario os políticos nordestinos defende sua Região.

  21. Rafael Responder

    mas também… votam na Dilma pra presidente e depois não sabem pq o restante do país os odeiam.

    1. Cleide Ferreira Damasceno Responder

      Rafael, se prepara Politicamente. Votamos sim, pensamos muito diferente de VOCÊ…

  22. Katia Hardy Responder

    Os políticos corruptos do nordeste não denegri uma região tão rica com nomes tão fortes como Graciliano Ramos, Pontes de Miranda , Jorge de Lima , Paulo Gracindo , Zagalo, Djavan. Todos esses de Alagoas!!! Uma brincadeira chamar minha região de bosta? Brincadeirinha sem graça!!!!

  23. Rodrigo Batista Responder

    Apesar de desconhecer o autor da expressão, assistindo o vídeo percebe-se q isso foi uma zoeira com o outro integrante da bancada q é nordestino. Quem assiste o programa sabe q os dois ficam zoando um com a região do outro, Xico Sá é cearense e cresceu em Pernambuco e Eduardo é gaucho. O problema hoje em dia é q ñ se pode mais brincar, ñ se pode mais gozar com a cara de ngm pq td agora é politicamente incorreto, td eh preconceito. Sou nordestino e ñ vi nada demais. Temos q ter sabedoria ao interpretar um texto lido ou um áudio escutado e tbm ter jogo de cintura p/ lidar com piadas e afins.

  24. Cmtejosecarlos Responder

    Todo imbecil que fala mal do Nordeste deveria saber que grande parte dos investimentos feitos em infra-estrutura no Sul e Sudeste vieram da arrecadação de impostos de produtos produzidos no sul e Sudeste e comercializados no Nordeste.
    Busquem os volumes de venda das maiores empresas nacionais e vejam o volume que é comprado e PAGO pelos nordestinos. Respeitem seus clientes, este é o mínimo que todos vocês do sul e Sudeste deveriam fazer com relação aos nordestinos.
    Não sou nordestino, vim para Recife em 1993, sou natural do MS e vejo com indignação este tipo de comentário, proferido por um verdadeiro desinformado.
    JC

  25. Vitor Alencastro Responder

    Amigos , bosta mesmo é esta matéria, mas vão estudar, e aprender a fazer jornalismo serio!!!!!!!

  26. Ricardo Mendonça Responder

    Sou nordestino e me senti ofendido pela “brincadeira” deste jornalista, independente do “contexto”… no mínimo uma retratação seria bemvinda, mas não sei se este sr. teria a grandeza de fazê-la.
    Dizer que não foi uma ofensa é fácil quando não se foi o atingido.
    Sim, o que este jornalista disse eu vi e vejo com frequência nos meus contatos com conhecidos do Sul do país que “sem maldade”, meio que sem se tocar, mostram grande preconceito e desconhecimento do que é o Nordeste.

  27. tereza Neuman Vit da silveira Responder

    Nós nordestinos devemos boicotar, digo não comprar nenhum livro deste bosta Eduardo Bueno. Vamos começar o boicote já.

  28. FERNANDO C DE MELLO Responder

    O que esse bosta fala não tem significação nenhuma ! Não percamos tempo !

  29. Uvanilson Silva Responder

    Percebe-se que tem muita gente do sul e sudeste comentando.

  30. Leandro Coelho Responder

    O Lula disse que Pelotas era exportador de veado, tudo lindo!
    A Maite falou três vezes a palavra buceta, tudo lindo!
    O Peninha falou da produção açucareira do nordeste no passado, uns idiotas nordestinos que não sabem interpretar um texto, por que não tiveram uma educação adequada, pois apoiam um governo que caga para eles em todas as necessidades básicas.
    Aí fica difícil né. ..

  31. marcos´padua Responder

    Este cara é um imbecil.

  32. Claudia Fernandes Responder

    “…os cidadãos nordestinos ficaram “extremamente chocados” com as declarações feita em rede nacional.”

    Eu assisti ao programa e não fiquei.

    Menos, menos…

  33. Pedro Responder

    Esse Bueno diz que sai com mulher porque “é gaúcho, mas não exerce”. Ou seja, tira um sarro meio geral e deve se justificar por aí. Mas acho diferente chamar englishman de eufemismo pra viado e chamar sudanês de macaco. Tudo é absurdo, mas no primeiro caso, há um passivo histórico da violência do colonizador. No segundo caso aumenta-se a conta das agressões históricas. Tirar sarro de porteiro da empresa e do dono são situações políticamente muito diferentes, diz um poco sobre a pessoa que sacaneia e de sua coragem. Mas não se deve cobrar elegância histórica de Bueno: é um jornalista que escreve sobre história. Não é bem do ramo. É um sujeito limitado. Não vamos exigir demais.

  34. Carlos Augusto Gomes Barreto Responder

    Excetuando o Márcio, todos são viados preconceituosos.

  35. Marcio Responder

    O que apresentadores e repórteres (não são jornalistas, pois está é uma profissão séria) da mídia deviam considerar antes de pronunciarem qualquer excremento que lhes vem à mente, é que, pois mais que não percebam, esses “profissionais” falam para públicos de centenas de milhares ou até milhões de pessoas. A partir disso, ainda que sem nenhum preparo intelectual, profissional e ético, esses sensacionalistas são formadores de opinião. Certa feita uma besta falante que se diz jornalista desencadeou uma onda de ataques por grupos de justiceiros (verdadeiras quadrilhas ou bandos na minha opinião) que passaram a perseguir, espancar e aprisionar os marginais de rua, com os apoio, ainda que velado, dessa classe extremista e raivosa de reacionários que se proliferam como moscas nesse país. Se fosse em um país sério, essa jornalista populista deveria ser responsabilizada criminalmente em concurso com os algozes pelos espancamentos e mortes que houveram. Deram um cala boca nela e a proibiram de abrir a matraca para comentar sobre assuntos que seu quociente de inteligência não alcança.

  36. Chris Costa Responder

    Como nordestina, fiquei surpresa ao ver a matéria.
    Mais surpresa ainda de ver o tal Xico Sá rindo de um comentário tão infeliz quanto a atitude dele.
    Lamentável ler também os comentários defendendo esse tipo de preconceito.
    Minha opinião é essa.
    Infelizmente quem está manipulando a mídia, tem o poder nas mãos.

  37. Jair Fonseca Responder

    Aquela bosta de programa do, de onde mesmo?

  38. Rodrigo Responder

    Tempestade em copo d’água, assisti o programa e não tinha essa conotação preconceituosa que estão falando. Aliás, mais interessante ainda é nossa sociedade se dizer democrata e respeitar a opinião de cada, mas na hora que alguém fala alguma coisa diferente querem punir. Acho que o Eduardo Bueno só errou em uma coisa, não é o nordeste que é uma bosta e sim o Brasil todo.

  39. Reinaldo Responder

    Acredito que tentou corrigir ao perceber o que acabara de dizer.

  40. Eric Navarro Responder

    Quanta bobagem,
    Não falou aquilo para humilhar.

  41. Deus Carmo Responder

    Seja em qualquer contexto, não ha como se admitir que este tal de Eduardo Bueno, se refira ao nordeste desta maneira. Está claro e evidente o objetivo de discriminar, ofender e menosprezar o nordeste e o povo nordestino. Se ele estivesse em algum outro país e se referisse desta maneira sobre uma cidade ou região, pode ter certeza que vida dele estaria correndo perigo. Como aqui tudo se transforma em pizza, pode-se dizer o que quiser, porque nada acontece.

  42. FR Albuquerque Responder

    Pelo que estou concluindo de alguns comentários os que foram chamados de bostas devem pedir desculpas por se sentirem ofendidos. Ainda estou aguardando a palavra final das Organizações Globo!!!

  43. Antônio Responder

    Que injustiça! O cara tava ironizando um contexto histórico, uma situação do passado. Muita babaquice isso.

  44. dalencastro Responder

    Será que está faltando assunto? Fazer um recorte e descontextualizar uma fala, só para polemizar! De cara forçando a verdade do momento e contexto da fala, pois, “força a barra”, afirmando que “houve constrangimento entre os demais presentes”. Mas é um cara de pau esse redator. Vá ser mal intencionado assim, lá, lá no nordeste, não, no nordeste não, que os nordestinos não merecem mais um pilantra entre eles, já chega os políticos que eles mesmos produzem. Que babaquice a tua hein! Se bem que conseguinte, o que parece que era de fato a tua verdadeira intenção, ganhar alguma atenção, isto, sem dúvida conseguinte, mas será que valerá à pena. Atenção desta forma, conquistada na base do “mau caratismo”? Vai pensando, pois esse discurso de defensor dos pobres, fracos e desprotegidos nordestinos não cola mesmo e acredito que nem mesmo os nordestinos desejam ou necessitam desse tipo de “protetor”.

  45. Heraldo Andrade Responder

    Antes de pedir a demissão de um mero apresentador, peçamos também a demissão de um monte de políticos que vivem a denegrir a imagem do nordeste e a não fazer coisa alguma pela região.

  46. Herlanius Responder

    Tem que processar!

  47. Alex Souza Responder

    Intriga idiota. Sou descendente de nordestinos e percebi que o comentário se referiu às dificuldades polìticas e falta de estrutura da época do ciclo do açucar. Bueno é um patriota e contribuiu bastante para ampliar o interesse pela história brasileira além de ter – bem ou mal – tornado acessivel a obra de Jack Kerouac através de sua tradução.

    1. HLeite Responder

      Meu caro, “na época do ciclo do açúcar” o Nordeste era a região mais rica e lucrativa do Brasil. Logo, ele não estava a se referir ao passado. Ele fez uma generalização grosseira e chamou toda uma região de “bosta”. Daqui a pouco, os defensores desse cara vão dizer para os ofendidos pedir desculpas ao agressor. Francamente!

  48. poul Responder

    …Vamos celebrar a estupidez humana….

  49. ElSilva Responder

    Desnecessário! Ele não fez nada demaia e acho tudo isso, matéria, abaixo assinado tudo sensacionalista demais pra uma mídia alternativa…

  50. Eliudson Responder

    Sou nordestino e Peninha é uma figura que merece respeito, tanto quanto a nossa região. Ele brinca todo o tempo com o Xico Sá… Essa petição não tem fundamento… Assistam ao programa, conheçam o Peninha, antes de fazer qualquer julgamento…

  51. Jose Responder

    Fora de contexto, qualquer frase isolada pode ser mal interpretada. É mais ou menos como se alguém não conhecesse o cristianismo e entrasse na missa no momento em que o padre oferece o corpo e o sangue de cristo.

  52. Adrian Responder

    Engraçado que a parte anterior da região mais rica do brasil que exportou o açucar brasileiro que foi colonizada por HOLANDESES!!! essa parte ninguém ouviu não??? Isso soh neste trecho do programa vao procura o que fazer e parar de ser rebanho politico!!

  53. Filipe Guerra Responder

    Quer dizer então que “Jogar bosta” na Geni pode segundo o Chico (CH) ?!?!?!? Ninguém reclama/processa pq acha Chico lindo…é isso ?

  54. geraldo Responder

    manda ele chamar de bosta os paulistanos e os cariocas,é preconceitos sim,ele é um canalha pilantra.

  55. Andreia Carvalho Responder

    Meu povo pelo amor de Deus, vamos nos preocuparmos com coisas mais importantes, tanta coisa pra se reivindicar e o povo procurando briga por conta de um comentário deixa lá, brincando ou não cada um depois responde perante Deus, pois, só quem sabe se ele brincou ou não é ele próprio e Deus, vamos fazer petições exigindo melhores investimentos com o dinheiro público, reivindicar melhores colégios para nossos filhos, melhores hospitais, melhorias na segurança pública brigar por coisas que não acrescenta nada quem não gosta de nordestino não gosta e pronto e não vai ser uma petição pública ou o cara perder o emprego que ira mudar essa realidade, vamos acordar gente.

    1. MARILEIDE Responder

      A invisibilidade social e um tema novo que esta relacionado a pessoas que exercem profissões desprovidas de status, glamour, reconhecimento social e adequada remuneração,no caso Nordestinos que em sua maioria trabalham no sul do país .Assim, estes trabalhadores NORDESTINOS que executam tarefas imprescindíveis à sociedade moderna, mas assumidas como de categoria inferior pelos mais variados motivos, geralmente não são nem percebidos como seres humanos, e sim apenas como “elementos” que realizam trabalhos a que um membro das classes superiores jamais se submeteria. Em conseqüência, o que não é reconhecido não é visto.Esta proposta defende o argumento segundo o qual “os invisíveis” são criados pela percepção coletiva, que não só os cria mas também os transforma e os revela. Podemos descobrir através deste termo um mundo social que se constrói segundo os preconceitos visuais e os olhares imaginários.Os preconceitos da esfera subjetiva, combinados com certas situações, são capazes de perturbar a experiência coletiva intersubjetiva. E não podemos esquecer que é esta experiência subjetiva que dá objectividade à realidade. Para tornar inteligível a noção de invisibilidade social, é portanto necessário compreender a reciprocidade do não-ver coletivo como uma intencionalidade significante.
      Parte de texto acessado em 25/06/2014, do bloghttp://invisibilidadesocial2010.blogspot.com.br/ que serve para explicar como parte dos sulistas estão exercendo a sua invisibilidade para demonstrar opreconceito

  56. Silvério Responder

    Já tentei assistir a esse programa ridículo, mas desisti. Todos querem falar ao mesmo tempo e ninguém entende o que eles querem dizer. Isso sim, é uma “bosta”

  57. Silvério Responder

    Essas pessoas que defendem esse cara são tão preconceituosos quanto ele. Só porque é humor vale tudo?

    1. Linderman Responder

      O Bueno está certo!

    2. flávio Responder

      Não houve nada ai tá chato isso tudo agora é preconceito!!! Não sou nordestino mas minha família é que exagero.

    3. silvana Responder

      Prezada Andréia, não entendi………Nordestino agora é uma raça? Uma coisa ? Nordestino é quem naseceu na região nordeste, de carne e osso, igual a qualquer outro ser humano nascido em qualquer lugar do mundo. A sua colocação também foi extremamente infeliz, e é por conta dessa FALTA DE EDUCAÇÃO E COMPUSTURA QUE MUITA COISA ANDA ERRADO NO NOSSO PAÍS, pois tem gente que se acha melhor do os outros. Vc nasceu aonde ? Só por curiosidade ?

  58. Esteves Responder

    Péssima matéria. Mais um motivo para não entrar mais nesse site. Adeus!

  59. Linderman Responder

    O caro amigo e conterrâneo Peninha, falou alguma mentira por acaso? Eu tenho a mesma opinião, de uma região que suga demais do país, elege o PT por causa do bolsa esmola e não contribui com nada significativo. Uma brincadeira sempre tem um fundo de verdade.

  60. Cristian Responder

    Interessante, né… o Brasil todo pode chamar gaúcho de veado e ninguém pode reclamar… daí um COMEDIANTE assumido, gozador, fala uma dessas, dizendo que é brincadeira… daí vira assunto sério. É muita falta do que fazer essa gente fazendo petição pra tudo…

  61. cerlyalves Responder

    Bem feito pra ele.
    Pensar antes de falar.
    Pensa o que ?

  62. Neilton Responder

    Agora digo de um jeitinho bem Nordestino no jeito bem cearense de falar, “Bosta é você se fi duma kenga!!!!”

  63. João Responder

    Infelizmente existe pessoas como esse Jornalista ainda trabalhando na mídia brasileira…Manda ele para o Nordeste para um “Cabra-Macho” mostrar a ele quem é bosta!

  64. flávio Responder

    De qualquer maneira ele tá enrolado vão encher o saco dele.

  65. Brenno Eduardo Responder

    NOSSA KE RIDICULO VOCÊS COLOCARAM UM PDACINHO QUE DA A TENDER PRECONCEITO..
    COLOCA INTEIRO AE , TODO OS 100 MIN DELE SURTANDO E CHINGANDO SOMENTE OS POLITICOS E ALIENADOS DO NORDESTE E ELOGIANDO O POVO DE BEM DO NORDESTE E SUAS TRADIÇÕES

    coloca o vídeo todo, se prepare para o processo ( já que pos uam parte só com intenção de incriminar )

  66. silvana Responder

    Sem comentários, a ” brincadeira “dele é de puro mau gosto e muito preconceito, Só defende o mesmo quem comunga da mesma opinião. Um bando de imbecis que não se olham no espelho. Um monte de gente branca de olho azul, extremamente feiassss tanto na aparência física como de alma, além de completamente ignorantes literalmente. A empregada mais feia e burra que já passou na minha casa, era loira, de olho azul (feia de doer), fedia como um gambá, e extremamente burra. Fazer o quê ?????

  67. Eliana Responder

    Brincadeira é quando os envolvidos dão boas risadas. nem meu filho de 5 anos daria uma justificativa tão estúpida.

  68. Maria Aparecida Responder

    Eu sou nordestina com muito orgulho e com muito amoooorrrr!
    Você é um idiota, que só quer apareceeerrr!

  69. EDINILDO Responder

    INFELIZMENTE, VIVEMOS EM UM PAÍS ONDE PESSOAS DESSE ESCALÃO FALAM COISAS ABSURDAS E DÍGNAS DE MENOSPRESO. O QUE ME ASSUSTA É O TAMANHO DO PRECONCEITO CONOSCO, VISTO QUE TEMOS ORGULHO DE SERMOS BRASILEIROS, INDEPENDENTE DE MORRARMOS EM UMA REGIÃO MENOS FAVORECIDA. MAS TAMBÉM SOU CIENTE DE QUE MESMO MORANDO AQUI, NÃO SIGNIFICA QUE NOSSA EDUCAÇÃO SEJA TÃO PEQUENA E POBRE QUANTO DESSE JORNALISTA. E O PROGRAMA SÓ PERDE MAIS UM TELESPECTADOR: EU.

  70. Nordestino Responder

    Ontem esse mesmo elemento durante o programa se autodenominou “classe A”, e o ex-Casseta & Planeta que tbm lá estava complementou dizendo que eram a “elite branca”. E o tom não foi de brincadeira, pois a Maitê Proença, que é a apresentadora, disse que achou o comentário preconceituoso.

  71. ivan do Carmo Guimarães Responder

    Programa sem relevância. Muito grito e esse senhor que não deixa nenhuma pessoa falar. Recomendo: melhor fazer outra coisa nesse horário.

  72. Alzira Responder

    E ainda ficam dando ibope pra um imbecil desse, é não ter mesmo o que fazer. Ainda bem que o Nordeste é uma bosta e ele, quem nem isso é. #perfeitoimbecil#

  73. Lili Angelika Responder

    Nada sério, só faltou boa educação em relação a falar de regiões, seja ela qual for. A pauta é escassa de bom vocabulário. Lastimável, sempre foi e assim será o pouco caso e já virou vicio de linguagem em expressões maléficas em deteriorar e desfazer de nordestinos. Ele foi infeliz com certeza, não segurou a língua.

  74. JG Responder

    Penso que no mínimo tenha sido uma declaração “desnecessária” e que no seu âmago, traz em si um carga de preconceito e discriminação. Esse argumento de que se trata de “piada” ou “brincadeira” só é válido para quem não é da região, como nos casos de homossexuais, negros e etc., quando são alvo de anedotas. Só sabe quem é…

  75. MB Responder

    O video deste link tem 19 segs, no final ele fala “isso aí é uma piada, eu adoro o nordeste !” (o ponto é aos 16″). Ele e o Xico Sá se provocam durante todo o programa com um bairrismo futebolistico. Não conheço o Eduardo Bueno, nem sei se ele é legal, mas pedir uma petição é um total exagero….

  76. renato Responder

    um nordestino deve ter comido a mulher dele só pode pra ele ter essa raiva

  77. Emanuela Responder

    O que me choca é ver Chico Sá com esse tipo de expressão!
    Não é isso que vc mostra nos livros que escreve Chico.
    Decepção!
    Sr Bueno, um abraço bem afetuoso de uma Nordestina! Vc deve ser assim por falta de amor.

  78. Iva Responder

    Eu não dou um peido por essas bobagens hahahahah e sou nascida e criada no NE, ah e o Xico de Xico Sá se escreve com X de Xuxa, não percam tempo com isso, #ocupeestelita

  79. Janaína Responder

    Mas o nordeste é uma bosta mesmo…

  80. Lucas Responder

    Que gente ridícula… Por que ninguém pode falar nada no Brasil que vira caso de justiça? Primeiro, era parte de um discurso histórico e foi falado em tom de piada; não era incitação à violência nem nada do tipo (ao contrário, por exemplo, de discurso recente do ex-presidente Molusco que basicamente mandou seus guerrilheiros ao combate contra qualquer oposição). Aprendam a ler, escutar, interpretar e raciocinar um pouco. Eu tb acho o NE uma região atrasada, com indicadores sociais muito abaixo do Sul e Sudeste, com um gasto gigantesco em programas assistencialistas e quase nenhum investimento em áreas que realmente poderiam mudar a situação. Ou seja, uma bosta mesmo. Mas cada um se coloca na posição que quer.

  81. Tarcísio Sampaio Responder

    Não sei se condeno o idiota, ou a droga de tal programa. Na duvida vou condenar a mim, por ver e ouvir tal besteira

  82. Suely Maria Responder

    É um babaca. Se acha.
    Não sou nordestina, mas, moro aqui há 10 anos e não vejo qualquer diferença com as demais regiões do país.

  83. José Responder

    Além de demissão desse cidadão é bom que boa parte dos Nordestinos rescidam seus contratos com essa tal
    sport TV.

  84. CLima Responder

    SERÁ QUE SE NÃO FOSSE A BOSTA DO NORDESTE ESSE BOSTA DESSE BRASIL EXISTIRIA, E ESSE BOSTA DESSE APRESENTADOR…. OS SULISTAS SÃO TÃO INVEJOSOS…

  85. jones alves Responder

    Quero me dirigir ao senhor Eduardo Bueno, dizendo-lhe, que o Nordeste é acima de tudo uma região de muitas belezas naturais e composta por uma gente que batalha pelos seus ideais, e que acima de tudo respeitas as demais regiões de nosso país. Sinto me chateado de ouvir de um “historiador e apresentador de um canal de tão grande audiência em nosso belo Nordeste”. Quero fazer aqui um apelo a todos que fazem o esporte TV, que exijam desse cidadão uma retratação publica na qual peça desculpa ao vivo e que os canais esporte TV possa veicular esse pedido de desculpa durante sua programação durante uma semana, pois todos nos Nordestinos estamos extremamente revoltados com essas palavras preconceituosa. viva o Nordeste… viva as demais regiões desse nosso país. A baixo o preconceito…..

  86. jones alves Responder

    rrrr

  87. jones alves Responder

    Jones Carvalho Quero dizer ao historiador Eduardo Bueno que ele deveria estudar melhor a História antiga e contemporânea da nossa região, para que ele possa medir suas palavras ao se referir ao Nordeste, pois um historiador que se presa deve conhecer pelo menos o básico da História de cada região brasileira. E conhecendo passe a respeitar as particularidades culturais de cada região. Ou será que o senhor Eduardo é um historiador de meia tigela? e acima de tudo um separatista preconceituoso?

  88. Aline Responder

    Acho realmente que o politicamente correto anda nos espremendo, mas acho também que o comunicador tem responsabilidade sobre aquilo que fala em rede nacional, uma vez que presenciamos crimes e hostilidades tanto contra nordestinos, homosexuais, negros, mulheres, gordos, magros… acho que humor é otimo, por sinal significa um poder de abstração bacana, pessoas inteligentes conseguem fazer humor, mas podem dar a falsa impressão que o problema do BRasil é bem mais simples do que p que realmente é! Falta de respeito, honestidade e cidadania! Sou nordestina e não me senti ofendida, até porque não comungo das ideias do Sr q falou… mas acho perigoso o que isso incita.

  89. Eduardo Responder

    Processado por falar a verdade? Nordeste é uma bosta mesmo. Só atrasa o Brasil. Tem meu apoio o jornalista.

    1. Sandro Responder

      Pura verdade :)

  90. O.SAM Responder

    Na verdade acho que tem acontecido no Brasil uma síndrome de mi-mi-mi… Não se pode falar nada que um já quer levar pra justiça resolver… Depois esses mesmos vem com a musiquinha ” Eu sou Brasileiro, com muito orgulho… ” Frescura e hipocrisia!!! Vivam e deixem viver!!!

  91. Marco Responder

    O programa é de humor, vai na contra mão das cansativas “mesas redondas” pós jogos, que cansam e entediam com análises pra lá de idiotas. O contexto não é para agredir nada, nem ninguém. Quando Lula chamou os paulistas de “elite branca”, que é a mesma coisa que chamar os paulistas de bosta, ficou por isso mesmo. Quando a Marilena Chaui destlou seu ódio à classe média de SP, todos bateram palmas, inclusive Lula. E querem sacrificar o moço? Deixem de bobagens. O Brasil está virando um país de patrulheiros.

  92. Wagner Responder

    Eu assisti nesse dia, e pelo que entendi claramente, ele se referiu ao pensamento dos Europeus sobre o Nordeste na época da colonização. Ele também falou sobre o RS como “fim de mundo”, na mesma lógica europeia. Muita gente não assistiu e quer criticar.

  93. Wanda Responder

    Hoje dão mais valor a um programa humorístico do aos políticos. Eu assisto o programa e pegaram uma fala isolada para se fazerem em cima, que vergonha! Pq não caem em cima das besteiras, dos roubos…que os políticos fazem? Na terça ele deu um show e mostrou q sabe mais do nordeste q esses q se fazem de politicamente corretos e até mesmo q muitos nordestinos!

  94. Tamagucci Responder

    Nao entendo essa tempestade toda… afinal… ele soh falou a verdade… o Nordeste eh uma bosta… quando eh verdade, eh verdade oras.

  95. Eraldo Responder

    Agora nesta Bosta de Brasil não se pode falar mais Merda nem uma!

  96. Adriana Responder

    Quem é esse bosta para falar do Nordeste?

  97. Nordestino Recoltado Responder

    Se foi tudo brincadeira, então vou fazer uma brincadeira também.

    PORQUE QUE ELE NÃO CHAMA A VAGABUNDA DA MÃE DELE DE BOSTA TAMBÉM?

  98. Leandro Mesquita Responder

    Eduardo Bueno
    Nome completo Eduardo Bueno
    Nascimento 30 de Maio de 1958 (56 anos)
    Porto Alegre
    Nacionalidade Brasil Brasileiro
    Ocupação Jornalista
    Magnum opus Brasil: Uma História
    Escola/tradição Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Jornalismo)

    tá explicado ele é gauchão, o tchê, a pior raça de ser humano no Brasil, eles se acham, é um povo prepotente arrogante e ignorantes, e cheio de preconceito. humildade é a riqueza de um ser, a arrogância é a pobreza do gaúchos de sempre serem vistos com pederastas e arrogantes. ate mas ver. nordeste humildade.

  99. Saul Responder

    se um sujeito chamar um lugar de bosta é preconceito e deve sofrer um processo judicial, quem chama este sujeito de bosta tb deveria ser processado?

    eis a minha dúvida…

    enquanto isso, Sarneys, Collors, Magalhães continuam sendo eleitos… eles podem “ofender” o povo nordestino e brasileiro… é muito engraçado…

    e outra… mais interpretação de texto pra todos vcs….

  100. Nivardo Responder

    Brincadeira é alguma coisa engraçada! Isso foi ofensivo! Experimente, esse energúmeno, vir dizer isso a um nordestino aqui em praça pública e ela vai ver com quantos paus se faz uma jangada!

  101. veronica wanderley Responder

    Nordeste, região que tem muito sol, muitas manifestações folclóricas, musicas de muito bom gosto, clima maravilhoso o ano inteiro, um povo que trabalha e dá valor ao trabalho, povo de vergonha na cara! coisa aliás que muitos não sabem, pois já se acostumaram com a pouca vergonha que existe em outras regiões do meu pais.

  102. Jose Batista Marschall Responder

    O Poema da Bosta da brincadeira.
    É uma bela história, mas acabou por não me dizer uma merda, não foi? É apenas uma palavra . E quando ele riu, eu percebi. Eu percebi que eu estavam na merda. Viste o inferno ontem, e agora estás com medo de ir para lá, por causa da bosta que fizeste. Qualquer bosta, qualquer grito de basta. Escrevo porque sobre em meu corpo resquícios de desejos não vividos… “O amor é uma grande merda que alguns idiotas acreditam que existe, Eu sou um grande exemplo”…. MIlka – “Imagine. Invente. Sonhe. Voe. Se a realidade te alimenta com merda, meu irmão, a mente pode te alimentar com flores.” Caio Fernando Porque é muito mais fácil humilhar, rebaixar e jogar merda em alguém, do que admitir que você o ama! – Merda (n.) cacca, merda, stronzo, letame, stallatico, escremento, concime, porcheria, stronzate, cazzate, deiezione, defecazione, evacuazione, cacata, cagata, deiezioni, escrementi, escrezione, materia fecale, feci, cazzo. Merda e Ouro – “Merda é veneno. No entanto, não há nada que seja mais bonito que uma bela cagada. Cagam ricos, cagam pobres, cagam reis e cagam fadas. Não há merda que se compare à bosta da pessoa amada.” Paulo Leminski VALEU PENINHA – Um Gremista que assume e tem coragem do que fala.

  103. Alagoano Responder

    Fala mal do NORDESTE + quando entra de férias ou lua de mel vai p\ NORDESTE…..
    coitados, doentes !!!

  104. raimundo figueiredo quintino Responder

    sou nordestino,mas,nao vi nada demais,so brincadeiras,kkkkkk

  105. Dorival Moreira Responder

    Se ele tivesse dito que o sul era uma bosta, será que teria alguém protestando, então não podemos achar um lugar uma bosta, não temos esta liberdade?
    Se ele tivesse dito que o sul era uma bosta, será que teria alguém protestando, então não podemos achar um lugar uma bosta, não temos esta liberdade?

  106. eduardo Responder

    Ô povo louco….assistam a matéria inteira…o cara não chegou nem perto de ter preconceito ou algo do tipo com o povo nordestino…voces pegam o bonde andando e já ficam se agredindo…ao editor desse forum: que grande BOSTA que você causou hein…sou nordestino,moro em recife,tenho muitos amigos de outros estados do Brasil inteiro…a diferença está em cada um…então acredite no que você quiser…outra coisa: gente ruim tem em todo canto, até na midia

  107. Felipe Zumba Responder

    Mas é claro que devemos ficar indignados com esse comentário, uma coisa é se fazer uma piada mencionando características comuns de determinadas regiões, outra é mencionar um fato histórico e declarar extrema indiferença ao nordeste, ao afirmar “Aquela bosta do nordeste”, ele está relacionando que devido ao açúcar não ter sido refinado aqui ocorreu uma falta de produção intelectual na região, isso é um erro gravíssimo demonstrando que precisa estudar um pouco mais de história, pois Recife era na época a capital intelectual do Brasil, de lá eclodiram várias revoluções liberais, como a confederação do Equador e a guerra dos Mascates, sem falar nos grandes nomes que saíram de lá como o Frei Caneca e Manoel Bandeira. Portanto convido o humorista a pensar bem antes de falar.

  108. Sara Responder

    Marcos,todos os nordestinos sabem do preconceito que o Sudeste e o Sul tem contra o povo do Nordeste,e essa coisa horrível quem começou foi o povo dessas duas regiões,e isso já vem há décadas,hoje com as redes sociais ficou pior,você deve pertencer a uma dessas regiões,nós não esquecemos da felicidade que vocês ficaram com as enchentes que vitimaram milhares de pessoas em Pernambuco e Alagoas,e vcs expressaram na web,aquilo foram comentários de pessoas sem alma do Sul e Sudeste!Junho de 2014 vimos o Paraná sofrendo, e nós nordestinos pedindo a Deus que as chuvas sessassem,Marcos,o mais importante é o caráter do ser humano e não a conta bancária! Sabemos que o Nordeste sempre foi esquecido do Poder Central,mas somos fortes,trabalhados,enfrentamos sol,chuva,fome,sede,matamos um leão por dia,mas isso nos fortalece cada vez mais,talvez seja por isso que vcs nos odeiam!

    1. Nordestina da gema Responder

      Adorei essa resposta! Essa história contra os nordestinos é um bando de invejosos que não procuram estudar e conhecer de fato as nossas riquezas no geral. Conheci uma mulher aqui no nordeste que trabalhou na casa de uma psicóloga em São Paulo e ela me disse que essa família falava abertamente que morriam de nojo dos nordestinose que a filha dessa “psicóloga se fechavano quarto quando ouvia a nordestina falando!Dizia que tinha nojo do sotaque dela! Pode uma coisa dessas.Povo sem noção esse do Sul e Sudeste! Aff

  109. Open Mind Responder

    Bosta de politicamente corretos, preocupem-se em quem vao votar nas proximas eleiçoes.da bosta do pais.
    Por uma internet mais inteligente e menos bosta!!!!

  110. emanuel Responder

    quem nao sabe que os sulistas são preconceituosos,agora o sportv mostrou a sua cara de preconceito se for um canal serio demitira se nao e porque e tudo farinha do mesmo saco….!!!!!!

  111. Emanuel Responder

    O que podemos fazer e .cancelar o sportv.da tv por assinatura!!!!!!

  112. Arlayne Costa Responder

    Ele está desfarçado,é um daqueles ets do planeta Marte que veio fazer estágio de jornalista é uma pena que a tv abriu espaço pra ele falar tanta atrocidade.”LEMBRANDO É UMA BRINCADEIRA!rsrsrsrsrs”

  113. Beatriz Responder

    O que penso é o seguinte,palavras chulas,independente do motivo é triste e de uma péssima educação,outra fala-se muito sobre se fosse dito isso com as pessoas do Sul e do Sudeste não teria essa repercusão,gente é exatamente por isso que o preconceito está a ganhar cada vez mais força,entendam tanto faz dizer isso,com a regiao,sul,sudeste,nordeste,centro-oeste,com negros,brancos,pardo,gays ou heteros,o problema está em ser PRECONCEITUOSO E MAL EDUCADO,ser comediante não significa ser grosseiro!

    ps: MORO NO NORDESTE E RESPEITO TODAS AS REGIÕES DO MEU PAÍS COMO TODOS OS POVOS NO MUNDO,POIS SOMOS TODOS HUMANOSSSSSSSSSSSSSSSSS

  114. Marcondes Machad Responder

    Um comentário dessa natureza, só poderia sair de alguém com a cabeça cheia de … que carrega tanto pêso nela… que não nunca vai conseguir andar de cabeça erguida. Coisas de gente vagabunda… /. Marcondes Machado /

  115. Trinity Responder

    Dificil saber o contexto em 20 segundos de video né, parece que eles estavam falando de história.

    Agora, sinceramente, o povo faz abaixo-assinado por que se ofendeu mas a região nordeste continua desde sempre: sem agua encanada, sem saneamento, sofrendo com a seca e com os coronéis mas pra mudar isso o povo não faz abaixo assinado…

  116. julio berto de aquino costa Responder

    não merece comentários isso porque este e fraco de espirito e um pobre de cultura esta andando pra traz preconceituoso barato que parece que o brasil e dividi do em países seu otario, ignorante, sem dialogo para compor seu programa frajuto, lava sua boca suja de fossa pra falar do meu querido nordeste……..

  117. Clebson Responder

    Falar de nordestino é anti etico porque nos nordestinos é quem da seguranca a esse pais porque se nao fosse nos com essa coragem de lutarmos pelo o brasil melhol o que seria do nosso pais com todo respeito se nao fosse os nordestinos a producao do brasil ai sim seria uma bosta agora acho que é convardia falar por traz porque nao falar na frente de um nordestino ai sim vc vai ficar bem educado

  118. lucivanio Responder

    Não fale mal do meu país
    Da minha gente e esse povo varonil
    Fale da França, da Italia ou da Espanha
    Da Russia ou da Alemanha,
    Mas não fale do Brasil

    Fale da França, da Italia ou da Espanha
    Da Russia ou da Alemanha
    Mas não fale do Brasil

    O mundo inteiro está com dor de cotovelo
    Porque somos tetracampeões no futebol
    O recife é a capital do Frevo
    Caruaru é a capital do forró

    São Paulo e Rio é berço de musicas sertanejas
    Belém do Pará é a capital do carimbó
    E a Bahia é o Olundo e Afoxé
    Falem mal de quem quiser,
    Mas o Brasil ainda é melhor

    Não fale mal do meu país
    Da minha gente e esse povo varonil
    Fale da França, da Italia ou da Espanha
    Da Russia ou da Alemanha,
    Mas não fale do Brasil

    Não fale mal do meu país
    Da minha gente e esse povo varonil
    Fale da França, da Italia ou da Espanha
    Da Russia ou da Alemanha,
    Mas não fale do Brasil

    Não fale mal de um país igual ao nosso
    Porque existe um pouco de inflação
    Em toda parte do mundo existe favela
    Meninos de rua, corrupição e ladrão

    Nosso país deu o Noel e Pixinguinha
    Deu Lampião e Gonzagão rei do baião
    Deu Padre Cicero, Rei Barbosa e Rei Pelé
    Falem mal de quem quiser,
    Mas o Brasil ainda é melhor

    Não fale mal do meu país
    Da minha gente e esse povo varonil
    Fale da França, da Italia ou da Espanha
    Da Russia ou da Alemanha,
    Mas não fale do Brasil

    Não fale mal do meu país
    Da minha gente e esse povo varonil
    Fale da França, da Italia ou da Espanha
    Da Russia ou da Alemanha,
    Mas não fale do Brasil

    o nordeste não vai mudar, porque esse cara folou isso vem conhecer o nordeste o Bueno ninguém quer que fale mal do seu lugar pais ou região descupe …….sou pernambucan, e amo meu lugar gosto que falem mal


x