Saiba como se portar quando for abordado pela polícia

Tendo em vista os recentes abusos de policiais militares, “guia do enquadro” é divulgado nas redes sociais

4040 1

Tendo em vista os recentes abusos de policiais militares, “guia do enquadro” é divulgado nas redes sociais

Por Redação

Uma cartilha elaborada pelo Programa de Apoio Institucional às Ouvidorias de Polícia e Policiamento Comunitário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ensina como se portar quando for abordado pela Polícia Militar. Tendo em vista os recentes abusos policiais, o “guia do enquadro” gerou repercussão nas redes sociais.

A cartilha reforça quais são os direitos e deveres do cidadão considerado suspeito pela Polícia Militar. Para que a abordagem não se torne uma grande crise, recomenda-se não correr, deixar as mãos visíveis, evitar movimentos bruscos, não tocar no policial, não fazer ameaças ou falar palavras ofensivas.

O que grande parte da população e até os próprios policiais desconhecem é que algemar o suspeito não é uma necessidade. Na verdade, um cidadão não pode ser algemado se ele não estiver violento ou tentando uma fuga. Outros direitos importantes são a possibilidade de pedir para um não policial ser testemunha em caso de revista e de só se submeter a isso caso o oficial seja do seu mesmo sexo.

Confira outras informações na cartilha:

cartilha1

cartilha2

 

(Foto de capa: Mídia Ninja)



No artigo

1 comment

  1. Flavio Responder

    Aqui todos tem direito, mas nenhum dever………


x