Datafolha confirma: quem foi ao Mineirão torcer pelo Brasil é a elite branca

Entre os entrevistados nos acessos ao estádio, 67% se declararam brancos e 90% disseram pertencer às classes A ou B. Números se mostram distantes da realidade do Brasil Por Redação, com informações da Folha de...

932 9

Entre os entrevistados nos acessos ao estádio, 67% se declararam brancos e 90% disseram pertencer às classes A ou B. Números se mostram distantes da realidade do Brasil

Por Redação, com informações da Folha de S. Paulo

O Datafolha não deixa dúvidas: quem foi ontem (28) ao Mineirão, em Belo Horizonte, torcer pela Seleção Brasileira é a chamada “elite branca”.

O instituto entrevistou 693 pessoas nos acessos ao estádio, das quais 67% se declararam brancas. Quando questionadas sobre condição econômica, 90% disseram pertencer às classes A ou B.

Em um panorama geral, 61% dos entrevistados eram da classe B; 29%, da classe A; e apenas 9%, da classe C. Os números se revelam distantes da realidade do Brasil, onde este último estrato social corresponde a 49% da população

A torcida da “amarelinha” no Mineirão também não representa o país em termos raciais. Entre os brasileiros, 41% se consideram pardos e 15%, negros. Na arena, os pardos não ultrapassaram os 24%, e os negros eram apenas 6% – menos da metade do que indica o nível nacional.

Em relação à média de aprovação do governo de Dilma Rousseff (PT), os índices mais uma vez divergem. Dentre os que acompanharam a partida in loco, mais da metade (55%) classifica a gestão da presidente como ruim ou péssima, número diferente do que aponta uma pesquisa realizada no início de junho, em que 38% da população o qualificaram como regular e outros 33%, como bom ou ótimo.

Quando o assunto é identidade nacional, 91% dos entrevistados no estádio disseram ter mais orgulho do que vergonha de ser brasileiro. Em levantamento feito no país todo no começo de maio, a parcela dos que afirmaram o mesmo era de 77%.

Foto de capa: Danilo Borges/Portal da Copa



No artigo

9 comments

  1. huber hamlet Responder

    O Brasil e um pais muito desigual! E nessa copa basta ver o publico nos estádios! Tenho certeza que ali muitos detestam futebol e nosso povo, maioria negra, que não tem dinheiro nem pra ir a um jogou
    normal. Quanto mais os da copa do mundo!

  2. JOÃO JOSÉ MARQUES DA SILVA Responder

    Tem uma elite aí muito ressentida, que odeia LULA e DILMA, só porque esses governos estão dando ao povo brasileiro o direito que todos tem, trabalhadores, crianças, jovens, idosos, homens e mulheres, direito a educação, universidade! aqui em Alagoas por exemplo só existia na capital Maceió, hoje graças ao LULA e a DILMA nós temos em varias cidades do nosso estado além da capital, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Penedo, Marechal Deodoro, Viçosa, Santana do Ipanema, isso é apenas uma entre tantas conquistas, poderia falar muito mais!, háaa lembrando que o senhor Fernando Henrique Cardoso em 8 anos de governo, não foi capaz de conseguir fazer sequer uma em todo o país, e olhe que o homem é um sociólogo.

  3. Sergio Henrique TE Responder

    Mas não precisava de pesquisa.É só contabilizar quanto milhões de brasileiros dependem do assistencialismo do Estado para dizer quem são os torcedores nos estádios brasileiros.

  4. gbz Responder

    esse tal orgulho nacional pode bem ser relativizado em função do jogo. queria ver esses putos falarem o mesmo presos no transito durante um ato do mst, por exemplo

  5. puramediocridade Responder

    Nao entendo ainda pessoas defendendo Lula e Dilma nessa ltura do campeonato!!! Pelo amor de qualquer coisa gente, abram os olhos, Dilma, Lula, ou qualquer outro politico nao fez nem a metade do que se tem que fazer, somos nos que pagamos seus altos salarios para eles nos darem umas migalhinhas e por isso sermos agradecido eternamente? Ah façam-me o favor!! Nao fazem mais que a obrigaçao de fazer e ainda ssim fazem menos que a metade…parem de agradecer pelo que temos de direito, o que devemos é exigir mais trabalho dessa cambada e agilidade em cumprir tudo o que promete em eleiçao…

  6. Márcio Responder

    PARECE QUE AGORA ESTÁ, CADA VEZ MAIS CLARO, POR QUE O PT …TANTO QUIZ REALIZAR A COPA NO BRASIL….NÃO FOI SÓ PARA ELES DESVIAREM BILHÕES …E SIM , PARA JOGAR O POVO CONTRA O POVO …RICOS E POBRES ,NEGROS E BRANCO…..O PT É BOM SÓ NA OPOSIÇÃO …MAS NÃO EXISTE MAIS OPOSIÇÃO..ELES NÃO TEM EM QUEM COLOCAR A CULPA . DA MÁ GESTÃO DA SAÚDE, EDUCAÇÃO ,TRANSPORTE E DA CORRUPÇÃO …DAS PROMESSAS QUE NÃO SAÍRAM DO PAPEL…MAS COMO SOMOS UM PAÍS DE IGNORANTES…O POVO VAI FAZER O SEU PAPEL DE GLADIADOR …QUE COMECEM A BATALHA..

  7. Franco Responder

    Esquerda vcs sempre disseminaram ódio, cuidado com o que plantam vão colher.

  8. Samuel J. Messias Responder

    Mais uma vez percebe-se o abismo social em nosso País atrelado a nossa etnia ou raça, visto que os negros e negras ainda vivem nos bolsões de pobreza com subempregos e em situações um tanto calamitosas quanto a uma perspectiva de dias melhores para a população negra, que representa 63% da população brasileira !

  9. MARILENE Responder

    Para aqueles que não sabem de nada…o que melhorou a vida do pobre foi o PLANO REAL E NÃO LULA, DILMA. O governo do Lula,nos primeiros quatro anos de governo ,só foi bom devido a herança que FHC deixou
    . Mas em uma coisa eles são muito bons – corrupção. Ganharam de todos os governos anteriores.


x