#BrasilPerifa debate sistema prisional. Assista aqui

O rapper Dexter, Rodolfo Valente (Rede 2 de Outubro), a doutora em Criminologia Ana Gabriela Braga, o MC Raphael Calazans e Liz Guimarães, do Projeto Casa Viva, participam do programa com transmissão ao vivo a partir das 20h.

542 4

O rapper Dexter, Rodolfo Valente (Rede 2 de Outubro), a doutora em Criminologia Ana Gabriela Braga, o MC Raphael Calazans e Liz Guimarães, do Projeto Casa Viva, participam do programa com transmissão ao vivo a partir das 20h.

Por SPressoSP

O Brasil já possui a terceira população carcerária do mundo, com 715.655 pessoas presas, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de junho de 2014. Em São Paulo, estado que concentra o maior número de detidos no país, já são 297 mil presos.

O perfil dessa população é de homens, negros, jovens e de periferia.

Para além desse recorte, mulheres grávidas dentro do sistema carcerário têm diversos direitos violados. Esse é o tema da pesquisa “Dar à luz na sombra”, da professora da Unesp Ana Gabriela Braga, que será abordado dentro do programa.

O rapper Dexter, depois de 13 anos no sistema prisional, continuou sua carreira. Ainda no Complexo do Carandiru, montou o grupo de rap 509-E, que ganhou as rádios do país.

Rodolfo Valente integra a Rede 2 de Outubro, que remete ao dia do Massacre do Carandiru,  e é advogado, com atuação extensa na defesa dos direitos humanos.



No artigo

4 comments

  1. Carlos Responder

    Gostaria de saber sobre os direitos humanos das vitimas desse pessoal todo, “doutora”, rapper, no próximo debate algum traficante e nenhum policial? Hoje pobres moradores negros de periferia oprimidos pelo sistema judaico cristão capitalista espancaram um jovem trabalhador até a morte aqui na região, alguns são menores ligados ao trafico e não serão punidos, ainda bem que estou do lado de quem se preocupa com o espancado e não com quem espancou.

  2. Mauricio Rezende Responder

    Sinceramente, foram mortos 111 no Carandiru, de lá pra cá quantos policiais foram mortos muito mais de 111 quantos cidadãos inocentes? Outro detalhe alguns mortos tinham mais de 20 homicídios. É um crime o que ocorreu certamente, mas ter pena de bandido, sinceramente tenho pena das vítimas deles. Combate ao crime é opressão? Vcs sabem como o crime é combatido em países sérios como EUA, China, Japão e por ai vai.

    Realmente bandidos também tem “leis”, não admitem determinados tipos de crime mas isso não os tornam melhores que psicopatas, pelo contrario psicopatas podem ser considerados doentes mentais, enquanto bandidos membros do crime organizado matam e sabem que estão matando ou seja são piores ainda.

    É necessário uma completa reestruturação do sistema penitenciário para que o estado volte a controlar o ambiente, saudade quem sente é quem perdeu um parente nas mãos de bandidos, e se um dia esse país ficar pior do que hoje em dia onde policiais evitam trabalhar para não terem problemas na justiça, infelizmente a violência vai aumentar mais ainda pois a população vai começar a se armar e os grupos de resposta dos policiais irão aumentar cada vez mais.
    O crime se combate, a violência policial brasileira é um reflexo da violência que ela sofre, tanto que os números de homicídios causados pela policia em cidades onde poucos policiais morrem e entram em confronto é quase zero, o problema do Brasil é o crime e nunca foi a polícia, é como culpar a quimioterapia pelo mau estar gerado pelo câncer.

  3. Marcelo Responder

    O que falta no Brasil é pena de morte, quem defende bandido certamente possui alguma psicopatia, ou já foi pilantra na vida, já vi cada coisa que hoje a pena de morte para muitos seria pouco.

  4. Mauricio Rezende Responder

    https://www.facebook.com/photo.php?v=827872973913438&set=vb.281725565194851&type=2&theater

    A realidade de um agente penitenciário no Brasil é essa, muitos se matam, nunca admirei muito o Brasil mas quanto entrei na polícia descobri que é um país de criminosos geralmente ligados ao trafico em todas as estancias de poder e nas ruas, somos o país mais assassino e podre do planeta, onde uma população falida moralmente apoia criminosos em vez de policiais que se arriscam por ela, ou seja o Brasil de hoje vai piorar e muito graças inclusive a essas distorções pregadas nesses sites que vitimizam o crime, crime esse que amarra vitimas, espalha Crack pelo país tem seus “rappers” alienados passando fome enquanto eles estão de carrões zombando da sociedade, dos filhos das famílias mortas, um país de covardes influenciado por ideologia falida onde nem se quer os professores conseguem mais dar aulas em paz, por isso que me mudei desse lixo chamado Brasil por conhecer essa podridão de perto, e tenho penas das pessoas honestas que vivem nesse antro de lixo de país pois a situação ira piorar, teremos mais de 100000 mortos por ano, uma população honesta desarmada, e ignorantes influenciados pelo crime em comunidades e favelas defendendo assassinos de seus próprios filhos, esse país Brasil tem que se engasgar com a quantidade de sangue de inocentes que gera, e que um dia um general, politico seja lá o que for de fato faça o que é necessário e coloque novamente ordem na casa, amanha mais milhares de inocentes serão mortos pelos seus queridos bandidos. Transformaram o Brasil em um puteiro e querem um país “igualitário” com um povo que defende bandido, vota neles e são mortos por eles.


x