Pesquisa do IBGE aponta pleno emprego

Levantamento revela o crescimento da geração de empregos em quatro regiões metropolitanas

716 0

Levantamento revela crescimento da geração de empregos em quatro regiões metropolitanas

Por Redação

Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (21), aponta para uma situação de pleno emprego no País. De acordo com o levantamento, as quatro regiões metropolitanas pesquisadas mostram estabilidade na taxa de desocupação de junho para julho desse ano: Recife (6,6%), Belo Horizonte (4,1%), Rio de Janeiro (3,3%) e São Paulo (4,9%).

O levantamento do instituto também afirma que, em relação a julho de 2013, houve estabilidade em Recife e Belo Horizonte, e recuos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Porém, por conta do terceiro mês de greve do IBGE, ficaram faltando as regiões metropolitanas de Salvador e Porto Alegre. Abril foi o último mês em que o levantamento foi apresentado completo e o índice de desemprego registrado foi de 4,9%, o menor da história para o mês.

Os dados apresentados pelo IBGE vão na contramão do cenário negativo apontado pelos institutos econômicos. Relatório da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) apontam para perspectivas mais positivas. O rendimento real médio do trabalhador brasileiro cresceu 3,18% em 2013, atingindo o teto de R$ 2.265, 71 em dezembro, contra R$ 2.195,78, registrado em dezembro de 2012.

Ainda de acordo com a Rais, em 2013 o Brasil gerou 1,49 milhão de empregos formais, número superior ao de 2012, quando registrou-se 1,14 milhão de empregos. O vínculo empregatício também cresceu e passou de 47,45 milhões em 2012 para 48,94 milhões em 2013.

Para Manoel Dias, Ministro do Trabalho e Emprego, os números refletem que o mercado de trabalho no Brasil continua em expansão e não há indício de retração. “Nossos percentuais em todos os setores da economia são altamente positivos. O País vem mantendo a geração de postos, seguindo o crescimento do PIB. Criamos vagas de emprego e tivemos ganhos reais de salários, como demonstra a Rais”, afirmou.



No artigo

x