França terá a primeira ministra da Educação de sua história

Najat Vallaud-Belkacem tem a missão de apresentar um novo plano nacional de educação.

751 0

Najat Vallaud-Belkacem tem a missão de apresentar um novo plano nacional de educação

Por Redação

Pela primeira vez em sua história, a França terá uma ministra da Educação. Trata-se de Najat Vallaud-Belkacem, que entra no lugar de Benoit Hamon. A questão educacional tem sido o principal motivo de descontentamento e também de recentes manifestações realizadas no país.

Najat Vallaud-Belkacem é natural de Marrocos, mas migrou para a França com a família em 1982. Formada em Ciências Políticas, faz parte dos quadros do Partido Socialista desde 2002. Antes de assumir a pasta da Educação, Vallaud-Belkacem já havia passado pelas pastas de Direitos das Mulheres e Cidade, Juventude e Esportes.

Quando ministra dos Direitos das Mulheres, foi a responsável por colocar na pauta do governo socialista um projeto de lei sobre a igualdade de gênero, aprovado no início deste ano pela Assembleia Nacional. Foi também umas das principais articuladoras na aprovação de uma lei que pune os clientes das prostitutas. Soma-se a estas lutas a sua defesa pública pela criminalização da homofobia.

O presidente François Hollande designou ao primeiro-ministro, Manuel Valls, a missão de reformar todos os quadros do governo. À nova ministra cabe a tarefa de apresentar um novo plano nacional de educação que dê conta das demandas atuais do país.



No artigo

x