Ibope: Marina lidera no Sudeste e é a primeira colocada entre jovens e evangélicos

Dilma lidera nas demais regiões e Aécio aparece na terceira colocação em todas. Petista cresce em intenções de voto à medida que aumenta a idade do eleitor

327 1

Dilma lidera nas demais regiões e Aécio aparece na terceira colocação em todas. Petista cresce em intenções de voto à medida que aumenta a idade do eleitor

Por Redação

De acordo com dados da pesquisa nacional do Ibope divulgada ontem pelo instituto, a candidata do PSB, Marina Silva, já aparece na primeira colocação em alguns segmentos do levantamento. Na Região Sudeste ela alcança 30% e está empatada tecnicamente com a presidenta Dilma Rousseff (PT), que tem 27% das intenções de voto. Aécio Neves (PSDB) aparece com 25%, seu melhor desempenho entre as regiões pesquisadas, sendo que em todas ele está em terceiro lugar.

A melhor performance de Dilma acontece no Nordeste, onde tem 46%, seguida de Marina, com 27%, e Aécio, com 11%. A presidenta lidera ainda no Norte/Centro-Oeste, com 38%, e no Sul, onde conta com 31% e é seguida de perto pela pessebista, que tem 27%.

Quando considerados os segmentos por renda familiar, a candidata do PT tem a dianteira entre aqueles com rendimentos até um salário mínimo, com 46% das intenções de voto, vindo a seguir Marina, com 23%, e Aécio, com 11%. Dilma lidera ainda entre aqueles que têm renda familiar entre 1 e 2 salários mínimos, com 36%, mas é a terceira colocada na faixa acima de 5, com 26%. Ela fica atrás do candidato do PSDB, que tem 32%, e da presidenciável do PSB, 28%.

Escolaridade, faixa etária e religião

Dilma tem 47% entre os entrevistados com nível de escolaridade até a 4ª série, e está na ponta também entre os que fizeram até a 8ª série, com 40%. Mas perde a liderança para Marina Silva entre os entrevistados com ensino médio (33% a 29%) e também entre aqueles que têm nível superior (33% a 24%), faixa em que também está atrás de Aécio, que conta com 27%.

Levando-se em conta as faixas etárias dos candidatos, o tucano tem um desempenho regular entre os segmentos, com 19% em três deles e 18% em um. Marina lidera entre os que têm entre 16 e 24 anos com 31%, empatada tecnicamente com Dilma, 29%. Dos entrevistados com 25 a 24 anos, a pessebista tem 34% contra 32% da petista, que lidera na faixa dos 35 a 44 (34% a 31%), dos 45 ao 54 (35% a 24%) e entre os que têm mais de 55 anos (41% a 20%).

Dilma lidera entre as pessoas que se declararam católicas, chegando aí a 39% das intenções de voto, seguida de Marina, com 25%, e Aécio, com 20%. Já a pessebista lidera entre os evangélicos, com 37%, sendo que a presidenta tem 27% e Aécio aparece com 17%. Pastor Everaldo tem 4% nesse segmento. A ex-senadora lidera ainda entre aqueles que disseram ser praticantes de outras religiões, com 30%, vindo na sequência a candidata do PT, 24%, e Aécio, 18%.



No artigo

1 comment

  1. Carlos Responder

    A esperança está em Marina se hoje a polícia evita trabalhar diante dessa defesa absurda que os bandidos possuem hoje em dia principalmente na legislação com o PT a coisa está piorando com qualquer esquerda a coisa sempre piorou por sinal.


x