Pelé critica reação de Aranha em caso de racismo

O ex-camisa 10 do Santos e da seleção brasileira minimizou os ataques racistas e disse que a postura do goleiro santista foi “precipitada”

752 6

O ex-camisa 10 do Santos e da seleção brasileira minimizou os ataques racistas e disse que a postura do goleiro santista foi “precipitada”

Por Redação

Em evento realizado na quarta-feira (10), no Rio de Janeiro, Pelé criticou a postura do goleiro Aranha na partida entre Grêmio e Santos no dia 28 de agosto, ao ser xingado por torcedores. Ele disse que o jogador se equivocou ao dar tanta atenção para o episódio. “O Aranha precipitou-se um pouco querendo brigar com a torcida. Se eu fosse parar o jogo ou gritar desde quando comecei a jogar, na América Latina, aqui no Brasil e no interior, toda vez que me chamassem de crioulo ou de macaco, aí todo jogo teria que parar. O torcedor, dentro da sua animosidade, ele está gritando ali. A gente tem que coibir o racismo, mas acho que não é tudo que vai coibir”, afirmou.

Segundo o ex-jogador, é preciso combater o racismo, mas não da forma como aconteceu. “Tem que coibir o racismo, mesma coisa que pegar alguém de raça amarela, é racismo também, o pobre, como pessoa discriminada, é racismo também. Então tem que tomar muito cuidado com as ações das pessoas”, completou.

Relembre o caso

Diante das ofensas que recebeu durante o jogo, o goleiro procurou o árbitro para denunciar o fato. Em entrevista na saída do gramado, revelou ter sido chamado de “macaco” por torcedores que estavam atrás do gol e imagens de TV confirmaram a veracidade da acusação. O caso foi rapidamente julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que condenou o Grêmio com a exclusão da Copa do Brasil. O clube gaúcho irá recorrer. Enquanto isso, a polícia investiga os torcedores já identificados, que deverão ser responsabilizados pela atitude.

Foto de capa: Marcello Casal Jr / Agência Brasil



No artigo

6 comments

  1. Gabriel Responder

    Se não quis fazer isso na sua época, azar o seu. O cara tá no direito dele e além de tudo, racismo é crime.

  2. sergio m pinto Responder

    Como diria o Romário: Pelé, calado, é um poeta!

  3. enganado Responder

    Falta de personalidade é constante em pessoas que não se amam/desvalorizam a si mesmo e/ou naqueles que invejaram/invejam alguma atitude de outrem qdo os mesmos não deixaram passar oportunidade de se expressarem com firmeza. Enfim, caráter/personalidade/brio vem na alma, não se compram com bons contratos financeiros.

  4. Carlos Responder

    Pelé tem razão, chamar alguém de macaco é crime ótimo a pessoa vai ser punida se o aranha ataca a moça e não a perdoa a moça tem o direito de se defender e isso vira uma bola de neve, posso ser processado criminalmente mas se um negro reagir, amarelo, azul, pobre rico tanto faz vai levar do mesmo jeito.

  5. Galv'ao Responder

    Dizem por ai que o povo respeita Pele. A verdade e que Pele nunca deu importancia para investidas racistas contra ele. Certissimo.

  6. Murillo Responder

    Parabéns torcida do grêmio em mostrar essa cultura babaca e retrógrada em transformar a vítima em vilão ! E que infelizmente o preconceito existe nos estádios de futebol ! Tamu junto Aranha


x