Após embate com Aécio e Gentili, Luciana Genro ganha destaque nas redes sociais

De acordo com coordenador da campanha da candidata na internet, os números de citação e seguidores mais que dobraram.

1316 4

De acordo com coordenador da campanha da candidata na internet, os números de citação e seguidores mais que dobraram

Por Marcelo Hailer

Se na semana do primeiro debate eleitoral com presidenciáveis, realizado pelo canal Band, quem ganhou destaque e virou meme na rede foi o candidato do Partido Verde (PV), Eduardo Jorge, nesta semana foi a vez da candidata do PSOL, Luciana Genro, ver o seu nome ser alçado após embates com o candidato tucano Aécio Neves e com o apresentador Danilo Gentili.

Meme da fanpage Luciana Genro Bolada.
Meme da fanpage Luciana Genro Bolada

De acordo com o coordenador de campanha na internet de Luciana Genro, Tiago Madeira, após os embates com Aécio Neves e Danilo Gentili, os números da candidata em citações mais que dobraram. “No dia 15/9, “Luciana Genro” havia sido citada no Twitter 792 vezes; no dia 16/9 (depois do Gentili), 8298; no dia 17/9 (depois do Aécio), 36.447. Para se ter critério de comparação, Marina Silva foi citada 13.764 vezes no mesmo período”, explica Madeira.

10665183_1492403897685571_2697879069068507295_n

No Facebook, o crescimento da candidata também impressiona. “Luciana foi a presidenciável que mais ganhou curtidas no Facebook ontem (17/09): Luciana: 27.340; Marina: 23.411; Aécio: 9.351; Dilma: 7.479; Eduardo Jorge: 1.816; Everaldo: 314 Levy Fidelix: 215; Zé Maria: 193; Mauro Iasi: 102. Para se ter uma ideia de como foi superior aos dias “normais”, Luciana havia crescido 1.968 curtidas no dia 15/09 (antes dos programas) e 13.824 no dia 16/09 (após Gentili, antes do debate).

Meme da fanpage Ajuda, Luciana, que satiriza o embate entre Neves e Genro.
Meme da fanpage Ajuda, Luciana, que satiriza o embate entre Neves e Genro.

Durante debate realizado pelo canal Rede Vida, nesta segunda-feira (15), o candidato Aécio Neves fez um discurso moralizante sobre a corrupção, no que foi confrontado pela candidata Luciana Genro, que lembrou ao tucano que o seu partido foi o “criador do mensalão”. Posteriormente, Neves acusou Genro de ser linha auxiliar do PT e a candidata psolista responde: “linha auxiliar do PT, uma ova”. Tal frase foi o suficiente para viralizar na rede e ela ser saldada pela resposta dada ao candidato.

De acordo com ferramenta criada pela campanha de Luciana Genro, ela só perdeu em novos seguidores no Twitter para a candidata do PT, Dilma Rousseff. Os números fornecidos pela campanha revelam que Dilma ganhou 2.822; Luciana: 2.513 e Marina: 2.407.

Meme da fanpage Luciana Genro Bolada, que também satiriza o candidato Aécio Neves.
Meme da fanpage Luciana Genro Bolada, que também satiriza o candidato Aécio Neves.

Tiago Madeira também revela que não foi apenas nas redes sociais que os números cresceram, mas também no website. “Só ontem (17), nosso site foi visitado mais de 50 mil vezes e só as páginas do programa da nossa candidatura tiveram mais de 23 mil visualizações. As mensagens, comentários e e-mails são incontáveis. Inúmeros memes foram criados sobre a participação da Luciana no programa do Gentili e no debate da Rede Vida. Aliás, a polêmica com Luciana fez até o Danilo Gentili ampliar em muito suas citações”, revela.

Meme da fanpage Ajuda, Luciana.
Meme da fanpage Ajuda, Luciana

Depois do candidato do PSDB, seria a vez do apresentador Danilio Gentili ser emparedado por Luciana Genro. Durante entrevista no programa The Noite, Gentili questionou a candidata por que apoiava as teses de Karl Marx, afirmando que todos os regimes comunistas eram assassinos. Genro declarou que ele deveria estudar um pouco mais para entender que os regimes por ele citados não eram socialistas nem marxistas. Uma página no Facebook – Vai estudar, Danilo – foi criada. Incomodado, o humorista fez um meme comparando Luciana Genro ao líder nazista, Adolf Hitler. A candidata estuda processá-lo.

Para Madeira, os números revelam o “potencial” da candidatura de Luciana Genro. Segundo ele, “quando Luciana é ouvida, muitas pessoas simpatizam”. Com estrutura pequena de campanha e pouco espaço na imprensa tradicional, Madeira diz que a rede é uma aposta. “Dentro das nossas possibilidades, com estrutura e equipe muito pequena, apostamos na Internet para disseminar ao máximo nossas ideias e, de forma dialética, também cavar mais espaço na mídia tradicional. A ressonância da rede ainda é mais em apoios do que em votos por conta da ilusão criada pelas pesquisas sobre o “voto útil””, analisa Tiago Madeira, que também acredita que Luciana Genro pode surpreender nas urnas.

Meme da fanpage Luciana Genro Bolada.
Meme da fanpage Luciana Genro Bolada

 

 



No artigo

4 comments

  1. Paulo Responder

    Torço muito que ela abra um processo contra esse bossal do Danilo Gentli, aluno de Olavo Carvalho

  2. papa Responder

    Esse rapaz, não sabe a diferença entre humor e grosseria, de certa forma, uma espécie de violência… Que pena que a emissora que ele trabalha, tenha que se rastejar a ponto de contratar um apresentador desse fraquíssimo naipe. Tudo em nome da audiência! Que televisão brasileira mais pobre, medíocre e patética!!!!!!!!!!

  3. papa Responder

    Esse rapaz confunde humor com grosseria. Extrapola o bom senso, o respeito ao outro. Humor não é ser grosseiro, tá longe de ser inteligente, legítimo. É uma pena que a emissora que ele trabalha, tenha que se rastejar ao ponto dessa contratação…

  4. kiko maia Responder

    Gosto da sua postura desafiadora e comportamento confiante. Nada lhe abala. Venha o que vier a resposta existe e enquadra. Bjo Luciana.


x