Grupo protesta contra série “Sexo e as Nêga” e picha fachada da Globo; assista

Militantes realizaram "escracho" contra a emissora por conta do seriado. "As mulheres negras têm outro destino que não só a sexualização do seu corpo", diz ativista

1234 10

Militantes realizaram “escracho” contra a emissora por conta do seriado. “As mulheres negras têm outro destino que não só a sexualização do seu corpo”, diz ativista

Por Jarid Arraes

Na noite da última terça-feira (16), um grupo de mulheres e homens negros realizaram um protesto em frente aos estúdios da Rede Globo. Indignados com a nova série global “O Sexo e as Nêga”, os militantes aproveitaram a data de estréia do programa para realizar o que chamam de “escracho”, registrado em vídeo e publicado no Youtube.

Uma representante do grupo, ativista do Levante Popular da Juventude de São Paulo, explica as motivações do protesto, que tem como objetivo denunciar o racismo reproduzido pela rede de televisão. “A gente veio dizer que ‘Sexo e as Nêga’ não nos representa. Não representa porque as mulheres negras têm outro destino que não só a sexualização do seu corpo; e que as mulheres negras se organizam e dizem não para uma tentativa machista e racista da Rede Globo de mais uma vez contribuir com um estereótipo que é dado à mulher negra no Brasil”.

A militante ainda afirma que é necessário debater a respeito da democratização da mídia. Em suas palavras, “a mídia, da maneira como ela está, só atende aos interesses de quem quer fazer manutenção do racismo brasileiro”.

Assista ao vídeo:

Foto de capa: Reprodução



No artigo

10 comments

  1. Tiele Responder

    Nossa que preguiça desse povo. Todo dia tem branquinhas nas novelas fazendo papel de prostitutas e tal, mas ai ninguém fala nada. O preconceito começa pelos negros… Negro não pode fazer papel sexualizado, negro não pode fazer papel de empregado, negro não pode fazer papel de mendigo e blá blá blá!!! Haja paciência!!!

    1. Fernanda Responder

      Não, negro pode tudo! E por isto basta de papéis estereotipados. Ah… Chega também deste seu Papinho de que o preconceito vem do negro, só porque o negro se indigna com o racismo…. Não cola mais!!!

  2. tiele Responder

    Nossa que preguiça desse povo. Todo dia tem branquinhas nas novelas fazendo papel de prostitutas e tal, mas ai ninguém fala nada. O preconceito começa pelos negros mesmo. Negro não pode fazer papel sexualizado, negro não pode fazer papel de empregado, negro não pode fazer papel de mendigo e blá blá blá!!! Haja paciência!!!

    1. Fabiana Responder

      Tiele, me fale de 20 personagens negras e de negros que não sejam cômicos, que tenham um bom nível de estudo, tenham famílias bem ajustadas, que sejam orgulhosos de sua estética na história de toda a televisão brasileira. Agora me diga 20 personagens com essas características que sejam brancos. Bem mais fácil, não é?

  3. AIHU Responder

    TIELE, VC TRABALHA NA RED GLOBO? E BLA BLA BLA…PORQUE O GLOBO JA CONTAMINOU SEU CERBRINHO…HAJA PACEINZA COM RACISTAS? SEXISTAS, HOMOFOBOS? JAMAIS.

  4. Nick Responder

    Preguiça desse povo mesmo, estamos chegando na numa situação em que negros e homossexuais tornam-se INTOCÁVEIS.

    90% dos papeis de biscates em novelas são interpretados por atrizes brancas. Para vai, mania de perseguição da porra.

    Porque não perguntam ás atrizes negras que estão interpretando tal papel, pensam disso? Chamar o Miguel Falabela de NAzifacista? kkkkk isso sem é racismo e dos bão! Preguiçaaaaaaa

  5. enganado Responder

    Se a Globo não tem respeito pelo cargo da Sra. Dilma, vai ter pelos mais pobres! NUNCA! Na Revista de Domingo do dia 14/set, qdo o piadista (ñ sito o nome, tenho pudor), fez blague: “… peidaram … ” com o nome da Presidenta, mãe/avó/autoridade (gostem ou não)/… . Esta é a ponta do iceberg, protestem mesmo e não deixam passar NADA! Porque no caso da Presidenta, fica a vergonha para nós, só para os verdadeiros cidadãos Brasileiros, que se tentam defender o Aécio se nivelam pela mesma medida do candidato. Então “Minhas Carinhosas/Respeitosas/Humilhadas “NEGAS” fica aqui o meu protesto na mesma altura e teor contra esses esnhores que ainda se acham senhores de engenhos que podem tudo, e qdo nós mortais somos obrigados a bater palmas por seus desmandos/falcatruas/mentiras/racismo … . Cadê o DARF, pago?!

  6. IRENE DOS SANTOS SIMPLICIO Responder

    É NECESSÁRIO MAIS RESPEITO COM AS MULHERES NEGRAS

  7. eric codo Responder

    parabéns a todos os que foram para as ruas.

  8. willian Responder

    Bandos de desocupados,fazem protesto e ao mesmo tempo vandalismo e baseball,a globo nao ta nem ai pra vcs e nem para a opinioes de cca otarios.o seriado continua.


x