Dilma rebate Miriam Leitão no Bom Dia Brasil

Presidenta afirma que país está numa posição "defensiva em relação à crise internacional, protegendo emprego, salário e investimento" e que Banco Central independente seria colocar um "quarto poder no Brasil"

678 10

Presidenta afirma que país está numa posição “defensiva em relação à crise internacional, protegendo emprego, salário e investimento” e que Banco Central independente seria colocar um “quarto poder no Brasil” 

Por Redação

Na manhã desta segunda-feira (22), entrevista com Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, foi exibida no Bom Dia Brasil, da TV Globo. A presidenta rebateu números trazidos por Miriam Leitão, que levariam a crer uma situação econômica internacional favorável. Isso ocorreu, por exemplo, quando a jornalista afirmou que a Alemanha cresce a 1,5%, e o Brasil, a 0,3%. “Não, a Alemanha não está crescendo 1,5%. A Alemanha está crescendo 0,8%, e há dúvidas a respeito da continuidade. Tanto é que o índice, aquele Zeus, que mede a confiança do empresariado na economia cai pelo nono mês consecutivo”, retrucou Dilma.

De acordo com a presidenta, neste semestre ainda há a queda no crescimento chinês e de países vizinhos.  “A situação no mundo é extremamente problemática, nós não temos mercados.” E completou: “O Brasil está na defensiva em relação à crise internacional, protegendo emprego, salário e investimento. Três variáveis que nós protegemos: emprego, salário e investimento”.

Em outro momento, Leitão tentou contestar a petista sobre sua posição contrária à independência do Banco Central, mencionando o caso do Reino Unido, onde o Partido Trabalhista concedeu autonomia ao órgão. Dilma foi categórica: “Ora, Banco Central independente nos termos do Brasil é simplesmente colocar um quarto poder na Praça dos Três Poderes”, replicou, referindo-se ao poder de decisão que os banqueiros teriam caso isso de fato acontecesse.

Leia também, na Fórum Semanal: Eleições 2014 – A economia no centro dos debates

Os jornalistas também questionaram Dilma sobre sua campanha no rádio e na TV, que, de acordo com eles, “bota medo nas pessoas” em relação à eleição de Marina Silva. “Tudo o que eu falo está no programa da candidata”, respondeu a presidenta, pontuando que não está amedrontando as pessoas. “Eu acho que estou alertando”, disse. Ela comentou pontos do programa da pessebista que considera fracos, como redução do papel de bancos públicos e o impacto que isso pode ter em políticas como o Minha Casa Minha Vida.”O governo coloca um subsídio nesta faixa [de pessoas com renda de até R$1,6 mil] entre 90% a 95% do valor do imóvel. Passa isso para banco privado, nunca esse país vai ver uma casa própria para população mais pobre”, contestou.

dilmanos tts
(Reprodução/Twitter)

Chico Pinheiro lembrou o parecer do procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, de que a propaganda eleitoral de Dilma é “tendenciosa”e “que poderia gerar estados emocionais desapegados da experiência real”. A candidata, mais uma vez, refutou os comentários. “Meu querido, ele pode ter a opinião dele”, declarou. “Isto vai ser julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral. O tribunal vai ter de dar uma opinião. Do meu ponto de vista, eu quero o meu direito de defesa.”

A entrevista com Dilma repercutiu nas redes sociais. No Twitter, duas hashtags ficaram entre os assuntos brasileiros mais comentados no microblogue, os Trending Topics: #BomDilmaBrasil e #DilmanoBomDiaBrasil.

 

(Foto de capa: Reprodução/Facebook)



No artigo

10 comments

  1. Luiz Guilherme Responder

    Este site é VENDIDO à esquerda comunista!
    Mente igual à Mentilma no Bom Fia
    Miriam prá Presidente!

    1. Edson Silva Responder

      Caro Luiz Guilherme, se esse é seu nome mesmo, nós somos socialistas sim! E não temos medo de falar abertamente isso, diferente de muitos neoliberais sem base teórica! Ou seja, Maria vai com as outras…

      1. José Gonçalves Responder

        O capitalismo não é um monstro como vocês divulgam. Apenas favorece aqueles que se planejam e trabalham. A existência da miséria não é por culpa de um sistema econômica e sim por causa de um governo extremamente corrupto.
        O socialismo entrega os meios de produção ao governo. Imagine um governo extremamente corrupto controlando todos os meios de produção de um país? Você entregaria as chaves de sua casa e de seu carro a um bandido?

    2. Bruno Oliveira Responder

      Você deve estar de brincandeira. Cada vez é mais claro o mal que Olavete e Veja fizeram ao debate político nesse país.

  2. Revoltado Responder

    Acho que esses comentários são falsos. Não é possível que alguém ache aquela embromação da Dilma fazendo discurso para passar o tempo assim evitando mais perguntas constrangedoras.
    Ela é muito prolixa e não tem articulação para fazer sínteses e responder objetivamente.

    1. Nolasco Responder

      Meu amigo Revoltado( deve ser dá elite, por isso Revoltado) acredito que você confundiu as entrevistas. Esse comentário seria melhor aplicado a da outra candidata, pois ela é aluna do Gil, que se especializou em embromeition MBM. Não fique Revoltado vá para Miame.

      1. Eliseu Responder

        Nolasca, amiga minha!!! Você também esta mamando nas tetinhas já murchas???

    2. BETO Responder

      Concordo plenamente. A impressão que tive é que ela enrolava para não dar tempo de responder a outras perguntas ainda mais constrangedoras. Além de ter usado dados falsos para rebater a Mirian. Não achei que foram tendenciosos, basta rever a entrevista do Aécio, que foi crivado de perguntas também difíceis de responder. Fizeram bem o seu papel em ambas as entrevistas e tenho certeza que o farão também com a Marina. Cada um tem o direito de pensar oque quiser em relação a esse ou aquele, mas por favor, não sejamos cegos, surdos e burros. Vamos enxergar em cada candidato seus prós e contras sem deixar que nos manipulem.

  3. Jairo Responder

    Indiscutivelmente a presidente Dilma é a mais bem preparada.Quem manda contra não pensa no próximo.

  4. Pipo Responder

    Sem dúvidas é a candidata melhor preparada entre os três. E sim, os repórteres da Globo foram escrotos na entrevista, sem respeito, sobretudo a Pig.


x