Ebola: pior cenário possível é de 1,4 milhão de infectados até fim do ano

Centro norte-americano estima que, sem ações imediatas para quarentena, a epidemia atingirá 1,4 milhão de pessoas até janeiro de 2015.

277 0

Centro norte-americano estima que, sem ações imediatas para quarentena, a epidemia atingirá 1,4 milhão de pessoas até janeiro de 2015

Por Redação

Se não houver melhoras na contenção do vírus, Libéria e Serra Leoa podem encarar de 500 mil a 1,4 milhão de casos de ebola até janeiro de 2015, de acordo com o relatório de “pior cenário possível” do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), em Atlanta, nos EUA.

“Se a condições continuarem sem intervenções, os casos continuarão a dobrar a cada 20 dias, e o número de casos no oeste da África alcançará, rapidamente, níveis extraordinários”, lê-se no relatório. Para realizar a estimativa catastrófica, o CDC partiu da presunção de inúmeros casos não relatados.  As populações da Libéria e Serra Leoa são de 4,3 milhões e 6,1 milhões, respectivamente, sendo que o modelo ainda não inclui o país vizinho Guiné, que meses atrás foi o principal foco do surto epidêmico do vírus.

Outra estimativa realizada pela equipe de resposta ao ebola, da Organização Mundial de Saúde, prevê até 21 mil casos de infecção com o vírus nos três países até o mês de novembro, o que significa um número três vezes maior do que o atual.

Todavia, o diretor de estratégia da organização Chris Dye afirmou duvidar que a estimativa de mais de 20 mil casos se concretize, por acreditar que as medidas de controle passem a dar resultados brevemente: “Se começarmos a desenhar curvas exponenciais sobre o futuro, rapidamente chegaremos a centenas de milhares ou até milhões de casos”.

ebola stats
Casos confirmados e de mortes por Ebola / Fonte: OMS (20/09/2014) / Reprodução: Bloomberg



No artigo

x