Catalunha terá plebiscito sobre independência

A consulta popular está marcada para o dia 9 de novembro. Porém, o governo espanhol não reconhece a medida e já manifestou que deve questioná-la judicialmente.

326 0

A consulta popular está marcada para o dia 9 de novembro. Porém, o governo espanhol não reconhece a medida e já manifestou que deve questioná-la judicialmente

Por Redação

Neste sábado (27), o presidente da comunidade autônoma da Catalunha, Artur Mas, assinou um decreto que estabelece a realização de um plebiscito sobre a independência catalã. A cerimônia aconteceu no Palau de la Generalitat, em Barcelona. Na ocasião, ficou estabelecido que a consulta popular será feita no dia 9 de novembro. “Queremos votar. Queremos decidir. E agora temos o marco adequado para fazê-lo”, disse Mas após a assinatura do documento.

Porém, o governo espanhol não reconhece a medida e já manifestou que deve questioná-la judicialmente, além de fazer “o que for possível” para impedir a realização da consulta. Analistas apontam para os efeitos do recente plebiscito de independência da Escócia para os separatistas catalães, já que, apesar de ter resultado na permanência do país no Reino Unido, a iniciativa permitiu que os escoceses também pudessem escolher seu próprio destino nas urnas.

Foto de capa: Wikipedia



No artigo

x