Ativistas LGBT organizam ação judicial coletiva contra o candidato Levy Fidelix

O TSE declarou que, para punir o candidato, tem de ser acionado externamente. De acordo com ativista do Coletivo de Feministas Lésbicas, mais de 200 pessoas já estão mobilizadas para encaminhar uma ação judicial coletiva e acionar o Tribunal

1790 26

O TSE declarou que, para punir o candidato, tem de ser acionado externamente. De acordo com ativista do Coletivo de Feministas Lésbicas, mais de 200 pessoas já estão mobilizadas para encaminhar uma ação judicial coletiva e acionar o Tribunal

Por Marcelo Hailer

As declarações homofóbicas do candidato à presidência da República, Levy Fidélix (PRTB), no debate de ontem (28), realizado pela TV Record, causaram revolta na comunidade LGBT e em defensores dos Direitos Humanos em geral. Um protesto contra o candidato está agendado para este fim de semana e agora ativistas estão organizando uma ação judicial coletiva contra Fidelix por incitação ao ódio e danos morais coletivos.

Ao ser questionado pela candidata Luciana Genro (PSOL) a respeito da criminalização da homo-transfobia e casamento igualitário, Levy Fidélix iniciou dizendo que se tratava de “um assunto pesado” e que era preciso “reagir” contra a população LGBT. “O Brasil tem 200 milhões de habitantes, daqui a pouquinho vai reduzir para cem. Vai para a Paulista, anda lá e vê, é feio o negócio, né? Então, gente, vamos ter coragem. Nós somos maioria, vamos enfrentar essa minoria. Vamos enfrentá-los. Não tenha medo de dizer que ‘sou pai, uma mãe, vovô’, e o mais importante é que esses que têm esses problemas realmente sejam atendidos no plano psicológico e afetivo, mas bem longe da gente, bem longe mesmo porque aqui não dá”, declarou.

Logo depois da resposta homofóbica, o assunto viralizou na rede. Várias manifestações foram organizadas e, indignados, ativistas questionavam a possibilidade de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) punir o candidato por discurso de ódio e incitação à violência. À reportagem da revista Fórum, a assessoria de comunicação do TSE declarou que, para o Tribunal agir, é necessário que ele seja acionado externamente.

De acordo com a ativista do Coletivo de Feministas Lésbicas (CFL), Irina Karla, mais de 200 pessoas já estão mobilizadas para encaminhar uma ação judicial coletiva e acionar o TSE. Como o debate foi realizado no estado de São Paulo, os ativistas também pretendem enquadrar Levy Fidelix na lei estadual 10.948/02, que pune atos homofóbico; entre eles, discursos de ódio.

Por fim, Irina Karla afirmou que o discurso do candidato, em pleno debate eleitoral, pode encorajar pessoas a agredirem LGBTs. “Ao ouvir o candidato associar a pedofilia à homossexualidade, me senti ofendida. Não sou criminosa, nunca abusei de uma criança. E ainda continuou dizendo que é só olhar para a Paulista, que a coisa está feia lá. Nos últimos três anos, nós não andamos mais tranquilos na Paulista, temos medo de levar lampadadas no rosto, de apanhar, de sermos agredidos, como vamos andar tranquilos lá? Será que as pessoas que já nos agrediam não vão se sentir mais encorajadas a isso? E ainda, para piorar, termina dizendo ‘vamos enfrentar essa minoria’ e que nos quer vivendo bem longe, fazendo lembrar de quando nos colocavam isolados, em clínicas, como doentes ou, ainda pior e mais agressivo, em campos de concentração”, criticou a ativista.

Foto: Divulgação



No artigo

26 comments

  1. enganado Responder

    Desconfio que nem muita ignorância não cabe dentro desse energúmeno, ele é limitado até no tamanho. Penso que ele não suporta e se der efeito contrário está arriscado querer começar a pensar; aí ninguém chega perto por causa do odor.

  2. Márlin Responder

    Tenho meod medo desse Brasil fascista que tem surgido nos últimos tempos. E se ao dizer que os homo LGBT devem sim ser tratados curados, e bem longe daqui, se isso não é incitar a segregação, não sei mais o que vem a ser isto.

  3. peters Responder

    enganado .. lamentavel seu comentario mostra o quanto vc se igualou a ele no seu pre conceito

  4. ..é triste a situação de alguns, presos em sua própria ignorância.. Responder

    Triste mesmo, nos dias de hoje infelizmente Adolf Hitler teria ainda seguidores.. Como eu já escrevi, repito aqui meu comentário: “Triste de ver como existe muitoooo, mas muitooooo ser humano escroto!!!!!! Falo aqui dos ignorantes de plantão, os preconceituosos que propagam discórdias e ajudam a espalhar violência. Estava lendo sobre o debate, reportagens, e fiquei assustada de ler certos comentários de apoio ao tal Fidélix, muita gente com síndrome dos Deuses, achando que tem algum poder de julgar e apontar o dedo. Em relação ao que o candidato #Fidélix falou, só digo uma coisa, quem não deveria ter reproduzido era a mãe desse candidato, ou a mãe dos ignorantes que o apoiam! Porque pelo visto tem muita merda andante por ae, e que infelizmente vai reproduzir e criar mais seres escrotos como ele.. Amor e respeito ao próximo é o mínimo para se viver bem, e isso vale a todos! Se um ser humano tem a capacidade de amar o próximo independente de quem seja, esse não é um ser humano ruim com certeza, e sim aquele que aponta, ve erro nas diferenças e apoia grupos de pessoas tão extremistas que acham lindo espalhar o preconceito, muitas com violência extrema. Se te incomoda o relacionamento amoroso alheio, vc precisa de um psiquiatra! (como diria o Dr Drausio Varella). Cada um deveria cuidar da sua vida, se precupando em ser alguém melhor para o mundo! Imposições e atitudes como a deste candidato, e de muitos pastores e pessoas que os seguem por ae, são idênticas a de certo ditador Alemão que matou milhares de pessoas por seguir esse tipo de pensamento. Triste de ver como o mundo não evoluiu quase nada…”

  5. Linda Responder

    Esses argumentos ridiculos de Fanaticos religiosos que o sexo so tem finalidade reprodutiva. coloque uma mulher e uma pomba em um ilha deserta e espere 9 meses para ver se dali saira uma crianca! kkkkkkk!!

  6. antonio Responder

    estranho isso.. agora, dizer contra o tal do lgbt é um crime.. uma discórdia.. é errado vc não gostar desses tais.. é errado vc querer falar contrário a estes. um movimento de pederastia está aser implantao na mente deste povo. deste povo fraco e burro, do tamanho de um Brasil. de um Brasil que não sabe votar e depois reclama.. de um Brasil que vota num palhaço, como ao caso do tiririca, e depoisn reclama não ter representantes de si, lá na bancada de poder.. é difícil! agora não há voz para aqueles que divergem do conteúdo pragmático destes tais homoafetivos.. dizer contra as bichas é dizer contra a humanidade? hah! eu acredito no respeito. eu acredito na convivência civilizada. e também na indicação de lugar e lugar.. agora, eu nãoa credito que: em um país com 200 milhões de habitantes, não se possa dizer que não se gosta de bichas.. hah! vsfd!

  7. Jiçara Martins Responder

    Como mãe de 3 filhos/a, um hetero, uma filha hetero e um homossexual, afirmo que a ‘minoria” citada pelo sujeito, se torna uma imensa maioria, pois são filhos e filhas, irmãos, irmãs, netos e netas, sobrinhos/as, amigos, amigas amados/as por todo um núcleo de pessoas evoluidas que os/as ama incondicionalmente.
    Temos que viver distantes, bem distantes desse senhor dealma repugnante, que sequer conhece os princípios da vida, e se arvora a falar de vida.Tenha certeza que o senhor mostrou seu ódio por pessoa ou pessoas de seu próprio núcleo. E ódio por si mesmo, muito comum em homofóbicos..

  8. Cleusa Dias Responder

    É tão triste ver atitudes e ouvir coisas assim hoje em dia.
    Eu não entendo porque una pessoa não tem o direito de seguir o caminho que quer sem ser julgado. Porque uma pessoa não pode viver tranquila com sua escolha sem ser discriminada?
    Com quem o outro quer ter relações não deveria incomodar tanto. Essa é uma escolha individual, cada um tem o direito de ser desde que, não afeta ninguém. E sinceramente, no que me agride se fulano vai transar com um homem ou mulher? Em nada!!!
    Então gente, procure a sua felicidade, e deixe que o próximo também seja feliz, a sua maneira.

  9. Cleusa Dias Responder

    É tão triste ouvir hoje em dia coisas assim. Porque uma pessoa não pode ser feliz como quer? No que vai me atingir se fulano quer ter relações com homem ou com mulher? Realmente em nada.
    Se eu posso escolher o que me faz feliz porque todos não podem ter o mesmo direito?
    Todos devem ter o direito de fazer suas escolhas, serem como realmente são sem serem julgados por isso.
    Com quem eu durmo não muda meu caráter!

  10. luiz Responder

    estranho isso.. agora, dizer contra o tal do lgbt é um crime.. uma discórdia.. é errado vc não gostar desses tais.. é errado vc querer falar contrário a estes. um movimento de pederastia está a ser implantado na mente deste povo. deste povo fraco e burro, do tamanho de um Brasil. de um Brasil que não sabe votar e depois reclama.. de um Brasil que vota num palhaço, como ao caso do tiririca, e depoisn reclama não ter representantes de si, lá na bancada de poder.. é difícil! agora não há voz para aqueles que divergem do conteúdo pragmático destes tais homoafetivos.. dizer contra os pederastas é dizer contra a humanidade? hah! eu acredito no respeito. eu acredito na convivência civilizada. e também na indicação de lugar e lugar.. agora, eu nãoa credito que: em um país com 200 milhões de habitantes, não se possa dizer que não se gosta de homoafetivos.. hah! vsfd!

    1. oliver Responder

      Não precisa gostar ou aceitar, agora incitar o ódio, dizer que são doentes e tal, isso é d+, e foi isso que esse fdp fez. Ignorante ao extremo, dá até pena de uma pessoa dessa.

  11. Sidney Responder

    Estou cansado de tudo isso. Quero mais é que o mundo sw exploda.

  12. OBSERVADOR Responder

    Boa noite a todos.

    Gosto muito de discutir em cima de fatos e os que vejo são os seguintes:

    1 Homossexual paga impostos, logo tem direitos.

    2 Homossexual é ser humano, por isso deve ser tratado e respeitado como tal

    3 Como citei acima, homossexual é HUMANO e não SUPER HUMANO ou SOBRE HUMANO, por isso já tem todos os seus direitos ( ou grande parte deles ) garantidos pela constituição federal como cidadão, e não como uma categoria acima do bem e do mau.

    Sou evangélico e segundo a biblia, o amor de Cristo é para todos, o que não significa que concordo com as práticas homossexuais, mas sim com o respeito a escolha de cada um tanto de ser homossexual como de ser heterossexual sem imposição de nenhuma das partes.

    1. oliver Responder

      Sim, nem mais nem menos. É a igualdade que deve ser respeitada. O ser humano.

    2. Slash Responder

      Parabéns. O país precisa de mais evangélicos como vc e de menos fundamentalistas evangélicos como os da Assembleia de Deus(do Silas Malafaia).

  13. Cibelle Jovem Leal Responder

    Vejam a tamanha ignorância que parte de Thiago Miranda ao reduzir gays a “dar a bunda”, e reflitam: vale a pena debater com essa criatura??? Deixa ele pensar da forma que quer, e imbecilmente acreditar que tá tendo “liberdade de expressão” Liberdade de expressão não significa expelir “bosta” pela!!! Sinto é pena de gente assim…

  14. luciano Responder

    PESSO QUE LEIA TODA A MENSASLJEM
    Desacordo em alguns pontos mas concordo em outros,sou eterno e só queria que os heteros e os homo vivessem em harmonia desde que não agridissemos uns aos outros mesmo com palavras,pois nem homo nem eterno suportara ser agredido de forma alguma, nisto eu concordo…
    Concordo com o casamento civil por a questão de formalização da familia homosexual perante a lei, Mas não concordo com o casamento religioso porque a bíblia não pode ser reeditada…
    Fasso um apelo a todos os homosexuais. Busquem seu espaço na sociedade pois vcs tem todo direito,mas procurem fazer respeitando a religião,envolvendo o minimo pocivel a questão religiosa,pois como vcs querem um lugar na sociedade onde são respeitados nos heterossexuais do mesmo modo…
    Obrigado por ler esta mensagem!!!

    1. oliver Responder

      Desde quando a religião foi feita só para héteros? É por isso que não faço questão de religião, tds se acham os escolhidos, parece que estamos vivendo no antigo testamento. Jesus veio para quê???

  15. A plebe Responder

    Assisti o debate e o Levy não falou nada de mais. Ele disse: ” A parelho excretor não reproduz “. Os homosexuais se utilizam desse aparelho pra fazer sexo e todo mundo sabe que é verdade. Logo ele falou a verdade. Se os homosexuais se escandalizarem por essa declaração é porque eles mesmo sentem vergonha do que praticam e se sentem ofendidos com sua realidade opcional. Não vejo crime algum cometido por Fidelis

  16. Milka Responder

    Querem”formar” uma nova ditadura no Brasil, porém nessa nova ditadura os homosexuais falarão o que quiserem e os heterossexuais terão o direito e o dever de apenas permanecerem calados! Liberdade de expressão não é HOMOFOBIA, tentar impor opiniões isso sim é HETEROFOBIA ! Sou cristã e já fui chamada diversas vezes de alienada ( direta e indiretamente, principalmente pelo facebook kkkkkk), e apesar de saber que esse adjetivo passa bem longe de mim, tô nem aí, sabe por quê? Por que vivemos em uma democracia, bem vindo ao mundo onde se pode falar e ao mesmo tempo se pode OUVIR! E vamos em frente, afinal o que tem de coisas que realmente importam para serem discutidas nesse país nem a homofobia, nem a heterofobia prevê , talvez a economia sim…rsrsrs

  17. nascimento Responder

    eu, particulamente tenho o seguinte pensamento: em um contexto geral, a sociedade é conservadora, racista, homofóbica, deshumana,inconscequente, injusta, maldoza, covarde,corrupta,hipócrita,criminosa mentirosa,inrresponsável,solidária, honesta, passiva, ativa,responsável, humana, bondosa, sensata, razoável, humilde, compreessiva.
    E no entanto,a cada ser humano,é aplicácel alguns destes adjetivos, eu como hetéro, sou a favor das liberdades individuais, de idéias,comportamento,e atitudes, desde que: seja observado a seguinte regra: O meu direito,(como cidadão) , começa ,onde termino o seu, o seu direito, começa, onde termina o meu.
    em outras palavras, se voce é gay, hetero, mult-sistem, esta é uma opção sua.
    As pessoas que são hetero, não tem aceitar atitudes que vão contra os seus princípios, morais, éticos, e religiosos, (que são direitos do cidadão)os que opções (pensamentos e atitudes)diferentes, tem todo direito de ser respeitados, mas uma coisa é voce ter a sua individulidade, e outra é voce querer impor as individualidades, aos demais “diferentes¨.
    eu diversos amigos, amigas, gays, heteros, pretos,brancos, ricos, pobres, jovens, adultos, sras e srs, e respeitos todos, mas cada um dentro do seu universos, de idéias, pensamentos e atitudes.

  18. Marco Responder

    Quanto mais se discute este tema pior é, porque não há acerto entre as partes e nunca haverá. O que deve se fazer é garantir os direitos conforme já consta na lei e pronto, sem inventar nada. No mais os candidatos se utilizam disto para ganhar voto e aumentar sua imagem, querem “uma minoria para chamar de sua”. No dia a dia somos todos iguais e cada um faz as escolhas que deseja pois moramos em um pais livre. A única coisa que tenho observado é que quanto mais se discute mais aumenta a bancada de fundamentalistas dos dois lados, porque o povão gosta mesmo é de barraco, o governo nunca ajudou ninguém em nada, e esperar do governo qualquer coisa é idiotice. Quer ser feliz, faça suas escolhas, viva a sua vida de acordo com o que acredita e pare de esperar qualquer coisa do governo, a vida é muito breve para esperar que as coisas mudem assim de uma hora para outra, até porque os dois lados acreditam que estão profundamente certos, só o tempo dirá quem realmente estava com a razão.

  19. claudio Responder

    abaixo a ditatura gay , não se pode mais expressar a opinião os GAYS estão exgerando , conguistaram o povo hetero na parada gay em SP Ee agora passam da conta. ABAIXO A DITATURA GAY

    1. joão Responder

      Daqui a pouco os gays vão querer direito a vale rola …
      kkkkk
      cambada de vez de ficar enchendo o saco do cara pq vcs nao vao fazer cuidar das suas vidas ..movimento do caralho…

  20. João Responder

    ele ta certo..
    ninguem tem que idolatra vcs não seus homossesuais..
    Pq de vez de ficarem enchendo o cara , vcs não vão fazer um movimento contra a roubalheira do senado, ou um protesto a favor de melhoras na saúde..
    eu tenho pena da suas classe por ser uma classe pobre de espirito que de vez de cuida da suas vidas ficam atormentando a vida dos outros ..
    deixa o cara em paz carralho..

  21. joão Responder

    ta certo levi ….
    apoiado , pq esses gays nao vão cuidar da vida deles em vez de fica enchendo o saco…


x