Ministros do TSE chamam petição do PSDB de “antidemocrática”

O PSDB solicitou abertura de uma auditoria para avaliar os sistemas de votação realizados no segundo turno das eleições presidenciais; o pedido não foi bem aceito pelo TSE, que considerou a atitude prejudicial à democracia do país.

471 1

O PSDB solicitou abertura de uma auditoria para avaliar os sistemas de votação realizados no segundo turno das eleições presidenciais; o pedido não foi bem aceito pelo TSE, que considerou a atitude prejudicial à democracia do país

Por Redação*

O pedido do PSDB apresentado na quinta-feira (30) para a realização de uma auditoria na votação do segundo turno das eleições presidenciais foi não foi bem aceito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com informações do Estadão, quatro dos sete ministros da Corte fizeram críticas ao partido de Aécio Neves e disseram que a tendência é que o pedido seja rejeitado na próxima semana.

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro João Otávio de Noronha, avaliou que não há nada que comprometa a lisura do processo de votação. O PSDB solicitou a abertura de uma auditoria para analisar os sistemas eleitorais por uma comissão de especialistas indicados pelos partidos políticos. Para os ministros, se o PSDB quiser avançar na realização dessa proposta, terá que fazer isso com recursos próprios, utilizando os dados fornecidos pelo tribunal.

A avaliação inicial da Corte é de indignação. Noronha chegou a classificar a atitude dos tucanos como “prejudicial” à democracia do país. Os ministros consideram que as informações disseminadas nas redes sociais sobre fraudes eleitorais são insuficientes para dar respaldo a esse tipo de denúncia. O TSE destacou que os partidos políticos, inclusive o PSDB, participaram da verificação do software das urnas eletrônicas, assim como acompanharam todo o processo eleitoral com suas equipes jurídicas.

Foto de capa: Agência Brasil



No artigo

1 comment

  1. Tânia Carneiro Responder

    O mês 11 está começando e, o senador Aécio, certamente irá puxar o extrato bancário para verificar se o seu salário, pago pelo POVO, está certinho, $$$$ até os centavos.
    Senador! Vá trabalhar para fazer jus ao que vc ganha, que não é pouco. Chega de usar a nação brasileira.


x