Em 2013, as polícias do Brasil mataram 2.212 pessoas, aponta relatório

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a polícia mata, em média, 6,11 pessoas por dia.

699 3

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a polícia mata, em média, 6,11 pessoas por dia

Por Redação

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, organizado pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), as polícias do país mataram, durante o serviço, 2.212 pessoas em 2013. São, em média, 6,11 mortos por dia. Segundo o levantamento, o número é menor do que em 2012, que registrou 2.323 pessoas mortas.

Para os organizadores do relatório, a queda não aponta uma “melhora ou tendência” e é preciso rever “o padrão de atuação das forças policiais”. O anuário feito pelo FBSP também mostra que, nos últimos cinco anos, a polícia matou 9.691 pessoas. Somado este número com o de pessoas mortas por policiais fora de serviço, a quantidade chega a 11.197.

O número de policiais mortos também aumentou em relação a 2012: foram 490, 43 a mais do que no ano passado. A média nacional é de 1,34 policial assassinado por dia. Desde 2009, 1.170 agentes foram mortos e a maioria dos casos aconteceu quando o profissional não estava em serviço. O estado do Rio de Janeiro é o que possui o maior número de policiais assassinados fora de serviço, com 104, seguido de São Paulo, com 90, e Pará, com 51.

Outro dado que é levantado pelo estudo é o Índice de Confiança na Justiça Brasileira (ICJBrasil), apurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). De acordo com o levantamento, 33% dos entrevistados afirmam “confiar ou confiar muito” no trabalho da polícia. A porcentagem é três vezes maior que a levantada no ano passado. Foram entrevistadas 7.176 pessoas em oito estados.

Foto: Nogueirense



No artigo

3 comments

  1. Fernando Antunes Responder

    Pode parecer muito mas não é, quanto confrontos armados no Brasil nós tivemos, muitos mais de 5000, quantos policiais mortos? Muito mais de 300, ou seja 2212 pessoas em uma nação com 80.000 mortos por ano é muito pouco triste realidade.

    Agora o que não é pouca é a defesa de bandidos e criminosos nesse país, reclamam da polícia mas a esquerda e o governo que permitem que os bandidos fiquem soltos e contribuem para esses números. Onde já se viu um assassino ficar 2 anos presos, assaltantes perigosos ficarem 1 ano na cadeia e reclama da letalidade da polícia no Brasil?

    Sinceramente não sei que país vcs vivem, ou melhor longe da realidade da polícia.
    Mataram 2000 mais quantos foram salvos? Já se perguntaram que um assaltante no Brasil morto indiretamente salva dezenas de vitimas? Um assassino salva dezenas de vitimas? Quanta vitimas o Brasil tem por ano não seria essa a pergunta?

    Façam novas pergunta que as coisa mudam enquanto ficarem reclamando da polícia ela vai matar mesmo pois em algumas regiões e logo sera em todas é matar ou morrer.

  2. Carlos Antunes Responder

    http://www.youtube.com/watch?v=8lgYfdvC3EA

    Um bom vídeo para quem defende bandido, porque Brasil a realidade é essa a todo tempo. A besta humana se acha muito civilizada culpa a polícia pelo reflexo da violência que ela é e quer resolver o problema com burocratas estatais e militantes políticos contaminados ideologicamente, China, Japão, USA copiem o modelo dele talvez a coisa muda enquanto a polícia tiver toda responsabilidade da podridão que o governo apoia como bailes funks, educação familiar falida, escola falida, relativização do crime, a polícia vai matar para se defender de um governo que só fala mas não faz nada ou melhor ajuda a piorar.

  3. Mauricio Rezende Responder

    Traficantes em uma cidade vizinha a minha com 80000 habitantes +- mataram 300 pessoas a polícia matou um vagabundo em confronto.

    Pesquisa é de algum centro de esquerda só pode ser, a população não anda na rua em paz e estão preocupados com a “violência” da polícia, e as verdadeiras vitimas? 50000 por ano? Precisamo de pena de morte urgentemente, querem o que que os policiais não se defendam? Bandidos brasileiros estão preocupados com leis?


x