Eleonora Menicucci deve deixar Secretaria de Mulheres para assumir pasta de Direitos Humanos

A advogada Rita Sipahi é a mais indicada para comandar a SPM. Assim como Eleonora, ela é ex-militante e dividiu a mesma cela com a presidenta Dilma durante a luta contra a ditadura militar.

643 0

A advogada Rita Sipahi é a mais indicada para comandar a SPM. Assim como Eleonora, ela é ex-militante e dividiu a mesma cela com a presidenta Dilma durante a luta contra a ditadura militar

Por Redação

O nome da advogada Rita Sipahi está sendo apontado como o mais provável para comandar a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em substituição a Eleonora Menicucci, que deve virar ministra da Secretaria de Direitos Humanos. Tanto Rita quanto Eleonora dividiram a mesma cela com a presidenta Dilma Rousseff, quando ela foi presa na luta contra a ditadura.

Rita Sipahi é atualmente conselheira na Comissão de Anistia, ligada ao Ministério da Justiça. Ela atuou no Partido Revolucionário dos Trabalhadores (PTR), organização que ajudou a fundar, e na Ação Popular (AP), tendo sido presa e torturada pelos militares nos anos 1970.

Já Eleonora é socióloga, feminista e filiada ao Partido dos Trabalhadores desde a sua criação. Entre as ações realizadas durante sua gestão na SPM, destaca-se o combate à violência contra a mulher, além da prioridade dada ao público feminino nos programas sociais do governo federal.

Foto de capa: Palácio do Planalto



No artigo

x