Lula dará depoimento à Comissão Nacional da Verdade

Ex-presidente foi perseguido e preso pela ditadura militar; ele será ouvido na próxima segunda-feira (8).

394 0

Ex-presidente foi perseguido e preso pela ditadura militar; ele será ouvido na próxima segunda-feira (8)

Por Redação | Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Na próxima segunda-feira (8), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falará à Comissão Nacional da Verdade (CNV). A informação foi ciondedida ao jornal O Estado de S. Paulo pelo advogado e professor Pedro Dallari, coordenador da comissão. Apesar de confirmar o depoimento, Dallari não soube dizer o local e horário em que ocorrerá.

Lula foi perseguido e preso pelo regime militar. É o segundo ex-presidente a ser ouvido pela comissão. O primeiro foi Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que prestou declarações no último dia 26.

Dallari disse ao Estado que ambos foram escolhidos por seu envolvimento com a investigação de crimes cometidos pela ditadura militar. “Os dois tiveram grande engajamento. Fernando Henrique é o responsável pela criação e instalação da Comissão Nacional Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, em 1995. E o presidente Lula enviou ao Congresso o projeto de lei que deu origem à Comissão Nacional da Verdade”, argumentou.

Os depoimentos de Lula e FHC não serão incluídos no relatório final, que será entregue à presidenta Dilma Rousseff na próxima quarta-feira (10). Farão parte do acervo de documentos que ficará no Arquivo Nacional, à disposição do público.



No artigo

x