2014: 10 entrevistas publicadas na Fórum que você deveria ler

Entre as entrevistas que realizamos no ano, selecionamos dez imperdíveis, pelo tema de que tratam ou momento em que foram feitas. Confira.

696 0

Entre as entrevistas que realizamos no ano, selecionamos dez imperdíveis, pelo tema de que tratam ou momento em que foram feitas. Confira

Por Anna Beatriz Anjos

Os momentos finais de um ano são frequentemente utilizados para se repensar o que foi feito durante 0s 365 dias anteriores. A equipe da Fórum também fez sua reflexão e elegeu dez entrevistas imperdíveis feitas por nós em 2014.

Abaixo, você as encontra listadas por ordem cronológica:

1. Karina Buhr

A cantora falou à Fórum ainda no começo do ano, em fevereiro. Com espontaneidade de sobra, conversou sobre feminismo, manifestações, direitos autorais e Copa do Mundo (que, àquela época, ainda estava por vir).

(Lenilton Lima)
(Lenilton Lima)

2. Lovelove6

A quadrinista Gabriela Masson, mais conhecida como Lovelove6, é autora da história em quadrinhos Garota Siririca, das zines “A Ética do Tesão na Pós-Modernidade I e II” e de tirinhas do “Batata Frita Murcha“. Em seus desenhos, aborda temáticas relacionadas ao feminismo e à sexualidade das mulheres.

(Beatriz Perini e Rodolfo Brasil)
(Beatriz Perini e Rodolfo Brasil)

3. Manuela D’Ávila

Eleita deputada estadual pelo Rio Grande do Sul nas eleições deste ano, a deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB) conversou com a Fórum em março, em meio a uma onda de ataques virtuais. Após ter sido vítima de um assalto, internautas encheram suas páginas nas redes sociais de ofensas – algumas diziam que, por ser comunista “ela merecia ser assaltada, pois estava praticando distribuição de renda”.

(Reprodução/Facebook)
(Reprodução/Facebook)

4. Wendy Goldman

Autora do livro Mulher, Estado e Revolução, a pesquisadora norte-americana Wendy Goldman esteve no Brasil em maio para um ciclo de palestras que marcou o lançamento da sua pesquisa por aqui.

(Marcelo Hailer)
(Marcelo Hailer)

5. Ricardo Berzoini 

Nome mais cotado para assumir o Ministério das Comunicações no segundo mandato de Dilma Rousseff (PT), Ricardo Berzoini bateu um papo com blogueiros e ativistas digitais em março deste ano. Renato Rovai, editor-chefe da Fórum, estava no encontro, em que Berzoini defendeu a regulação da mídia e falou sobre diversos outros temas.

(Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
(Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

6. Guilherme Boulos

Uma das lideranças sociais de maior destaque em 2014, Guilherme Boulos, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), concedeu entrevista à Fórum em junho, quando a ocupação Copa do Povo, em Itaquera, zona leste de São Paulo, dava o que falar por conta da Copa do Mundo.

(Alesp)
(Alesp)

7. Ice Blue 

Um dos integrantes do Racionais MC’s, mais importante grupo da história do rap brasileiro, Ice Blue falou ao SPressoSP às vésperas do show que abria as comemorações pelos 25 anos do quarteto, em julho. Durante a entrevista, discutiu temas como racismo, cotas, machismo no rap, funk, entre outros.

(Klaus Mitteldorf)
(Klaus Mitteldorf)

8. Marcelo Freixo

Logo após ter sido reeleito deputado estadual pelo Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (Psol) conversou com nossos repórteres sobre o processo eleitoral, a disputa entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) no segundo turno e as situações que viveu no começo do ano, quando veículos da mídia tradicional tentaram conectá-lo a manifestantes envolvidos na morte do cinegrafista Santiago Andrade.

(Reprodução/Facebook)
(Reprodução/Facebook)

9. Doudou Diéne

Em visita ao Brasil no mês de novembro para participar do seminário “Memória: Alicerce da Justiça de Transição e dos Direitos Humanos”, o senegalês Doudou Diène, presidente da Coalizão Internacional de Sítios de Consciência, ligada à Unesco, deu uma aula sobre os mecanismos que perpetuam o racismo.

(ONU)
(ONU)

10. Thomas Piketty

Autor de “O Capital no Século XXI”, considerado o livro do ano, o economista francês Thomas Piketty foi entrevistado pela Fórum em novembro, quando visitou o Brasil para uma série de palestras.

(Sue Gardner)
(Sue Gardner)



No artigo

x