Minha avó é magra, fashion e perfeita

Dilma Rousseff, presidenta do Brasil, tem 67 anos de idade. Já foi casada, é mãe de uma filha adulta e tem um netinho em fase de crescimento. A não ser pelo fato de ser...

6825 99

Dilma Rousseff, presidenta do Brasil, tem 67 anos de idade. Já foi casada, é mãe de uma filha adulta e tem um netinho em fase de crescimento. A não ser pelo fato de ser economista e possuir o cargo mais alto da nação, Dilma se assemelha com as avós de muita gente: é uma senhora idosa que não se encaixa no padrão de beleza. Mas não são todos que consideram esses aspectos.

Nossa cultura é terrível com as pessoas mais velhas. Os idosos são tratados como fardos inúteis, como se não pudessem mais realizar grandes feitos ou fazer escolhas marcantes em suas vidas. Para além dessa mentalidade comum de que a velhice é uma fase onde nada se pode ou sabe fazer, também vivemos em uma sociedade que repudia o envelhecimento e faz de tudo para negá-lo. Se a pessoa em questão for uma mulher, o preconceito é consideravelmente pior.

Ao contrário dos homens idosos, as mulheres mais velhas não podem se dar o luxo de manter o cabelo grisalho; enquanto Lula e Fernando Henrique Cardoso podem sair por aí com seus belos fios brancos, Marina Silva e Dilma Rousseff não gozam da mesma facilidade: elas precisam recorrer às tinturas caso não queiram virar manchete. Curiosamente, o que as pessoas consideram “desleixo com a aparência” frequentemente se torna sinônimo de “desleixo com a vida profissional”.

Por isso, para uma mulher ser respeitada minimamente em sua atuação profissional, sua aparência física deve atender a critérios rígidos: não pode ser gorda, pois gente gorda é associada a descontrole e preguiça; não pode ser grisalha, porque o “descuido” com o cabelo é visto como falta de zelo; e também não pode ser “feia”, porque ser feia para uma mulher imputa que nenhum homem a desejará. A ligação irracional entre o desejo sexual masculino e a efetividade da capacidade profissional de uma mulher é simplesmente incompreensível, mas o machismo não faz mesmo sentido, só se baseia na misoginia para existir e sai atropelando tudo o que encontra pela frente.

Dilma, mulher pública, não é tratada da mesma forma que as figuras públicas masculinas são tratadas. Homens públicos como Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, não são alvos de análises milimétricas de seus dentes ou de que terno estão usando. Na verdade, os políticos do sexo masculino tem o privilégio de uma vida fashion muito tranquila, já que paletó não tem que mudar de cor, estampa, textura e combinação a cada aparição. Mas Deus nos ajude caso Dilma reutilize o mesmo conjuntinho monocromático em duas ocasiões diferentes!

Se Dilma fosse mais jovem, certamente passaria por cobranças pesadíssimas. Mas sua idade também não é o suficiente para que “peguem leve” com a presidenta. Muita gente esquece que Dilma não é candidata a Miss Chefe de Estado e que não está recebendo a faixa presidencial para ser objeto decorativo. Nenhuma profissional do sexo feminino é decoração ou musa somente por ser mulher. A insistência nessas avaliações físicas é uma falta de respeito imensurável, que atinge todas as mulheres, de todas as idades.

Ainda precisamos superar a ideia de que toda mulher deve se apresentar de forma desejável para os homens, assim como temos que discutir a falta de respeito contra as pessoas idosas, que devem ter o direito garantido de envelhecer sem recorrer ao mercado da beleza e suas incontáveis cirurgias plásticas e intervenções estéticas. Às mulheres, o direito de envelhecer e trabalhar, recebendo a valorização e as críticas justas de acordo com o trabalho que desenvolvem; aos que se escondem sob títulos de comentaristas, um pouco de coragem para que assumam a mediocridade da atuação profissional que possuem sem tentar disfarçá-la com machismo e objetificação feminina.

Foto de capa: Reprodução / Facebook



No artigo

99 comments

  1. celia Responder

    Quanto aprofundamento sobre os comentários do vestido da presidenta! A mídia imperialista é que adora dar ênfase pra futilidade.

  2. Verde ela Responder

    Desconheco o genero do author da matéria, mas repercutir uma futrica produzida numa comunicacao privada entre duas mulheres q, pesarosamente (pra ambas), são 2 jornalistas bem conhecidas (uma, de TV, portanto com maior visibilidade), é mais pesaroso ainda, e descredenciam demais o jornalismo sensacionalista e pobre q prolifera crescentemente em nosso país!

  3. Aline Responder

    Concordo que acho injusto a comparacao de que nos mulheres temos que estar magras e sempre impecáveis para sermos comsideradas boas profissionais. A empresa que trabalhei anteriormente, com chefe mulher, dividia as tarefas usando o critério de quem era mais magra. Absurdo! E injusto! Mas a nossa presidente possui uma pessoa que cuida ou pelo menos deveria cuidar da sua aparencia. E, ela é paga com dinheiro publico, de forma que a cobrança deve existir já que alguém é muito bem pago para tal. Quando vi as brincadeiras nas redes sociais sociais meu pensamento foi imediato ela tem uma assessora de moda! Paga com o meu, com o seu, com o nosso dinheiro :-(

    1. Ruy Responder

      Com assessora ou não ela se veste como quiser. O corpo é dela e ela não deve satisfação a ninguém. 13 bjs

      1. Marise Responder

        Né assim não meu senhor! uma chefe de estado tem tambem a obrigação de zelar pela sua imagem fisica. isso não são trajes nem penteado para se apresentar em público, principalmente quando se recebe uma verba, paga por cada brasileiro e muito bem paga para tal!

    2. Londero Responder

      Concordo!

    3. Alana Responder

      “E injusto! Mas a nossa presidente possui uma pessoa que cuida ou pelo menos deveria cuidar da sua aparencia. E, ela é paga com dinheiro publico, de forma que a cobrança deve existir já que alguém é muito bem pago para tal.”

      A Dilma não ganha salário não, né? Trabalha de favor

    4. ROBERT Responder

      Tudo que sua presidenta faz é com cartão de credito dela ate a viagem dela pra fora foi hotel tudo pago com dinheirinho dela ela não precisa roubar como fizeram ate 13 anos atrás

      1. flama Responder

        Robert, você está doido ou é daqueles militantes que acredita em tudo o que o chefe fala? Se atualize, Robert. Cabeleireiro, costureiro, tudo é pago com nosso dinheiro e nunca antes nesse país viu-se tanta roubalheira PROVADA. Porque a tal privataria tucana nunca foi provada. Cai na real, amigo. Cai na real!

  4. Lima Júnior Responder

    Olá Jarid Arraes, concordo com a sua crônica -não sei se é esse o termo correto ou comentário- mas em duas coisas discordo: aonde descreve machismo e que toda a mulher deve se apresentar de forma “desejável”. Você tendenciou o seu texto para o feminismo culpando exclusivamente o machismo.

    Mulheres são vaidosas por natureza e por causa disso elas carregam também o julgamento. É a velha comparação com a ex do namorado, ser mais “desejável” do que a anterior ou então o repúdio do cara ter a trocado por uma inferior em beleza, como pode trocar uma “mais desejável” por uma “menos desejável” não é mesmo? Porque será que ele trocou dessa forma?

    São as mulheres que compram a moda, compram cosméticos, compram Dr. Hollywood, compram hidrogel, peitões, bundões, os homens não pedem isso. É só passear e ver o físico das mulheres comuns acompanhadas.

    Eu sou um homem que adora mulheres de seios grandes mas já namorei mulheres de seios bem pequenos e não faziam falta. Eu hoje casado posso dizer que adoro ver a minha esposa sem nenhuma maquiagem, adoro ver a beleza natural.

    Eu ouvi da minha esposa e já ouvi até em programas de rádio que a mulher se veste e se arruma pra ela mesma e não para o seu parceiro. Como machismo?

    Esse negócio de beleza e vaidade é tão antiga, sempre as mulheres se produziam para ficarem mais atraentes ou como você diz desejável.

    Eu concordo que as pessoas perderam o respeito com o próximo e principalmente com os idosos. Mal sabem eles o que nos aguardam quando formos idosos. E você Jarid Arraes, já imaginou daqui uns 40 anos os idosos como serão tratados? Já pensou daqui a 40 anos quem serão os jovens adultos e seus costumes?

    1. Marcia Responder

      Caro Lima. Tendencioso é dizer que toda mulher quer se exibir para os homens. Sinto muito lhe dizer que qualquer generalização cai por terra quando nos lembramos que não somos absolutamente iguais (a não ser fisiológica e funcionalmente). Portanto, amigo, se só mulher cuidasse da aparência, aposto que os homens seriam nossos escravos e nossa sociedade seria de amazonas.

    2. Raoni Ochoa Responder

      Bah Lima, tu falou bem o que eu gostaria mas não tive paciência de ter escrito.
      Culpar o homem pela vaidade feminina é um absurdo. A mulher resolveu carregar essa cruz de “ser linda” até o últimos anos de suas vidas, não foi o homem que impôs isso. Normalmente os homens nem notam que suas parceiras cortaram o cabelo ou pintaram as unhas, por exemplo. Uma amiga ou colega de trabalho notaria muito antes.
      A vaidade feminina não tem nada a ver com machismo, nada mesmo.

  5. DINAH CAIXETA Responder

    Acho ridiculo essa comparacao Eliseu,e na velhice apesar de td e melhor ser mulher porque os homens tem impotencia a maior causa de depressao na velhice.Otem que ter cacife pra ter mulher bonita ao lado,o Temmer ,Faustao,Olacir de Moraes,Roberto Justus,Carlos Alberto e tantos outros ,ja vc nen pra corno serve,mulher jovem custa caro e espero que vc tenha grana pra isso ,porque depois so muito viagra,e cuidado ,tem efeitos colaterais.Todo Castigo pra corno e pouco.!

  6. Gerio Responder

    Independente da personalidade, o lance, sem ser preconceituoso mas critico, a Dilma deveria era buscar uma assessoria de moda mais competente. O close nela mostrou um vestido de moda “a la renda” ridículo com orte esgraçado no decote, padrão da renda todo desequilibrado, deu impressão que a “costureira” pegou o tecido e meteu na maquina sem modelar sobre o padrão. E olha que não sou estilista, apenas um design a apreciador de uma bela roupa, que não foi o caso. Preferiria os taièes monocromáticso com viés de seda em contraste, eram bem mais elegantes.

  7. Luciana Vanessa Responder

    Adorei o texto que nos possibilita refletir sobre dois temas importantes da nossa sociedade: a valorização da mulher e a velhice. Quanto ao modelito da presidente Dilma penso que foi adequado a sua idade e a ocasião. Cor e modelo aprovado. Que ela continue tendo muita garra para governar o nosso Brasil. Tenho orgulho de ser mulher e a admiro muito.

    1. mayrluce Alexia Responder

      A Dilma encontrará pela frente durante o seu governo, machistas oposicionistas sejam homens ou mulheres.Nesse país preconceituoso que continua tratando mulheres como resto, doi, irrita e enraivece ver uma mulher guerreira e competente no poder. Aumento de preços e tarifas surgiriam em qualquer governo. Quanto ao seu vestido, estava adequad à ocasião, a sua idade e ao seu gosto.

      1. Simone Responder

        Dói, irrita e enraivece ver uma mulher guerrilheira e incompetente abusando do poder e destruindo o patrimônio nacional. Quanto ao seu vestido, estava combinando com ela.

  8. Ligia Carretta Responder

    A Chanceler Angela Merkel é bem deselegante e bem menos bonita do que Dilma. O caso da presidente é que ela é brasileira e as línguas não cansam. Ela está acima do seu peso normal por doença e realmente a escolha do conjunto rendado não foi feliz.Ela não tem um caminhar leve nem elegante mas isso não é novidade. Quero que ela consiga cumprir as metas anunciadas. Quando à roupa , desta vez não estava legal e não favoreceu. Pior ainda foi uma ministra de vestido verde com cinto vermelho,na primeira fila da foto oficial. HORRIVEL ! Pior até que a nova primeira dama do Rio Grande do Sul com um conjunto de tule transparente. O quadro da dor!!!

  9. Evandro Radd Responder

    Não está em jogo a aparência física ou o visual da presidência ou sua idade. Não tenho preconceitos. É a situação caótica em que se encontra o país e as mentiras da campanha eleitoral. O vale tudo do PT. Aécio ao menos foi honesto ao indicar que Arminio Fraga seria seu ministro da fazenda, indicando claramente qual seria sua politica economica. Dilma, ao contrário, traiu seus eleitores, agora aplica a cartilha neoliberal melhor que o PSDB faria, prejudicando milhões de assalariados e aposentados. Loteia os ministérios com pessoas sem nenhuma qualificação técnica, políticos até com processos judiciais em andamento, com intenção de garantir maioria no parlamento e se manter no poder. A questão é a gestão da presidente e não seu look!!

  10. Fabricio Oliveira Responder

    O ano mal começou, mas isso aí já está no top 10 das maiores idiotices que lerei em 2015.

  11. Gugão Responder

    Bobagem. Não tem que perder tempo com isso. É só uma mulher que ninguém quer pegar. Tem demais por aí. Errados estão os que criticam demais e os que defendem demais.
    É mais simples. Ninguém come isso. E só olhar. Terror!

    1. Rosali Canlin Responder

      Gugão, que tal mudarmos seu apelido para Cuzão? Pelo seu comentário, acho esse apelido é o que melhor se aplicaria à sua pessoa. Aquis nos USA a gente te chamaria de ASS HOLE!

  12. Lu Cavalcanti Responder

    Lima Júnior…boa noite!

    Seu texto tb foi tendencioso, porém para a pessoalidade pq vc se cita e cita situações de sua vida pessoal de modo geral…
    O texto do autor denota uma reflexão de cunho antropológico qdo o refere à mulher “estar bem para o homem” (ou coisa assim)..não estou achando, o texto traz essa evidência em linhas gerais…
    De qualquer forma achei interessante o olhar que vc tem com relação às mulheres; passa a impressão de que vive de maneira menos comum com relação à isso…minhas considerações à vc!

  13. Cacilda Girão Responder

    Muito interessante o artigo! Concordo com tudo que foi dito! Infelizmente, nós mulheres, somos mais visadas nesse quesito aparência… Mas nossa Presidente Dilma ficou muito elegante! As comparações citadas por algumas mídias foram de muito mau gosto! Muitas pessoas não tem noção nenhuma de moda e do modo de se vestir de uma jovem senhora!

  14. sarchis Responder

    Essa mulher é escrota da cabeça aos pés…inclui-se nisso o cérebro!

  15. Luziane Vasconcelos Responder

    Em primeiro lugar , nós vivemos em um país que a cada década vem envelhecendo e não estamos preparados nem educados para convivermos com os nossos idosos.A sociedade continua com a hipocrisia de valorizar apenas a embalagem e dispensando o conteúdo.Se soubéssemos aproveitar mais a vivência e sabedoria daqueles que um dia também viveram sua juventude,com certeza teríamos gerações muito mais preparadas e evoluídas.Mas temos que continuar fazendo a nossa parte , plantando a semente da solidariedade ao próximo , todos somos muito importantes com nossas imperfeições e virtudes,não devemos desanimar ,se cada um de nós despertar o que há de melhor no seu semelhante ,teremos uma multidão se multiplicando a cada segundo.Vivam o que há de melhor,utilizem o dom que cada um tem e proliferem felicidade entre nós .Feliz 2015!

  16. Juvenalfernan@yahoo.com.br Responder

    É simplista a análise. E vai mais uma de mesmo quilate. Avós gordas de 67 anos não são criticadas por sua condição física. Ao encarnarem o amor, a confiança e o acolhimento, só vemos suas qualidades. Mira – se na deselegância da Dilma por razões opostas.

  17. Lúcia sousa Responder

    Eu achou uma falta de futilidade tão grande ,temos que preocupa é com aplica nao com aropa da presidenta

  18. paulo Responder

    Bom, a Dilma é, foi e sempre será feia! Mas isso não vem ao caso. Não dou a mínima pra feiura dela. Não acho que as pessoas desrespeitam ela por ser feia, mas por demonstrar incompetência em seu governo e apoiar muitos amigos corruptos. Mujica também é muito feio e foi muito criticado pelo seu jeito de se vestir, então não venham com esse papinho de que ela é criticada por ser mulher e essa bobajada feminista toda. Desde que fizesse um bom governo aceitaria a Dilma até de barba e careca. Porém, ser feia é uma coisa que não pode ser mudada, mas se vestir com uma capinha de liquidificador aí já é péssimo gosto. Mas, quem cria os ditames da moda não são os homens, pelo menos os héteros. Quem vive ditando padrão de beleza são as próprias mulheres e os gays. Elas aceitam porque querem a ditadura da moda, não tenho nada a ver com isso. Se as mulheres não impuserem respeito a si mesmas e limites no que querem o propblema é delas. São vocês mulheres que vivem comprando revistinhas superfluas de moda e se espelhando nas “celebridades”, então arquem com as consequências por não criarem seus próprios estilos…

  19. Jaque Responder

    O mal da humanidade é a inveja, a lingua felina, interessante é que as pessoas que vi criticando não estão entre as mais belas e muito menos bem vestidas rsrsrsrsrs

  20. Elza Responder

    Pior é a mediocridade partir de quem tem bem poucos atributos para falar de beleza e elegância. Aliás, depois de um discurso de 40 min. alguém falar sobre o andar da autoridade é demonstração pura de imbecilidade e falta de compreensão. Jornalismo e qualidade nas críticas passaram longe dessas criaturas sem moral nem compostura

  21. Gicelda Silva Responder

    Julgar os outros pela aparência é proferir análise de muita pobreza. O que não travestimos, de modo geral, está oculto e chamam-se ideias. #GiceldaMFSemRioGrandenosRS

  22. Dunck Responder

    Lindo, maravilhoso, estupendo, estonteante, magnífico, adequado, sem igual, vibrante, sem comentários e visionário o vestido da Presidenta da República. O detalhe não é a indumentária da Chefe Maior, o é a massa corporal e o biotipo genético, condizentes com com a idade de uma senhora quase septuagenária!!!!

  23. CLEOFAS DA SILVA VIANA Responder

    sou idoso ,mas tenho senso do ridículo,

  24. Dosanjos Responder

    Acho nossa presidenta com 63 anos, é linda, inteligente e “poderosa”, sinto me honrada por ela representar nosso país e nós as mulheres.Os invejosos e machistas que se danem.Se no lugar dela estivesse um senhor de 80 anos sem nenhum dos atributos cobrados, passaria despercebido,ele seria parabenizado por ser mais velho e ainda assim está na ativa.Parabéns Presidenta.

  25. Sofia Responder

    Exatamente! Muito obrigada pelo texto tao lucido.

  26. Paulo de Tarso Responder

    Tive a curiosidade de levar meus olhos e mente por alguns trechos em Literatura de Cordel, Feminismo e Direitos Humanos tateados por Jarid Arraes.
    Fica aqui registrado os meus “Parabéns”!
    Mas, é intrigante como algumas pessoas com tão almejados dons conseguem deturpar ou, digamos, tentar dirigir os “raciocínios” coletivos para uma desvairada e truculenta maneira ideológica Petista…
    Explico:
    – Não existe mais sociedade machista, existe sim um “feminismo” político tentando e, na maioria das vezes, conseguindo incutir na mente dos pobres cidadãos crédulos em tudo que se lê…
    Vejamos:
    – As mulheres se vestes, se empetecam, etc e tals, para outras mulheres e não para os homens ou sociedade, como a cronista tentou nos passar no textos em questão…
    – Idem para os ou as idosas (os)

    Gostaria de tatear meus olhos em texto redigido pela proeminente escritora e colunista Jarid Arraes sobre os “feitos” e “benefícios” públicos de nossa presidenta Dilma.
    É isso!

  27. Sidnei Sousa Responder

    Bom, gostei do texto por um simples motivo: as pessoas arrumam desculpas incríveis para tentar “explicar racionalmente” os preconceitos socialmente instituídos, mas velados, latentes. É só isso. As diversas faces do preconceito estão aí, e a maioria de nós, quiçá todos nós, temos os nossos preconceitos arraigados e os escondemos, buscando constantemente razões para negá-los ao defini-los como pontos de vista. Juguem-me se assim quiserem.

  28. Leitner Responder

    Realmente… ler que Dila é “uma mulher de fibra, corajosa e competente” me divertiu muito… na realidade programas comicos no Brasil nao precisam mais existir… é só ler estes tipos de comentários para poder se dar uma boa risada… que tristeza, que pobreza…

  29. Dora Loiola Responder

    Dilma estava lindíssima de cima dos seus 67 anos de garra, combatividade, competência e atitude! Maior orgulho de ser mulher qd a vejo tomando atitudes duras, qd necessárias, e se sensibilizando e defendendo os menos privilegiados. Coração Valente foi o melhor predicativo que lhe outorgaram. O segundo mandato, mesmo sob o tiroteio irresponsável da mídia reaça e da direita raivosa, vai inscrever o seu nome na história do Brasil com letras garrafais e grande reconhecimento do povo brasileiro.

    1. Lia Responder

      Nós mulheres deveriamos todas nos orgulhar da capacidade dela, nos espelhar nela e ter e fibra que ela tem

    2. Mary Rose Responder

      Ela tem 67 anos.
      É uma guerreira, vitoriosa. Um bando de invejosos.

  30. SILVIA DIOGO Responder

    CONCORDO COM VC, DURANTE TODA A CAMPANHA ELA FOI HOSTILIZADA, SOU FEMINISTA ISSO NÃO FAZ PARTE DA DEMOCRACIA, DEVEMOS DISCUTIR IDEIAS, IDEIAS QUE IRA DIGNIFICAR O NOSSO PAIS E NÃO ESTATUS QUO…

  31. JULIO CESAR SOARES DE AGUIAR Responder

    São muitos os pontos a serem observados em alguns comentários. Podemos afirmar que isto ultrapassa os limites do machismo, parando no terrível preconceito contra as pessoas de maior idade. “Coisa de Brasil “.A presidente estava decentemente e bem vestida para uma senhora de quase 70 anos, avó, jamais poderia ou deveria estar ali mostrando as pernas ou outra parte de seu corpo para ser mostrada ao mundo inteiro. Cada um se veste como deve e quer, se ela se sentiu bem, tudo bem. Se poderia estar em baixo de uma outra roupa, sim poderia, mas como autoridade se vestiu volto a dizer decentemente.

  32. Eleandro Pedroso de Lima Responder

    Creio que não devemos dar tanta atenção para as piadas sobre as roupas e tal, tem gente que gosta deste tipo de humor. Mas o que vemos de forma bem clara, inclusive nestes posts é a imaturidade de certa faixa da população que não sabe ainda o que é uma democracia, rosnam como cães raivosos (a doença), temos muito o que aprender, até com esta gente. E parabéns Dilma, e parabéns pelo texto editora.

  33. fatima Responder

    Dilma deve ser avaliada pelo seu trabalho e não pela forma de se vestir, e ela sempre está bem. Penso que tem alguém ligado a moda que escolhe o que ela deve usar em cada momento importante (todos são), de acordo com os acontecimentos que ela participa.

  34. Ms. Doubtfire Responder

    Esse povo que critica o visual da Pres. Dilma é tão cabeça oca que deve achar que Valeska Popozuda seria uma ótima presidente para a Petrobrás.
    Coxinhas, como vcs são medíocres!!

  35. ZKOTECKI Responder

    Caríssimo Jarid Arraes. Concordei com 90% do seu texto, infelizmente não se aproveita tudo. Fiz leitura dos diversos comentários que seguiram o tema abordado, bem como o seu ponto de vista, e encontrei no comentário de Lima Junior o complemento (10% restante do seu texto). Embora me pareça que o texto dele é 100%, pois é muito justo quando sintetiza de forma absolutamente cristalina que desrespeito não se combate com desrespeito. Eu acredito que não foi sua pretensão atacar o machismo, mas lamentavelmente foi o que fez, tenho certeza que foi involuntário, foi no “piloto automático”, mas foi, mas fez.
    Isto é, se você identificou que a PresidentE Dilma foi desrespeitada em algum momento em razão de sua idade, de sua forma física ou de suas vestes, tem absoluto direito de defendê-la, e digo mais, de fazer isso de cabeça erguida, com energia e com absoluta razão, e terá apoio da maioria da população (população de homens e de mulheres). Porém, combater o desrespeito atacando o machismo usando como arma o feminismo, fica minimamente estranho. Perdoe-me se não foi esta a sua intenção, mas é o que o seu texto ‘grita’. Não se deve mitigar um problema transferindo-o de um lugar para outro.
    Lima Júnior lembrou, ainda, com bastante propriedade, especialmente no que diz respeito ao “look” que as mulheres se arrumam para elas mesmas, e eu acrescento, e para outras mulheres, e esse entendimento não é machista, pois é frase corrente dentro do próprio círculo feminino, isto é ponto pacífico.
    O seu texto não enfatiza a falta de respeito das mulheres pelas mulheres, enquanto enfatiza o machismo, infelizmente uma tendência clara e desnecessária em atacar e recriar o machismo. Como combater o machismo dando ênfase ao machismo. É ‘apagar fogo com gasolina’.
    Tenho certeza que a releitura do seu texto suscitará a correção necessária.
    Mas, concentremo-nos na maior parte boa da sua crítica, pois aqueles que atacam qualquer forma de comportamento do próximo (muitas vezes por diferenças ideológicas) esquecem que o tempo é implacável, que a idade vem para todos e, de modo geral, infelizmente, acompanhada da doença e da forma física que não atenderá aos padrões da moda. Quanto às vestes, é um quesito que deve ser absolutamente desprezado, pois se a Presidente Dilma sentiu conforto com o traje que vestiu… palmas para ela. Não é de competência do eleitor observar detalhes que não fazem parte dos requisitos constitucionais para a ocupação de cargos públicos.

  36. anayra bittencourt ricart Responder

    PARA OS HOMENS E AS FOFOQUEIRAS ANALFABETAS DE PLANTÃO A MULHER TEM QUE SER JOVEM, MAGRA, BONITA,ETC – TUDO ISSO POR FORA – MUITAS DESSAS SÃO PORCAS COM SUA HIGIENE PESSOAL E POR DENTRO PODEM SER IGNORANTES, ANALFABETAS, INCOMPETENTES, COMO UMAS E OUTRAS QUE VEJO ATÉ NA TV – FICO AQUI PENSANDO COM MEUS BOTÕES COMO É QUE UM HOMEM PODE GOSTAR( mesmo que seja só prá transar) COM UMA MULHER QUE TEM UM CORPO BONITO E QUANDO ABRE A BOCA SÓ SAI M…… E O SOM ENTÃO DÁ NOJO? VÁ ENTENDER!!!!!!!!!!!!!

  37. Antonia Responder

    O que incomodou a elite não foi o modelito, foi a faixa presidencial!!! Tá com raiva?? Deita na BR!!!

  38. Marcio Madeira Responder

    Mais uma vez os brasileiros não perdem a oportunidade de dar uma demonstração de ignorância e pretenção para mundo.
    Todos pretendem justificar uma má escolha estética usando argumentos políticos e sectários e até estéticos (sem o menor conhecimento de causa).
    Sou fotografo de moda tenho acompanhado uma média de 800 desfiles de moda por ano nos últimos 40 anos, não conheço brasileiro que tenha tido ainda tal experiência na vida…ver mulher jovem magra bem ou mal vestida e a coisa que mais fiz na vida.
    Posso dizer que estética indumentária é uma arte difícil, cada um deve se vestir de acordo com a sua posição social e levar muito em consideração a sua idade e corpo, tudo está nas proporções, matérias e cores….. Em se sendo mulher a coisa complica um pouco pois não é fácil não cair nas armadilhas ligadas a conceitos estapafúrdios da comunidade feminina brasileira como o mito que mulher de 67 anos como Dilma “tem” que pintar o cabelo (e ficar parecendo uma Barbie gorda) , “tem” que usar salto alto (e parecer que está caindo quando filmada ou fotografada de lado) e etc e tal….
    Existem ou existiram no mundo muitas mulheres poderosas que não se permitiram dar um vexame como a Sra. Dilma , imagino que ela deva ter uma assessoria para se vestir…. Aconselho a nossa presidente de aproveitar o período de mudanças nos quadros do governo para despedir todo mundo.
    A comparação do vestido da Dilma com uma capa de crochê de bujão de gaz e extremamente feliz, a rainha da Inglaterra que é gorda é muito mais velha não se permitiria tal gafe e se o fizesse seria imediatamente “metralhada” pela imprensa livre na Inglaterra.
    A presidente do FMI Christine Lagarde aos 59 anos não pinta o cabelo, nem por isso deixa de ter seu charme e ser feminina.
    A chanceler alemã Angela Merkel embora tenha crescido tendo como referência a desastrosa estética comunista da Alemanha oriental praticamente usa um uniforme que só cai bem nela não mostrando nenhuma parte do seu corpo.(ainda bem…) e olha que ela tomou posse várias vezes….
    Margateth Tatcher que também nunca foi um exemplo de anorexia sempre manteve a sua elegância…a inglesa.
    Assim sendo ai vai alguns conselhos pra Dilma.
    1- Nuna mais use salto alto.
    2- Homem político usa terno… mulher usa tailleur, com saia quando está em atividades internas e com calça comprida larguinha em atividade exterior.
    3- Evite o vermelho ! Ela é presidente de TODOS os brasileiros e não do PT ela não deve esquecer que a metade dos brasileiros não é PT.
    4- Use cores neutras como o preto, branco, beije, cru e etc….
    5- NUNCA use renda e outros babados e flores nem de brincadeira….

    Estética não tem partido, gênero , seitas…. O olho da esquerda trabalha junto com o olho da direita.

    1. Jo Responder

      Perfeito seu comentário, penso igual. Elegância é usar o que lhe cai bem e combina com sua personalidade, tipo físico. Já postei mais de uma vez que as mulheres do governo deveriam cuidar mais da assessoria pessoal. O único que tem estado conforme é o cabelereiro, que acertou no corte e na cor dos cabelos. Complementando, isso de dizer que mulher tem de ser bonita para os homens não dá, a gente tem de ser bonita para sí, olhar no espelho com satisfação e gostar do que vê. Não imaginar que tem um corpo que não é seu, uma idade que já passou. Ah! sim, e se dar conta da posição profissional que ocupa.

  39. Ro Responder

    Será que ela está sendo criticada por ser velha e se vestir mal ou por um governo incompetente, cretino, corrúpto, mentiroso, dissimulado, desonesto, alienatóirio, golpista e dar um tapa na cara do povo como sempre menosprezando a nossa inteligência do brasileiro como no infeliz discurso que fez? As críticas a mais são apenas desabafos gerados e provocados, por uma total desilusão e decepção do povo com o desrespeito , a falta de consideração, ao abuso, a indignidade, as mentiras deslavadas na nossa cara como se fossmos idiotas sem leva em consideração nossa inteligencia, a leviandade, e o engano que infringe ao povo brasileiro. Ou seja ela é o reflexo daquilo que faz e impõe ao povo , desrespeito. Ou sou do tempo em quem queria respeito, respeitava. E se colhe ou atrai aquilo que se planta. Ela além de tudo isto não passa de uma mulher sem classe sim , sem educação alguma, é grosseira, mal educada, com fama reconhecida inclusive internacionalmente, trata mal e com arrogancia e desprezo aos subalternos. Mais uma contradição do seu discurso mentiroso de que governa para o pobre. Ela usa o pobre para se promover e se manter indvidamente no poder, mas um motivo de não ser respeitada. Vê se, essas sim DAMAS educadas e que respeitam e se dão ao respeito como Margareth Tacher e a Rainha da inglaterra ELizabeth, são tratadas ou destratadas, ou são criticadas por serem velhas, e muito mais que a Dilma,ou por que são gordas ou magras ou se vestem mal? Jamais nem lá fora e nem aqui no Brasil. POrtanto este papo furado oportunista , emburrecedor e alienatório, de fanático militante petista, de comunista oportunista,lixo alienatório e lavador cerebral das mentes das pessoas, que usam desonestamente todas as oportunidades que encontram ou nem encontram, mas provocam na marra,como oportunistas que são, para doutrinar as pessoas, neste caso usando estas feministas emburrecidas, sem noção, egoístas, tapadas, recalcadas e complexadas, que se esquecem de todo o contexto e de toda a falta de caráter desta mulher e do mal que está fazendo a nação de uma forma geral, para tomar partido em defesa da tal presidanta, que fica parecendo a vítima da situação. por motivos egoístas e particulares ligados talvez a sua identificação pessoal, egoísta, preguiçosa e acomodada e recalques internos e se deixam usar como massa de manobra. Aliá existem muitas velhinhas, bem velhinhas de bengala, sendo presas nos aeroportos traficando drogas, justamente por causa dessa cultura de acima de qualquer suspeita, respeito , total crédito a uma pessoa ,especialmente mulher, se levando em conta apenas a idadade, o fato de já ser velha. Falta de caráter, má fé, maldade, banditismo e desonestidade não tem idade. E mais que se torna figura pública ,e se expõe, seja quem for está sujeita a qualquer tipo de críticas, as feitas a esta senhora que justamente já foi casada, tem filha, e neto até mesmo por esta cultura de família, deveria ter a dignidade que o fato de ser mãe e avó e o posto que lhe foi dado merece e não o contrário.

  40. Ro Responder

    Será que ela está sendo criticada por ser velha e se vestir mal ou por um governo incompetente, cretino, corrúpto, mentiroso, dissimulado, desonesto, alienatóirio, golpista e dar um tapa na cara do povo como sempre menosprezando a nossa inteligência do brasileiro como no infeliz discurso que fez? As críticas a mais são apenas desabafos gerados e provocados, por uma total desilusão e decepção do povo com o desrespeito , a falta de consideração, ao abuso, a indignidade, as mentiras deslavadas na nossa cara como se fossmos idiotas sem leva em consideração nossa inteligencia, a leviandade, e o engano que infringe ao povo brasileiro. Ou seja ela é o reflexo daquilo que faz e impõe ao povo , desrespeito. Ou sou do tempo em quem queria respeito, respeitava. E se colhe ou atrai aquilo que se planta. Ela além de tudo isto não passa de uma mulher sem classe sim , sem educação alguma, é grosseira, mal educada, com fama reconhecida inclusive internacionalmente, trata mal e com arrogancia e desprezo aos subalternos. Mais uma contradição do seu discurso mentiroso de que governa para o pobre. Ela usa o pobre para se promover e se manter indvidamente no poder, mas um motivo de não ser respeitada. Vê se, essas sim DAMAS educadas e que respeitam e se dão ao respeito como Margareth Tacher e a Rainha da inglaterra ELizabeth,Angela Merkel são tratadas ou destratadas, ou são criticadas por serem velhas, e muito mais que a Dilma,ou por que são gordas ou magras ou se vestem mal? Jamais nem lá fora e nem aqui no Brasil. POrtanto este papo furado oportunista , emburrecedor e alienatório, de fanático militante petista, de comunista oportunista,lixo alienatório e lavador cerebral das mentes das pessoas, que usam desonestamente todas as oportunidades que encontram ou nem encontram, mas provocam na marra,como oportunistas que são, para doutrinar as pessoas, neste caso usando estas feministas emburrecidas, sem noção, egoístas, tapadas, recalcadas e complexadas, que se esquecem de todo o contexto e de toda a falta de caráter desta mulher e do mal que está fazendo a nação de uma forma geral, para tomar partido em defesa da tal presidanta, que fica parecendo a vítima da situação. por motivos egoístas e particulares ligados talvez a sua identificação pessoal, egoísta, preguiçosa e acomodada e recalques internos e se deixam usar como massa de manobra. Aliá existem muitas velhinhas, bem velhinhas de bengala, sendo presas nos aeroportos traficando drogas, justamente por causa dessa cultura de acima de qualquer suspeita, respeito , total crédito a uma pessoa ,especialmente mulher, se levando em conta apenas a idadade, o fato de já ser velha. Falta de caráter, má fé, maldade, banditismo e desonestidade não tem idade. E mais que se torna figura pública ,e se expõe, seja quem for está sujeita a qualquer tipo de críticas, as feitas a esta senhora que justamente já foi casada, tem filha, e neto até mesmo por esta cultura de família, deveria ter a dignidade que o fato de ser mãe e avó e o posto que lhe foi dado merece e não o contrário.

  41. Madalena Responder

    Pior que o machismo masculino e o machismo feminino, ele corroe muito mais!

  42. Ro Responder

    Será que ela está sendo criticada por ser velha e se vestir mal ou por um governo incompetente, cretino, corrúpto, mentiroso, dissimulado, desonesto, alienatóirio, golpista e dar um tapa na cara do povo como sempre menosprezando a nossa inteligência do brasileiro como no infeliz discurso que fez? As críticas a mais são apenas desabafos gerados e provocados, por uma total desilusão e decepção do povo com o desrespeito , a falta de consideração, ao abuso, a indignidade, as mentiras deslavadas na nossa cara como se fossmos idiotas sem leva em consideração nossa inteligencia, a leviandade, e o engano que infringe ao povo brasileiro. Ou seja ela é o reflexo daquilo que faz e impõe ao povo , desrespeito. Ou sou do tempo em quem queria respeito, respeitava. E se colhe ou atrai aquilo que se planta. Ela além de tudo isto não passa de uma mulher sem classe sim , sem educação alguma, é grosseira, mal educada, com fama reconhecida inclusive internacionalmente, trata mal e com arrogancia e desprezo aos subalternos. Mais uma contradição do seu discurso mentiroso de que governa para o pobre. Ela usa o pobre para se promover e se manter indvidamente no poder, mas um motivo de não ser respeitada. Vê se, essas sim DAMAS educadas e que respeitam e se dão ao respeito como Margareth Tacher e a Rainha da inglaterra ELizabeth,Angela Merkel são tratadas ou destratadas, ou são criticadas por serem velhas, e muito mais que a Dilma,ou por que são gordas ou magras ou se vestem mal? Jamais nem lá fora e nem aqui no Brasil. POrtanto este papo furado oportunista , emburrecedor e alienatório, de fanático militante petista, de comunista oportunista,lixo alienatório e lavador cerebral das mentes das pessoas, que usam desonestamente todas as oportunidades que encontram ou nem encontram, mas provocam na marra,como oportunistas que são, para doutrinar as pessoas, neste caso usando estas feministas emburrecidas, sem noção, egoístas, tapadas, recalcadas e complexadas, que se esquecem de todo o contexto e de toda a falta de caráter desta mulher e do mal que está fazendo a nação de uma forma geral, para tomar partido em defesa da tal presidanta, que fica parecendo a vítima da situação. por motivos egoístas e particulares ligados talvez a sua identificação pessoal, egoísta, preguiçosa e acomodada e recalques internos e se deixam usar como massa de manobra. Aliá existem muitas velhinhas, bem velhinhas de bengala, sendo presas nos aeroportos traficando drogas, justamente por causa dessa cultura de acima de qualquer suspeita, respeito , total crédito a uma pessoa ,especialmente mulher, se levando em conta apenas a idadade, o fato de já ser velha. Falta de caráter, má fé, maldade, banditismo e desonestidade não tem idade. E mais que se torna figura pública ,e se expõe, seja quem for está sujeita a qualquer tipo de críticas, as feitas a esta senhora que justamente já foi casada, tem filha, e neto até mesmo por esta cultura de família, deveria ter a dignidade que o fato de ser mãe e avó e o posto que lhe foi dado merece e não o contrário. E não dizer que ela é deselegante e anda mal , não é criticar é observar o óbvio e não ser cego.

  43. terezinha custodio pereira Responder

    Eleitor de Dilma ou não,tenho vergonha quando me deparo com brasileiros fazendo chacota da presidenta quer queremos ou não ,ela é nossa presidenta e merece nosso respeito como uma senhora como nós…criticar suas políticas ,sim,mas sua aparencia esquecendo que nós mulheres brasileiras que temos 60, 65, 67 ou mais e que a maioria dessa idade não difere da aparencia da presidenta,entao esse desrespeito é com a mulher brasileira………….

  44. Hilton Responder

    1. O texto está perfeito. 2. Essa história de “pegar” ou “não pegar” a Presidente é apenas uma demonstração de que existem homens impuberes e inexperientes,que não sabem o que dizem. Não somos nós quem escolhemos, são elas que nos escolhem. A natureza é sábia. 3. Vou acrescentar esta coluna ao meu blog, pela inteligência da articulista. 4. Convido a todos a visitarem meu blog besnos aprender + cujo endereço é https://frontierfloating.wordpress.com/. 5. Vou publicar este maravilhoso texto no mesmo, preservando os créditos. Se, após análise, quiser a articulista que o retire, o farei. Grande abraço e, mais uma vez, parabéns pela ideia e pela articulação perfeita do texto!

  45. ELIAZER DA SILVA Responder

    DILMA, te admiro como pessoa e como presidenta vc é o máximo, gostaria de estar presente em sua posse ou te conhecer pessoalmente mas enquanto não for possível aqui vai meus parabéns te desejo saúde paz e felicidade em sua nova gestão

  46. Clovis Amorim de Paulo Responder

    Sou fã e eleitor de Dilma, pela sua capacidade e pelo seu passado de lutas em favor da Nação Brasileira!!!

  47. Magnatron Responder

    Bosta de matéria e aos puxa-saco dessa botijão de gás terrorista que aumenta salário de deputado e dá uma rasteira nos trabalhadores….vão se fuder seus filhos da puta!!!

  48. olga Responder

    só pra lembrar: presidenta não existe…. mas eu fico passada com essas coisas , até a revista fórum errando….chato

  49. Marco Antonio Responder

    O que está incomodando a midia golpista e os opositores de sua reeleição, não é a roupa que ela usou na posse e sim, a faixa presidencial que ela ostenta !!

  50. Antonio dos santos de Mello Responder

    Mulheres devem realmente se vestirem bem. todo homem gosta de uma mulher q. se veste bem, não importa sua posição social. Dilma se vestiu muito mal p/ uma importante cerimônia. Ela deveria se espelhar em Ângela Merkel em todos os sentidos, principalmente moral.

  51. Flavia Quaresma Responder

    Para os desinformados, a roupa da Presidenta está na última moda…. Renda ou gripi…. Linda… Fashion

  52. Aimee Responder

    Vocês poderia procurar o que fazer, né? D. Dilma é deselegante, dentes tortos, mas é presidenta e daí, nem votei nela porque a corrupção é BRABA MESMO, tá todo mundo vendo…e ouvindo… E ela nem sabe que vcs existem!!! Nem eu….então sem stress pessoal!

  53. mott Responder

    Esse artigo é puro xororô vitimista. Mulheres pintam o cabelo por que querem, não por imposição do machismo. Essa blindagem idolátrica de dilmá é stalinista. Não somos súditos! Quer até censurar o direito de opinião sobre a beleza e a cafonice.

  54. Lina Responder

    Não gosto o PT e nem da presidente, mas essa polêmica toda por causa de uma roupa, que por sinal está apropriada para a ocasião, e (ela de acordo com a idade, está bem) é puro besteirol, eu só sinto termos uma presidente do PT, quanto a roupa… isso é bobagem.

  55. Nancy Maria Leite Mota Guimarães Responder

    Sou contra o preconceito em relação ao idoso!

  56. isabel Responder

    Não sou eleitora da Dilma,não voto nem nunca votei no PT mas não gosto com a maneira desrespeitosa com que muita gente se refere à ela. Ser oposição não significa
    julgar aparência, fazer piadas com a sexualidade nem insultar usando
    termos de baixo calão, mas devemos sim criticar suas políticas e cobrar !!!! Sou anti PT mas acima de tudo respeito é bom para todos!!!

  57. Renato Responder

    O problema não é a Dilma ser idosa, gorda ou feia. O problema é o que ela e sua turma está fazendo com o país.

  58. ChevyCheese Responder

    Morre diabo!

  59. lupina Responder

    Entao lima junior, vc é um dos poucos que nao se importam pq tds os namorados que tive realmente nao notavam ou comentavam qnd eu cortava o cabelo ou trocava o esmalte da unha. Mas se eu deixasse a unha por fazer, se eu atrasasse a depilaçao, ou se meu cabelo estivesse meio ressecado eles eram os primeiros a apontar. Mulher quer sim estar bem, assim como os homens querem .só q alem da contribuiçao midiatica de q devemos ser eternamente jovens para a mulher pesa o fato q nao importa o qnt ela seja inteligente ou competente ela só é levada a serio se for bonita.

  60. Ricardo Vianna de Paula Responder

    Dilma uma figura pública e o público quer assunto para essa ocasião careta,chata e repetitiva,literalmente.Não há gênero poupado em críticas.FHC foi alvo de muita zombaria por ser flagrado com um pé de meias furado.Os fãs dela criticam muito os artificialismos intervencionistas fúteis e vulgares dos ‘coxinhas’ da elite burguesa.Mas Dilma pode…Sim ela pode e ela fica linda devidamente embotocada e fashion.E como sempre se a criticam é por fruto do preconceito.

  61. marcia Responder

    Não entendo muito de moda, mas a renda nude esta linda pena que nao valorizou a peca com recortes adequados ao corpo.

  62. Queromulherscompelos Responder

    Muito bem, cara blogueira, a partir de hoje então você pode e deve iniciar uma cruzada contra as cobranças machistas a respeito das mulheres. Veja bem, nada de cabeleireiro, nada de depilação, nada de tinturas, ou seja, DÊ O EXEMPLO e conclame todas as mulheres brasileiras a combater esse terrível machismo!!! Eu, inclusive apoiarei todas essas iniciativas e juro que jamais reclamarei de estar com alguma mulher que possui pelos além da conta.

  63. Maia Responder

    Mais respeito com minha avó.
    Ela não anda com quadrilheiros, não apoia ladrões e não é marionete de ninguém.
    Concordo que tenha fibra, mas não usa para o bem do país, muito menos dos idosos.

  64. Sidney Responder

    Informações não oficiosas dão conta que este vestido custou 50,000,00 ( cinquenta mil reais). Pela foto observa-se que é todo rendado, e rendas finas, a superficialidade do modismo do pais esta em analisar o que a presidente veste. A este custo, caso seja verdade, devemos criticar sim, ( verba vestimenta a presidente gasta e tem consultores de moda) e dar foco a este ponto. Foi eleita uma presidente que governa um pais onde a corrupção esta aparente e enraizada no centro do poder, a espúria é digna de chacota internacional, neste momento existe um processo nos EUA, por gestão fraudulenta,( na Petrobrás). O fato dela ser da terceira idade não a isenta de responsabilidade, até a potencializa, já que é detentora do cargo máximo do executivo brasileiro. Não é justo, compara-la às dignas e decentes vovózinhas desse país, em sua imensa maioria completamente abandonada e desassistida em todos os seus direitos como seres humanos. A estética, a roupa, e o cabelinho da dona Dilma , é só uma desculpa tosca e oportunista , para um artigo ainda mais tosco. Até porque dona Dilma está se lixando para o direito dos idosos; sejam eles homens ou mulheres, que acabam de perder 50% do valor de suas aposentadorias em caso de falecimento de um dos conjunges.

  65. Eliene Roberti Responder

    Eu não quero falar da Dilma especificamente. Falar da falta de beleza, velhice, gordura ou qualquer outro assunto cujo personagem seja a Dilma, para mim não dá. Para mim, ela não serve de parâmetro para absolutamente nada. Eu não sei separar o joio do trigo – neste caso.
    Mas falando por mim, eu não sei, por exemplo, por que existe tanta aversão à velhice. Envelhecer é sinônimo de que se está vivendo, envelhecer significa que ainda não morremos. Particularmente, é só a minha ínfima opinião, não acho legal fazer dezenas de plásticas para se chegar aos 80 anos com o aspecto de quem tem 80 anos e fez dezenas de plásticas. Não desrespeito ninguém, cada um faz de si o que bem entender.
    Existem pessoas que nascem e deveriam levantar todos os dias e agradecer a Deus por terem nascido bonitas e magras. Uma vez eu vi uma entrevista da belezura da Cris Viana, onde ela respondia: “Eu sou gata!”. Eu respondi para ela daqui de casa que gata sou eu após umas horas de produção, ela é o pr´prio deslumbre!
    Bem, bonita e magra são coisas que eu nunca fui. A primeira vez que eu senti realmente o peso do incômodo da obesidade eu tinha 8 anos de idade e de lá para cá, e eu hoje tenho 41 anos, venho melhorando e piorando, me curando e adoecendo, ora estando dentro do aceitável socialmente falando, ora totalmente “out”.
    Eu hoje enfrento não a pior das inúmeras crises de obesidade, mas não menos sofrido por isso. Eu não sou exemplo de nada para ninguém e detesto que tenham pena de mim. E, não tem jeito mesmo, assim como algumas mulheres muito bonitas no passado sofreram com o binômio beleza/incapacidade no mercado de trabalho, nós podemos passar a imagem de incapacidade e improdutividade. Por motivos óbvios, claro, discordo dessa besteirada toda, mas é assim mesmo às vezes, ninguém tem que ter pena de ninguém por ser gordo. E que cotinuemos nós, os gordos, travando nossa luta diária com dignidade e fé.

  66. Eliene Roberti Responder

    Eu não quero falar da Dilma especificamente. Falar da falta de beleza, velhice, gordura ou qualquer outro assunto cujo personagem seja a Dilma, para mim não dá. Para mim, ela não serve de parâmetro para absolutamente nada. Eu não sei separar o joio do trigo – neste caso.
    Mas falando por mim, eu não sei, por exemplo, por que existe tanta aversão à velhice. Envelhecer é sinônimo de que se está vivendo, envelhecer significa que ainda não morremos. Particularmente, é só a minha ínfima opinião, não acho legal fazer dezenas de plásticas para se chegar aos 80 anos com o aspecto de quem tem 80 anos e fez dezenas de plásticas. Não desrespeito ninguém, cada um faz de si o que bem entender.
    Existem pessoas que nascem e deveriam levantar todos os dias e agradecer a Deus por terem nascido bonitas e magras. Uma vez eu vi uma entrevista da belezura da Cris Viana, onde ela respondia: “Eu sou gata!”. Eu respondi para ela daqui de casa que gata sou eu após umas horas de produção, ela é o pr´prio deslumbre!
    Bem, bonita e magra são coisas que eu nunca fui. A primeira vez que eu senti realmente o peso do incômodo da obesidade eu tinha 8 anos de idade e de lá para cá, e eu hoje tenho 41 anos, venho melhorando e piorando, me curando e adoecendo, ora estando dentro do aceitável socialmente falando, ora totalmente “out”, numa sinfonia que nem mesmo a sanfona do Gonzagão teria em toda a sua história.
    Eu hoje enfrento não a pior das inúmeras crises de obesidade, mas não menos sofrido por isso. Eu não sou exemplo de nada para ninguém e detesto que tenham pena de mim. E, não tem jeito mesmo, assim como algumas mulheres muito bonitas no passado sofreram com o binômio beleza/incapacidade no mercado de trabalho, nós podemos passar a imagem de incapacidade e improdutividade. Por motivos óbvios, claro, discordo dessa besteirada toda, mas é assim mesmo às vezes, ninguém tem que ter pena de ninguém por ser gordo. E que cotinuemos nós, os gordos, travando nossa luta diária com dignidade e fé.

  67. ivson Responder

    Rapaz é muita estupidez, eu queria ter esse talento da esquerda de conseguir colocar a culpa da tudo nos homens, incrível. Eu já vi diversas charges de Serra com uma careca feiosa e um nariz que vira um bico de tucano, agora a mulher se arrumar para agradar homens, kkkkkk. Aí depois essa mesma galera vem com aquela coisa “isso não é um convite”, dizendo que as mulheres não se vestem para os homens, mas para elas mesmas. O homem é privilegiado por não ter valor físico, nenhuma mulher olha para a aparência do homem, olha para o que ele tem, todo homem já se preocupou com a beleza, mas aos poucos vai percebendo que não tem chance alguma nessa área e vai procurando embelezar seu espírito ou seu bolso, quando consegue os dois melhor para ele. Vocês são estúpidos, só conseguem ver mulher como vítima como se ela não tivesse nenhuma responsabilidade com a realidade social, como se ela não tivesse escolhas, como se elas não fossem agentes sociais, mas apenas homens. Sinceramente, foi o ódio aos homens que me tirou completamente da esquerda, hoje tenho nojo da esquerda.

  68. Delfina Responder

    O problema não é a idade da Bandilma e sim tudo de ruim que ela representa para o Brasil. O seu andar nada mais é o reflexo do seu autoritarismo e sim, também tenho 67 anos, mas nem por isso escolheria um visual botijão de gás para ir a qualquer lugar. Dilma não me representa. FOR DILMA!!!!!!???

  69. Matador de chorões Responder

    Nossa quantos chorões principalmente mulheres nesse século 21, tem que exterminar os chorões !

  70. Janice Cabral Responder

    Falar da vida alheia é fácil,mais a Dilma pode tudo ela é a PRESIDENTE DO BRASIL será que dá para os recalcados entenderem,,se ela está de roupa ou pelada isso não importa,se tem 30 ou 70 anos também não oque vocês tem que entender e parar com esse sofrimento e que ela vai ficar mais 4 anos no comando do nosso país e por isso não adianta só criticar vamos fazer o que esta em nossas mãos com os que estão perto e se cada um fizer pelos seus já estará fazendo algo para melhorar nosso país façam sua parte e vivam melhor com o coração sem ódio e com a boca e as mãos limpas.

  71. Maria. Soares martins Responder

    Dilma manteve a ordem, e a decência! !

  72. margarida marise de souza coelho Responder

    Vamos desviar os olofotes dessas mocreiasinvejosas,despeitadas,e volta-los para nossa presidenta.

  73. João Canário Barbosa de Souza Responder

    Não votei na Dilma Rousseff, não por ela ser mulher, mas por ser do PT. Perdi a confiança nesse Partido. Para isso, basta se ouvir o que Lula dizia antes de ser Presidente. O que ele condenava. Realmente, o que estão fazendo agora, depois que chegaram ao Poder. É como dizer que roubar só faz mal quando praticado pelos outros, Hoje, eles podem tudo. É lamentável e vergonhoso, tal posição. Então, a Dilma como mulher, fisicamente, é muito feia. Esperamos que não seja tão ruim como o Lula, que até Dona Marisa já se desagradou-se com ele, depois do episódio de Rose Noronha. Vamos aguardar o andar da carruagem para nos posicionarmos melhor.

  74. Rosana Responder

    O problema da Dilma não é a aparência física, nisto cada um tem a sua! O grande “pecado” é a falta de moral, de caráter, de idoneidade, de decência… se fosse uma pessoa “do bem”, acredito que ninguém estaria falando de aparência física.

  75. Rogério Responder

    Não duvidem se as críticas à roupa da presidente tenham vindo do próprio “marketing” petista. Isso mesmo, vejam a lógica. Com tantas críticas justificadas ao governo e ao PT em geral, escândalos um após outro, medidas impopulares logo ao assumir o novo mandato… as críticas ao vestido da Dilma só serve para 2 coisas: desviar um pouco as atenções para o principal. E também serve para criar uma imagem de “vítima” da sociedade cruel, que uma senhora de idade como a Dilma está sofrendo. Isso acaba criando um sentimento de solidariedade (naturalmente) nas pessoas.. e pode abrandar um pouco os ataques de quem não votou ou não concorda com a situação atual.

  76. Wilker Ben Responder

    Enquanto vocês discutem as vestes e a idade da presidente, se ao menos ela se der o trabalho de ler algo, ela olha tudo dando risadas e pensando: bando de idiotas mediocres, posso ser do jeito que eu quiser, tenho poder para isso e a opinião pública pouco importa. #Pobres

  77. Valéria Responder

    Acho uma graça isso de pedirem respeito para uma pessoa idosa, que ocupa um cargo público, etc… sim qualquer um nessas condições merece respeito. Assim como o povo brasileiro também merece todo respeito e consideração. E o que os PTralhas tem feito desconsideram totalmente esse item…

  78. Eduardo Braga Responder

    Texto excelente! Infelizmente, a maioria dos comentários prende-se somente às críticas levianas, difamatórias e desrespeitosas em relação à Dilma Rousseff e ao seu cargo, o que nos leva à conclusão de que todas essas pessoas (e são muitas), ou não leram inteira e atentamente o texto, ou leram e, como analfabetos funcionais que são, além de ‘coxinhas’ lunáticos, fanáticos e desinformados, não entenderam a questão principal que esse brilhante autor quis pôr em discussão: o machismo (defendido e mantido até por muitas e mais mulheres do que pelos próprios homens!). Curti alguns ótimos comentários de gente educada, respeitosa, de bom senso e coerente, mas desisti de continuar lendo os demais, em meio a tantas barbaridades, insanidades, grosserias, mau gosto, desrespeito e muita burrice, típicos desse pessoal sem noção da nossa direita ‘engessada’ e patética!… Fui! :(

  79. Isabel Responder

    POR ISSO NOSSO POVO NÃO VAI PARA FRENTE…DÃO TANTA IMPORTANCIA AS COISAS BANAIS QUE ESQUECEM AS PRINCIPAIS…..NUMA CRISE ENORME QUE NOSSO PAÍS PASSA O QUE INTERESSA A ROUPA QUE NOSSA PRESIDENTE USA???……ABSURDO POVO SEM NOÇÃO.

  80. José Freire Responder

    Sinceramente, sei que muitos dos comentários saíram de pessoas esclarecidas, mas achei o assunto fraco diante de tatos que temos .

  81. WV Responder

    Que basbaquice perder tempo com este assunto…

  82. Maria de Fatima Milhomem Ribeiro Responder

    Finalmente, encontrei um comentário sensato e a altura da competência de Nossa Presidente.Parabéns!

  83. Mara Responder

    A partir do momento em que ela resolveu gastar fortunas (nosso dinheiro) com um dos cabeleireiros mais caros do Brasil, Celso Kamura, para fazer sua maquiagem e cabelo e gasta com bobagens como Botox, dá o direito SIM do povo ficar fazer comentários sobre sua imagem. E ela própria faz diferença entre homens e mulheres, explicando em ofício o porque do aumento de gastos na sua gestão com penteado e maquiagem afirmando que a produção de “uma autoridade de sexo feminino” é diferente da do masculino (Folha de S. Paulo, 26/6/2013).

  84. ANDRÉ LUIZ Responder

    A PRESIDENTE DILMA REPRESENTA A RESISTENCIA AO REGIME AUTORITÁRIO DO PASSADO,ALGUNS POLÍTICOS DEVERIAM RESPEITAR ISSO,ENQUANTO PASSEIAVAM,ELA ERA TORTURADA E HUMILHADA NOS POROÕES DA DITADURA,CLAMANDO POR UM PAÍS QUE HOJE NÓS VIVENCIAMOS,POR ISSO EU A ADMIRO ESTA MULHER E PRESIDENTA.TORÇO PARA QUE ELA CONSIGA SUPEARAR OS GRANDES OBSTÁCULOS DE 2015 E CONCERTEZA CONSIGUIRÁ.UMA MULHER QUE SOFREU NO PASSADO AS GRANDES PRIVAÇÕES,IRÁ SUPERAR AS DIFICULDADES DO PRESENTE,AFINAL ELA É UMA GUERREIRA.

  85. Alethea Responder

    Só lembrandodo dicionário: mulher pública = puta. Homem público = gestor, político


x