Petrobras é a maior produtora de petróleo entre empresas de capital aberto do mundo

A estatal superou a norte-americana ExxonMobil em 2014; nos primeiros noves meses do ano passado, a Petrobras e ConocoPhillips foram as únicas empresas de capital aberto a aumentar a produção.

867 0

A estatal superou a norte-americana ExxonMobil em 2014; nos primeiros noves meses do ano passado, a Petrobras e ConocoPhillips foram as únicas empresas de capital aberto a aumentar a produção

Por Redação

A Petrobras superou, no 3º trimestre de 2014, a produção de petróleo da norte-americana ExxonMobil. Com isso, a estatal brasileira é a maior produtora de líquidos entre empresas similares de capital aberto. De acordo com informe oficial, se apenas considerada a produção de óleo e gás, ela ocupa, atualmente, o quarto lugar no ranking.

A empresa foi também a que mais aumentou sua produção de óleo, tanto em termos percentuais quanto absolutos. Nos nove primeiros meses de 2014, a Petrobras e a ConocoPhillips foram as únicas empresas de capital aberto que registraram aumento na produção de petróleo: 3,3% e 0,4, respectivamente.

A produção média da Petrobras aumentou 4,5% nos 11 primeiros meses de 2014. Entre janeiro e novembro do ano passado, o crescimento do volume mensal produzido chegou a mais de 10%.

Ainda de acordo com a Petrobras, dezembro foi um mês de produção “histórica”: produção própria de petróleo – 2 milhões e 286 mil barris por dia (bpd) em 21/12/14; produção operada no Brasil, que inclui a parcela operada pela companhia para seus parceiros – 2 milhões e 470 mil bpd em 21/12/14; Produção operada no pré-sal – 700 mil bpd em 16/12/14.

Foto: Divulgação

 



No artigo

x