José Mujica revela que doou 550 mil dólares de seu salário para ações sociais

Para o presidente uruguaio, as doações “não mudam o mundo”, mas são um caminho para “multiplicar o compromisso com a sociedade”

566 0

Para o presidente uruguaio, as doações “não mudam o mundo”, mas são um caminho para “multiplicar o compromisso com a sociedade”

Por Redação

No último sábado (10), o presidente do Uruguai, José Mujica (Frente Ampla), declarou em seu programa de rádio semanal que doou 550 mil dólares para ações sociais. Segundo Mujica, 400 mil dólares foram aplicados no Plan Juntos, projeto de casas populares, e outros 150 mil foram destinados ao seu partido.

O mandatário afirmou que as doações “não mudam o mundo”, mas são um caminho para “multiplicar o compromisso com a sociedade”. Mujica criticou a distribuição de riqueza e a “minguada” solidariedade social no país. “Onde o Estado não intervém de alguma forma, a divisão da riqueza que se gera espontaneamente no mercado tende a se concentrar e esta concentração cria duas sociedades: uma que progride fantasticamente e multiplica seus bens e outra que vai ficando pelo caminho”, disse.

O presidente do Uruguai ganhou fama no mundo com a vida simples e desprovida de bens materiais. Segundo sua declaração de bens, José Mujica possui um patrimônio de 200 mil dólares, que consiste na chácara onde vive, dois fuscas e três tratores.

“Pode-se gargantear o quanto quiser, mas as palavras devem corresponder ao bolso, sobretudo quando o tom central de nossa fala é a mensagem de solidariedade com os mais pobres”, declarou em seu programa de rádio.

José Mujica tomou posse como presidente do Uruguai em 2010 e passa a faixa presidencial ao sucessor, Tabaré Vázquez (Frente Ampla), no dia 1 de março.

 



No artigo

x