Ministério da Saúde amplia Mais Médicos para 1.500 municípios

Novo edital visa a atender cidades mais vulneráveis e garantir às prefeituras 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) Por Redação O Ministério da Saúde divulgou nesta...

251 0

Novo edital visa a atender cidades mais vulneráveis e garantir às prefeituras 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab)

Por Redação
O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (15) novo edital do programa Mais Médicos que visa atender 1.500 municípios e com foco na Atenção Básica. O edital também visa garantir a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).

“A ampliação do Mais Médicos dá nova oportunidade a esses municípios que, por algum motivo, não puderam aderir ao programa. A iniciativa atende a reivindicação de cidades do país inteiro por nova chance de integrar ou ampliar o número de profissionais. O Mais Médicos tem papel fundamental no fortalecimento e consolidação da Atenção Básica e se complementa com o trabalho na área da formação médica e com obras de melhoria na infraestrutura”, declarou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante a coletiva.

De acordo com o novo edital, municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para efetuar a inscrição no sistema do Programa.

Balanço

O Ministério da Saúde também divulgou um balanço do programa Mais Médicos, que foi criado em 2013 e enfrentou resistência das associações médicas por conta da contratação de estrangeiros. Segundo o relatório, 14.462 mil médicos atende a população de 3.875 municípios, o equivalente a 68% das cidades do país e os 34 Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs). No total, cerca de 50 milhões de brasileiros são beneficiados pelo programa.

Foto: Ministério da Saúde



No artigo

x