“Seguro-desemprego é cláusula pétrea”, diz Rossetto

Em encontro com Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o ministro da Secretaria-Geral afirmou que seguro-desemprego, salário mínimo, férias, jornada de trabalho e aposentadoria são “o núcleo duro dos direitos dos...

390 0

Em encontro com Vagner Freitas, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o ministro da Secretaria-Geral afirmou que seguro-desemprego, salário mínimo, férias, jornada de trabalho e aposentadoria são “o núcleo duro dos direitos dos trabalhadores”

Por Redação

Durante encontro nessa sexta-feira (23), o ministro da Secretaria-Geral Miguel Rosseto e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, confirmaram a data da nova reunião do governo federal com as centrais sindicais, no dia 3 de fevereiro, em São Paulo. O objetivo da reunião será tratar das medidas provisórias sobre Previdência Social e Fundo de Amparo ao Trabalhador; segundo o ministro, o governo federal está aberto ao diálogo e que nesse encontro, as opiniões e proposta dos líderes sindicais serão ouvidas.

Rossetto afirmou que as medidas têm o compromisso de preservar os direitos dos trabalhadores e buscam responder às “grandes e positivas mudanças ocorridas no mercado de trabalho e na renda dos trabalhadores. “O seguro-desemprego é cláusula pétrea. Assim como o salário mínimo, jornada de trabalho, férias e aposentadoria fazem parte do núcleo duro dos direitos dos trabalhadores e representam conquistas civilizatórias”, disse o ministro.

Nos últimos dez anos, 30 milhões de pessoas passaram a fazer parte do sistema previdenciário e de proteção social, o salário mínimo, que é a base desse sistema, teve aumento real de 73% e a expectativa de vida dos brasileiros também melhorou.

O ministro Rossetto também aceitou o convite do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, para participar do lançamento do congresso nacional da central, que ocorrerá no dia 5 de março, em Brasília.

Foto de Capa: Marcelo Camargo – Agência Brasil



No artigo

x