Presidência desmente matéria do jornal O Globo sobre alteração na Wikipédia

O jornal publicou uma matéria intitulada “Wikipédia: computador do Planalto muda verbete sobre muçulmanos”, neste sábado (14), em que atribui ao IP do Palácio do Planalto uma alteração feita no artigo “Muçulmanos” na Wikipédia; informação foi negada pela Secretaria-Geral da Presidência.

631 0

O veículo publicou uma matéria, neste sábado (14), em que atribui ao IP do Palácio do Planalto uma alteração feita no artigo “Muçulmanos” na Wikipédia; informação foi negada pela Secretaria-Geral da Presidência 

Por Redação

O Palácio do Planalto divulgou uma nota desmentindo a matéria do jornal O Globo intitulada “Wikipédia: computador do Planalto muda verbete sobre muçulmanos”, publicada neste sábado (14). No texto, o veículo atribui ao IP do Palácio do Planalto uma alteração feita no artigo “Muçulmanos” na Wikipédia.

Porém, a assessoria da Secretaria-Geral da Presidência da República afirma que enviou respostas esclarecendo o fato, mas foi ignorada pelo jornal, que não teria checado a informação no portal Registro.br antes de divulgar a notícia.

Confira a nota na íntegra:

Em resposta à matéria “Wikipédia: computador do Planalto muda verbete sobre muçulmanos”, publicada na edição deste sábado, 14, no Jornal O Globo, a Secretaria-Geral da Presidência da República esclarece:

– O jornal publicou uma informação falsa. O IP que alterou o artigo “Muçulmanos” na Wikipédia não é da Presidência;
– se o jornal quisesse publicar a verdade, deveria, no mínimo, ter feito uma busca no portal Registro.br no qual teria confirmado que o IP não é mesmo da Presidência;
– também não é verdade que a Presidência não se pronunciou até o fechamento da edição. A troca de emails entre o jornal, a Secretaria de Imprensa da Presidência e a assessoria da Secretaria Geral começou às 20h22 com o pedido do repórter e terminou à 00h14 com a informação final de que o IP não era mesmo da Presidência.

Foto de capa: Divulgação



No artigo

x