Estudantes do CIn-UFPE farão exposição de projetos com soluções de problemas reais

Nesta terça-feira (03/03), às 15h, o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) promoverá ao público uma exposição de projetos dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia da Computação. Ao todo, 13...

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Nesta terça-feira (03/03), às 15h, o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) promoverá ao público uma exposição de projetos dos estudantes do primeiro período do curso de Engenharia da Computação. Ao todo, 13 (treze) projetos farão parte da exposição que está sendo organizada pelo professor Cristiano Araújo, responsável pela disciplina de Introdução à Computação e que propôs o desafio para compor a nota final da disciplina.

A criação desta exposição se apresenta como uma forma interativa, provocativa e interdisciplinar de ensinar o conteúdo e gerar aprendizado entre os estudantes e a sociedade. A mostra será aberta ao público e serão apresentadas soluções que envolvam os temas: Deficiência visual, trânsito, cultura e educação.

Conheça os projetos e as problemáticas que buscam solucionar:

  • Como tornar um robô ou casa inteligente para que possa melhorar a qualidade de vida das pessoas deficientes ou idosas? 

Projeto: Elderly Security Automatic Bath (E.S.A.B.) 

Solução: Banheira inteligente voltada para os idosos com o intuito de trazer­os benefícios no banho através da facilidade, segurança e conforto.

Equipe: <ufpe.h>  / João Gabriel, Joao Paulo, Raphael Santos e Kimio Nishino.

Projeto: Intelligent Monitoring Autonomus System

Solução: casa que monitora 24/7 o idoso, sabendo como anda seus batimentos cardiacos, sua pressão arterial e sua temperatura. Fornecendo ao médico especializado um resumo detalhado sobre esses dados, além de pode auxiliar em um melhor diagnóstico médico.

Equipe:  OMT / Wallace Soares, Petter Kuo, Murilo Moura Viana, Franklin Cordeiro.

  • Como o carro pode contribuir para melhorar a saúde do motorista?

Projeto: Helping driver

Solução: Sistema embarcado que faz uma análise do nível de estresse do condutor e buscar diminuir esses níveis.

Equipe: Grupo 13 / AnthonyGianni, Pedro Eugenio, Moisés Menezes e Danilo William.

  •  Como tornar o carro uma experiência social?

Projeto: Ride+ 

Solução: Aplicativo que torna o carro uma experiência social através de incentivos, que serão possíveis por meio do uso da tecnologia para uma maior ocupação do seu espaço interior

Equipe: BRAV / Alessandra Pereira, Bruno R. Bringel, Vinicius Bezerra e Renato Sousa.

Projeto: Carnnect

Solução: Aplicativo com função de criar uma interação entre os motoristas e tornar a estadia no carro uma experiência menos tediosa e mais social.

Equipe: ACE / Adauto Mourato, Carlos Henrique Caloête Pena, Rodrigo Lacet e João Miguel.

  • Como fazer motoristas e ciclistas contribuírem para melhorar a segurança do trânsito nas cidades?

Projeto: Briker

Solução: Aplicativo e capacete que promovem uma interação inovadora entre motoristas e ciclistas, com a finalidade de melhorar o dia­ a­ dia das pessoas no trânsito.

Equipe: Sillicot Bit / Jailson Gomes, João Amaro Assunção, Lucas Cavalcanti e Vitor Zarzar.

Projeto: Citybike

Solução: Aparelho para carro/bicicleta que localiza e alerta sobre outros aparelhos nas proximidades, identificando possíveis situações de risco.

Equipe: The Terminators / Félix Batista, Rafael Arruda, Rafael Marques e Rodrigo César.

  • Como melhorar a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais fora das suas casas?

Projeto: Improve Visual

Solução: Aplicativo android que busca enviar imagens a usuários para testarem suas habilidades em redação descrevendo imagens que não são lidas em soluções existentes e usando um navegador que traduz todas as imagens em forma de áudio para os deficientes visuais saberem o que são as imagens

Equipe: 4! /  Lhaís Rodrigues, Gustavo Lopes, Marina Lira e Caio Lüders.

Projeto: Descritor e Óculo Autônomo

Solução: Óculos com a capacidade de reconhecer símbolos e realizar sua leitura, afim de disponibilizar mais acesso a informações aos deficientes visuais.

Equipe: Xupetas  / Arnaldo Morais, Filipe Melo, Matheus Saboya e Arthur Muniz.

  • Como permitir que quem queira ensinar possa interagir com quem queira aprender em escala global?

Projeto: I.P.I.A ­ Interface de Projeção e Integração de Aulas

Solução: Dispositivo que permite a integração de salas de aulas interativos, utilizando um sistema de aulas próprio.

Equipe:  Cinpáticos / Erick Nickolas, Gabriel Padilha, Dayane Kelly e Marcelo Henrique.

Projeto: CyberUni

Solução: Plataforma com o propósito de quebrar barreiras do ensino tradicional, motivando quem queira, tanto ensinar quando aprender, a interagirem entre si de forma mais fluida e com um retorno mais direto em termos de remuneração.

Equipe: Computing You /  Cristiano, Felipe, Roger e José Bossuet.

Projeto: InstruMentoring

Solução: Criaram uma forma de aprender a tocar instrumento musical (teclado) sem possuí­-lo. Além disso, a plataforma faz a integração professor­-estudante e estudante­-professor.

Equipe: JAJA /  Jesulen (JeSullivan), Alcides, Jamerson e Álvaro.

  • Como integrar cultura pernambucana e tecnologia para criar um novo tipo de espetáculo?

Projeto: KinecTheather

Solução: Criaram uma forma de que os espetáculos sejam interativos com os espectadores

Equipe: RAF / Rodrigo Cavalcanti, Flávio Lins e Andreza Layme.

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