Temas políticos são 4 vezes mais populares do que o BBB nas redes sociais

Um levantamento feito pelo sistema de pesquisa e inteligência em redes sociais Airstrip analisou mais de 2 milhões de publicações online e mostrou que nas duas últimas semanas, os termos “Dilma”, “impeachment”, “protestos” e...

688 0

Um levantamento feito pelo sistema de pesquisa e inteligência em redes sociais Airstrip analisou mais de 2 milhões de publicações online e mostrou que nas duas últimas semanas, os termos “Dilma”, “impeachment”, “protestos” e “Lava Jato”, juntos, foram utilizados quase 4 vezes mais do que os termos “BBB” e “Big Brother”

Por Redação

Um levantamento feito pelo sistema de pesquisa e inteligência em redes sociais Airstrip, a pedido da BBC Brasil, analisou mais de 2 milhões de publicações online. O resultado mostra que nas duas últimas semanas, os termos “Dilma”, “impeachment”, “protestos” e “Lava Jato”, juntos, foram utilizados quase 4 vezes mais do que os termos “BBB” e “Big Brother”. Foram monitoradas todas as menções nas redes Facebook, Twitter e Instagram.

Em entrevista ao UOL Notícias, um dos diretores da Airstrip, Rafael Arrigoni, disse que este momento é comparável à mobilização que ocorreu na eleição do ano passado, a mais disputada do Brasil. “A discussão política ocorre cada vez mais nas redes sociais. É semelhante à mesa do bar, onde sempre surge esse tipo de discussão, mas com um poder de amplificação muito maior. A penetração das redes democratiza o espaço para conversas.”

As menções a Dilma correspondem a mais da metade das referências e começaram a se intensificar na sexta-feira (6), com a revelação dos políticos que seriam investigados por suspeita de corrupção na operação Lava Jato, e atingiram seu auge na segunda-feira (9), após o panelaço que ocorreu durante o pronunciamento de Dilma pelo Dia da Mulher. A pesquisa mostrou que seu nome foi associado, na maior parte dos dias, à Petrobras, mas não se sabe se as publicações são majoritariamente de apoio ou contrárias.

As menções à Operação Lava Jato se referiram também ao senador Antonio Anastasia, o único político do PSDB que se encontra entre os investigados.

Veja as 10 hashtags mais utilizadas nas redes sociais:

#vaiadilma – 39.872
#vemprarua 20.926
#foradilma – 20.542
#globogolpista – 16.572
#dilma – 13.105
#impeachment – 11.185
#dilmadamulher – 10.989
#forapt – 9.433
#vempraruadia15 – 9.347
#dilmalindabrasilteama – 7.846

Foto de capa: Reprodução



No artigo

x