Suécia cria pronome de gênero neutro, para além do ‘ele’ e ‘ela’

Expressão ‘hen’ integrará novo dicionário oficial, atualizado a cada dez anos conforme frequência de uso e relevância de determinados termos na sociedade.

1837 0

Expressão ‘hen’ integrará novo dicionário oficial, atualizado a cada dez anos conforme frequência de uso e relevância de determinados termos na sociedade

Por Opera Mundi

A língua sueca vai introduzir um pronome de gênero neutro para a próxima edição do dicionário oficial do país, prevista para ser lançada no dia 15 de abril, anunciaram editores da Academia Sueca nesta semana.

No idioma escandinavo, junto aos pronomes de gênero masculino “han” e feminino “hon” será adicionado o pronome “hen”. A nova terminologia vai se referir às pessoas que não revelam seu gênero – seja porque é desconhecido, ou porque a pessoa é transgênero ou o locutor considera o gênero uma informação superficial para compreensão do texto.

“Hen” é uma das 13 mil novas palavras que integrarão o novo dicionário sueco. Surgido na década de 1960, o termo passou a ser usado com mais frequência nos últimos anos pela comunidade trans da Suécia.

Recentemente, a expressão saiu da esfera do ativismo e passou a ser encontrada em reportagens da imprensa sueca, livros e até em decisões judiciais. “Para aqueles que já usam o pronome, é obviamente um fortalecimento agora que estará no dicionário”, comentou Sture Berg, um dos editores, à Agence France-Presse.

O dicionário da Academia Sueca é atualizado a cada dez anos. O critério de entrada de determinados termos e expressões é determinado conforme sua frequência de uso e relevância na sociedade.



No artigo

x