Cinco medidas adotadas no mundo para estimular o uso de bicicleta

Pagar para o trabalhador se deslocar por bicicleta, proibir circulação de carros perto de escolas, aumentar investimentos em intermodalidade... Conheça algumas iniciativas que incentivam o transporte sustentável

3873 0

Pagar para o trabalhador se deslocar por bicicleta, proibir circulação de carros perto de escolas, aumentar investimentos em intermodalidade… Conheça algumas iniciativas que incentivam o transporte sustentável

Tradução livre a partir de La Marea

1 – França: Pagar para pedalar

Em virtude da Lei de Transição Energética, a França pôs em marcha uma experiência que durou cinco meses: pagar 25 centavos de euro por quilômetro aos trabalhadores que se deslocassem de bicicleta a seu posto de trabalho. Ao plano aderiram de forma voluntária 18 empresas com 18 mil empregados. A medida teve êxito: o número de ciclistas aumentou 53%.

2 – Edimburgo (Escócia): Para a escola, de bike

As imediações de onze colégios de Edimburgo impedem o tráfego de veículos motorizados nas horas de entrada e saída dos estudantes, facilitando para que estes possam se deslocar caminhando ou em bicicleta com total segurança. A ação, que teve início no atual ano letivo, foi tão bem aceita pela comunidade educacional que muitas outras escolas da cidade pediram para se somar a ela a partir do ano que vem.

3 – Hamburgo (Alemanha): retirar os carros do centro

Hamburgo definiu como uma ambiciosa meta eliminar a circulação de todos os carros do centro da cidade até 2034. O projeto Green Network quer conseguir isso potencializando ao máximo o transporte público, fazendo calçadões, criando novas zonas verdes e, claro, convidando os cidadãos a se locomover por bicicletas.

4 – Fomentar o cicloturismo

A rede Eurovelo, criada pela influente Federação Europeia de Ciclistas, trabalha para conectar todo o Velho Continente por meio de rotas ciclistas cômodas e seguras. Dos 66 mil quilômetros projetados, 20 mil estão em funcionamento. Uma maneira única de viajar que cada vez conta com mais adeptos: o setor movimenta 44 bilhões de euros anuais na Europa.

5 – A intermodalidade, chave

Combinar a bicicleta com outros meios de transporte, o que se conhece como intermodalidade, é fundamental para garantir a correta implantação da bicicleta nas grandes cidades. Os países nos quais se pedala mais e melhor dão ênfase especial a iniciativas que busquem facilitar a entrada das bicicletas no metrô, no trem e no ônibus, muitos dos quais são equipados com bicicletários.

Foto: Pixabay/CC0 Public Domain



No artigo

x