CryptoRave: 24 horas de criptografia e segurança na rede

Organizadores estão em campanha no Catarse para viabilizar evento que terá oficinas sobre como proteger a comunicação e o computador

820 0

Organizadores estão em campanha no Catarse para viabilizar evento que terá oficinas sobre como proteger a comunicação e o computador

Por Adriana Delorenzo

Inspirada no movimento das CryptoParties, um grupo de coletivos organiza a segunda edição da CryptoRave em São Paulo. Trata-se de um esforço global para ensinar os cidadãos a se protegerem da espionagem na internet. Na versão brasileira do evento serão 24 horas de oficinas, palestras e debates sobre privacidade, liberdade na internet e o uso de ferramentas de proteção de informações, como a criptografia.

Segundo o professor da Universidade Federal do ABC, Sérgio Amadeu, a criptografia é importante para todos os usuários da rede. “Se você é jornalista poderá aprender como proteger suas fontes usando criptografia. Se for um ativista poderá conhecer novas técnicas de comunicação segura. Se você não quer ser vigiado enquanto visita sites ou faz buscas, aprenderá técnicas de navegação anônima na Internet.”

O objetivo do evento é que mais pessoas possam se envolver na luta pela liberdade na internet, já que conforme vem alertando o ex-analista da NSA Edward Snowden, todos estão sendo constantemente monitorados e gravados. Em entrevista ao comediante inglês John Oliver na semana passada, Snowden deu detalhes de como somos vigiados: “Quando você envia uma foto do seu pênis por e-mail, a NSA recebe uma cópia”.

“Articulado entre organizações poderosas de diversos países, o sistema de Vigilância em Massa opera à margem do Estado de Direito interceptando e monitorando o conteúdo de comunicações eletrônicas pelo mundo todo”, dizem os organizadores do evento.

Neste ano, um dos destaques da programação será a palestra do fundador do Pirate Bay, Peter Sunde, além de outros ciberativistas.

Os organizadores esperam arrecadar R$ 30.050 até 22 de abril. Todos trabalham para realizá-lo de forma voluntária, entre os coletivos estão a Actantes, Saravá, Escola de Ativismo e O Teatro Mágico. Veja aqui como colaborar.

Serviço

CryptoRave

Quando: 24 e 25 de abril

Onde: Centro Cultural São Paulo, em São Paulo (SP)

Saiba mais: https://cryptorave.org/

Catarse: https://www.catarse.me/pt/CryptoRave2015?ref=explore

CRYPTORAVE 2015 from CRYPTORAVE on Vimeo.



No artigo

x