Mujica irá mediar conflito entre governo colombiano e as Farc, diz jornal

Segundo o jornal ‘El Mundo”, ele viajará nos próximos dias a Cuba a pedido do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, para negociar processo de paz.

403 0

Segundo o jornal ‘El Mundo’, ele viajará nos próximos dias a Cuba a pedido do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, para negociar processo de paz

Por Redação*

De acordo com o jornal espanhol ‘El Mundo’, o ex-presidente do Uruguai José Mujica irá atuar como mediador no processo de paz entre o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Em entrevista ao periódico, Mujica afirmou que o atual estado das negociações é “delicado” e que deve viajar nos próximos dias a Cuba para uma conversa com envolvidos no conflito.

“Se posso ajudar em algo, vou ajudar qualquer um. Agora tenho que ir por um pedido do presidente da Colômbia discutir algo com a direção das Farc. Do ponto de vista pessoal, eu não ganho nada, mas contribuo para a paz no país”, disse o atual senador do Movimento de Participação Popular (MPP).

Ele disse que se ofereceu para mediar a situação pela primeira vez em 2013 e ressaltou que ambas as partes devem criar as condições para uma solução pacífica. No final de janeiro do ano passado, o ex-presidente uruguaio, que acompanhava de perto o processo, afirmou que “nunca antes, há 50 anos, desde o início desse enfrentamento, se esteve tão perto de concretizar a paz na Colômbia”.

* Com informações da Agência Efe

Foto de capa: José Cruz/ABr



No artigo

x