Meninas apresentam em Recife projetos de aplicativos para competição internacional

Neste sábado(09/05) ocorrerá o DemoDay Technovation Challenge Recife 2015, um evento regional do Technovation Challenge (maior competição de tecnologia para atrair meninas) e contará com apresentação dos 5 projetos que representam o estado de Pernambuco...

1424 0

Neste sábado(09/05) ocorrerá o DemoDay Technovation Challenge Recife 2015, um evento regional do Technovation Challenge (maior competição de tecnologia para atrair meninas) e contará com apresentação dos 5 projetos que representam o estado de Pernambuco na competição.

Durante 3 meses as equipes, formadas por meninas de 11 a 18 anos, criaram um aplicativo para solucionar um problema da comunidade envolvendo a área Jurídica, Meio Ambiente ou Saúde . Neste período, estudaram materiais sobre desenvolvimento mobile com App Inventor (ferramenta open source) para criarem o protótipo e receberam mentoria de coachers para elaborar um plano de negócios.

Em Recife, o DemoDay acontecerá na Aceleradora Jump Brasil e na ocasião as equipes irão se apresentar para mentores, investidores e público em geral. Além disso, será escolhido o melhor aplicativo do Technovation Challenge Recife 2015.

A proposta do evento é mostrar o trabalho realizado pelas meninas e proporcionar um espaço prático onde elas possam obter um feedback dos profissionais da área de tecnologia, design, negócios e empreendedorismo. Sem dúvidas, isso pode contribuir para o amadurecimento dos projetos apresentados e novas ideias para o futuro dessas jovens.

Além de proporcionar um crescimento profissional, o objetivo do DemoDay Technovation Recife é mostrar as possibilidades e o potencial da participação das mulheres na produção de tecnologia. O DemoDay Technovation Recife 2015 é um evento gratuito e aberto ao público, inscrições aqui.

O evento é patrocinado pelo Porto Digital, Aceleradora Jump Brasil, Avanade, Casa do Código, SoftBlue, CiTi, Patoá (Empreender com Propósito). E além destes,  conta com o apoio do Centro de Informática da UFPE, DEINFO-UFRPE e Faculdade dos Guararapes. Os parceiros Regionais Women Who Code Recife e Evenbox estão trabalhando na organização do evento.

Saiba mais sobre os projetos que estarão no DemoDay Technovation Recife 2015:

Water Farm

O aplicativo busca através de um game conscientizar sobre o uso da água em agronegócios e propondo que futuras geracões façam a agricultura
ser mais sustentável.

MyOwnLaw

Aplicativo é focado em ajudar pessoas com problemas jurídicos e proporciona informações de meios e locais para solucioná-los.

The Last Drop

O aplicativo é um jogo educativo para conscientizar crianças sobre o uso da água.  The Last Drop já está disponível na Google Play.

VHC

O aplicativo cria um posto virtual com a intenção de otimizar o atendimento do Sistema Único de Saúde(SUS) e para ajudar pessoas com atendimentos médicos.

Eco-Lixo
Aplicativo para conscientizar a sociedade sobre o uso correto do livro eletrônico e suas possibilidades de uso.

Breve histórico do Technovation Challenge e participação do estado de Pernambuco:

Em 4 anos de competiçao, mais de 3.000 meninas em 45 países desenvolveram aplicativos, aprenderam a criar suas próprias empresas e 94% delas se tornaram interessadas em seguir uma carreira na área de tecnologia ou empreendedorismo. O Technovation Challenge iniciou em Recife no ano de 2014, atualmente conta com cerca de 20 meninas, 10 mentoras e 4 coordenadoras regionais.



No artigo

x