Movimento Ocupe Estelita lança nota oficial e promete 2º grande ato nesta quinta

Foto em destaque –  1º Grande Ato ocorreu na terça-feira(05/05): Cerca de 3mil pessoas nas ruas do Recife entoaram palavras de ordem em defesa do Cais José Estelita e questionaram as ações do Prefeito...

1194 0

Foto em destaque –  1º Grande Ato ocorreu na terça-feira(05/05): Cerca de 3mil pessoas nas ruas do Recife entoaram palavras de ordem em defesa do Cais José Estelita e questionaram as ações do Prefeito Geraldo Júlio. No trajeto, parte  do ato seguiu para o Cais José Estelita e  outra realizaram uma ocupação do Shopping Rio Mar  (símbolo do processo de segregação social e dos projetos que atualmente são construídos no Recife: sem diálogo e sem identificação com as necessidades urbanísticas, ambiental e social da cidade)

NOTA OFICIAL DO MOVIMENTO OCUPE ESTELITA:

O Movimento Ocupe Estelita volta às ruas nesta quinta-feira, 07/05, às 16h, no Derby, para protestar contra o abuso de poder do Sr. Geraldo Júlio no cargo Prefeito da Cidade do Recife. Um político que não é capaz de dialogar nem de construir a cidade com as/os recifenses não tem legitimidade para representar a ninguém.

Em dois anos de mandato, GeJu vem demonstrando seu claro alinhamento com o poder econômico. Representa apenas os interesses de construtoras e empreiteiras que financiaram sua campanha e não do povo recifense. Essas são razões mais do que suficientes para o reconhecimento de que Geraldo Julio não é capaz de cumprir com as funções que todo prefeito deve levar a cabo.

PREFEITO QUE GOVERNA CONTRA O POVO, NÃO PODE CONTINUAR.
PREFEITO QUE GOVERNA CONTRA O POVO NÃO VAI SER ELEITO DE NOVO.

Em toda a trajetória de luta e resistência do Estelita, exigimos o diálogo. Os espaços de escuta popular, no entanto, foram e continuam sendo uma FARSA na qual as audiências públicas e a participação de fóruns de discussão foram não somente desconsideradas como SILENCIADAS. O Projeto “Novo” Recife, em seu caráter destruidor da cidade, continua o mesmo: de “novo”, não tem nada. O redesenho é uma mentira e seu processo de aprovação é uma simulação de democracia.

Esgotadas/os e descrentes dessa negociação fictícia e com a iminência de derrubada do Cais, o Movimento reafirma a pressão popular como única e mais importante forma de combate a este AUTORITARISMO travestido de democracia. Por isso, ocupamos por oito horas a Câmara dos Vereadores, depois de uma votação ilegalmente apressada de um Projeto de Lei inconstitucional. Por isso, cerca de 2 mil pessoas marcharam por seis horas da Câmara até o Cais José Estelita, exigindo a revogação da lei e um basta nesta forma gerir a cidade.

O ato encerrou-se numa assembleia aberta no Shopping RioMar, quando, em jogral, o Movimento comunicou os motivos de sua luta contra uma cidade planejada por empresas sem responsabilidade social, avalizadas por um prefeito vendido. Ao contrário do que a gestão PSB tenta demonstrar, shoppings e prédios de luxo não são áreas públicas e reforçam o apartheid social vivido na cidade.

Compreendemos que o Shopping RioMar é uma alegoria de segregação encravada em uma zona vital do Recife. É um projeto análogo ao “Novo” Recife, ao Porto “Novo” e ao atual processo de higienização em curso no Recife Antigo, todos higienistas e elitistas!

Este é um modelo de cidade previamente decidido pelos ‘poderosos’ para uma elite, marginalizando toda a população que não se enquadra em um padrão de vida homogêneo de edificações, culturas, corpos, gêneros e ideias. Este modelo nos é imposto cotidianamente, com o apoio de uma mídia golpista e tão violenta quanto as inúmeras reintegrações de posse que comunidades e ocupações são submetidas todos os dias.

Ocupamos a cidade e a manteremos ocupada pelo tempo que for necessário para a sua real transformação.
Democratizar a nossa cidade é nosso dever e desejo.

PREFEITO QUE GOVERNA CONTRA O POVO, NÃO PODE CONTINUAR.
PREFEITO QUE GOVERNA CONTRA O POVO, NÃO VAI SER ELEITO DE NOVO.
‪#‎ForaGeraldoJulio‬
‪#‎OcupeEstelita‬
‪#‎SalveoEstelita‬

Saiba mais sobre o Ocupe Estelita: Blog Direitos Urbanos 
Guia rápido para entender o Projeto Novo Recife: FAQ
Acompanhe o Movimento Ocupe Estelita:  Facebook | Twitter | Grupo Direitos Urbanos
Acompanhe as redes sociais do Blog Voz em Rede: Facebook | Twitter | G+



No artigo

x