Recife é Nossa Mãe: Ato pelo tombamento do Estelita neste domingo

O Movimento Ocupe Estelita está organizando diversas atividades para dialogar com a sociedade e pressionar a gestão pública pelo Tombamento do Cais José Estelita, denunciar as sucessivas irregularidades do projeto Novo Recife e dar uma...

1271 0

O Movimento Ocupe Estelita está organizando diversas atividades para dialogar com a sociedade e pressionar a gestão pública pelo Tombamento do Cais José Estelita, denunciar as sucessivas irregularidades do projeto Novo Recife e dar uma resposta popular aos últimos acontecimentos que serviram para beneficiar as empreiteiras e demais interessados na execução do projeto Novo Recife. Entre eles, o episódio na Câmara dos Vereadores (noticiamos aqui no Voz em Rede) e o do Prefeito Geraldo Júlio, que sancionou (à distância e no mesmo dia) o Plano Urbanístico para a área –  contrariando a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) de voltar o projeto para discussão no Conselho das Cidades.

No dias mães(10/05), o Movimento Ocupe Estelita realiza o “Recife é Nossa Mãe” com aula pública e ato cultural pelo Tombamento do Cais José Estelita (noticiamos no Voz em Rede o processo protocolado no MinC em Fevereiro).  Na ocasião, haverá Show de Otto e o Som na Rural!

PROGRAMAÇÃO – Recife é Nossa Mãe: 

Data: 10 de maio, às 16h
Saída: Praça Abelardo Rijo (Cais José Estelita)

Recife é Nossa Mãe contará com  a participação do Som na Rural (grande apoiador do movimento) e  Show de Otto, será a segunda vez que o artista faz show em apoio ao movimento. A última foi em junho do ano passado na ocupação do Cais José Estelita.

A aula pública abordará  “Preservação da Paisagem Cultural do Estelita”  e  lançamento de um “Manifesto em Defesa das Instituições Democráticas e em Defesa do Estelita”.

PROGRAMAÇÃO – Bicicletas para o Estelita:  

Data: 17 de maio, às 9h
Saída: Polo Pina
O Bicicletas para o Estelita é um passeio ciclístico e cultural que tem por objetivo promover o conhecimento e a valorização da paisagem do Cais José Estelita.

Em uma “aula sobre rodas”, os participantes irão conhecer os aspectos que justificam o tombamento da paisagem cultural do Estelita, sua importância para cidade e nosso país. Também haverá passeio pelos bens tombados do Bairro de São José para entender a importância de respeitar seu conjunto paisagístico.
As fotos serão utilizadas para os estudos que compõem a “Declaração de Significância”, documento que serve de base ao tombamento.

– Primeira parada: Brasília Teimosa, com vista para o Cais José Estelita.

– Segunda parada: Bens tombados do bairro de São José.

– Término do passeio: Praça Abelardo Rijo – Cais José Estelita.

– Concurso de Fotos: As fotos do passeio serão instantaneamente compartilhadas nas redes sociais com hashtags #estelitadetodos #TombaMinc #AssinaMinistro e haverá a escolha da foto mais curtida nas redes sociais, como forma de dar mais visibilidade ao evento.

Informações: Movimento Ocupe Estelita

Acompanhe o evento Recife é Nossa Mãe e Bicicletas para o Estelita aqui
Saiba mais sobre o Ocupe Estelita: Blog Direitos Urbanos 
Guia rápido para entender o Projeto Novo Recife: FAQ
Acompanhe o Movimento Ocupe Estelita:  Facebook | Twitter | Grupo Direitos Urbanos
Acompanhe as redes sociais do Blog Voz em Rede: Facebook | Twitter | G+

 

 



No artigo

x