Enquete elege abolicionista Harriet Tubman para representar mulheres em nota de US$ 20

Nascida escrava, Tubman lutou pela liberdade e pelo direito ao voto feminino; ela foi escolhida na consulta organizada pelo grupo “Women on 20s”, que contou com a participação de 600 mil pessoas e pode substituir o rosto do ex-presidente Andrew Jackson. O movimento...

403 0

Nascida escrava, Tubman  lutou pela liberdade e pelo direito ao voto feminino; ela foi escolhida na consulta organizada pelo grupo “Women on 20s”, que contou com a participação de 600 mil pessoas e pode substituir o rosto do ex-presidente Andrew Jackson. O movimento enviou uma petição formal à Casa Branca solicitando que Obama apoie a mudança

Por Redação

A abolicionista Harriet Tubman foi escolhida por uma enquete para ser a personalidade feminina a ilustrar a nota de US$ 20, no lugar do ex-presidente dos Estados Unidos, Andrew Jackson. A consulta foi organizada pelo grupo “Women on 20s” e contou com a participação de 600 mil pessoas.

Nascida escrava, Tubman (1822-1913) fugiu para o norte do país e ajudou vários negros a conquistarem a liberdade, além de ter lutado pelo direito ao voto feminino. A campanha “Women on 20s” foi criada com o objetivo de alertar para a falta de mulheres entre os rostos masculinos, em sua maioria brancos, que estampam as notas de dólar americano.

Na terça-feira, o movimento enviou uma petição formal à Casa Branca solicitando que o presidente Obama apoie a mudança. A decisão, no entanto, caberá ao Departamento do Tesouro dos EUA, que não altera um rosto no papel-moeda desde 1929.

Foto de capa: Reprodução/Women on 20s

 



No artigo

x