Jornalista procura mulheres da literatura marginal

Com objetivo de investigar as mulheres da literatura marginal e periférica do Brasil, a jornalista Jéssica Balbino elaborou o projeto “Margens“: um site independente onde qualquer escritora, autora ou poeta pode preencher...

969 1

Com objetivo de investigar as mulheres da literatura marginal e periférica do Brasil, a jornalista Jéssica Balbino elaborou o projeto “Margens“: um site independente onde qualquer escritora, autora ou poeta pode preencher um formulário para se representar e se mapear. A autora acredita que o formato participativo poderá aumentar o acesso à academia.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

A literatura marginal e periférica emerge diariamente e inova no jeito de contar a própria história, pois rompe com estigmas e lógicas de silenciamento; assim, autoras socialmente marginalizadas podem não apenas falar, como também se comunicar com o mundo por meio de poesias, livros e artes. A literatura periférica feminina é uma excelente ferramenta de reivindicação, pois dá voz às mulheres para se expressarem e se empoderarem.

A pesquisa tem como foco a produção feminina, que vem aumentando na última década. O trabalho resultará em uma dissertação e uma reportagem sobre as escritoras periféricas; dados levantados pela pesquisa mostram que o número de mulheres que publicam suas obras ainda é 20% inferior ao dos homens, mesmo quando se assumem como chefes de família. O projeto ainda poderá se tornar um livro futuramente.

“Margens” é uma importante iniciativa para as mulheres que escrevem e publicam literatura independente. Jéssica Balbino também é autora dos livros Traficando Conhecimento e Hip-Hop: A Cultura Marginal e cursa Divulgação Científica e Cultural na Unicamp. O mapeamento das mulheres pode ser acessado no site do projeto.

Leia também a entrevista concedida por Jéssica Balbino ao Questão de Gênero, falando sobre Feminismo e gordofobia, aqui.

Foto de capa: Divulgação



No artigo

1 comment

  1. Angel B Responder

    Gostei muito do que a Jessica esta propondo, mas quem pode participar disso ? Quem quiser escrever tem de ter faculdade? Como e onde a gente postaria isso? Por favor mande informaçoes ,pois estou querendo e precisando escrever sobre coisas da periferia.


x