O cuidado com a cidade e com os cidadãos é essencial para construir uma perspectiva positiva de futuro para São Paulo

Administrar uma cidade como São Paulo é vencer desafios a todo o momento. Mas com planejamento e organização é possível deixar legados positivos para todas as pessoas. E através da abertura do diálogo...

809 0

Administrar uma cidade como São Paulo é vencer desafios a todo o momento. Mas com planejamento e organização é possível deixar legados positivos para todas as pessoas. E através da abertura do diálogo com a sociedade, recebendo sugestões para melhorias, o processo fica mais dinâmico e direto

Por Chico Macena*

Planejar o futuro e deixar um legado para os cidadãos de São Paulo são as diretrizes que norteiam a atual gestão da Prefeitura e os investimentos na infraestrutura urbana são importantes para manter este pensamento forte.

Estes investimentos compreendem uma série de ações, como a recuperação de calçadas e passeios públicos, aumentar a acessibilidade no acesso ao transporte público e um conjunto de medidas de zeladoria, de cuidado com o meio ambiente e de prevenção de incidentes causados pelas chuvas, por exemplo.

Para melhorar o simples ato de caminhar de qualquer pessoa na nossa cidade, já foram construídos mais de 245 mil m² de passeios públicos e a meta é entregar até o fim de 2016 1 milhão de m² de novas calçadas. 60% deste investimento serão onde hoje não existe nenhum tipo de calçamento e os outros 40% na reforma de passeios públicos.

Os ônibus mereceram atenção especial e agora 80% da frota permite o melhor acesso de idosos, cadeirantes e gestantes. Isso significa que dos 14.791 ônibus, 11.886 já estão preparados para receber bem aqueles e aquelas que apresentam alguma dificuldade para se locomover. Até o final de 2016, toda a frota estará acessível.

Se você sempre reclamou que o prefeito nunca foi na sua rua ver os problemas do seu bairro e nunca teve a oportunidade de falar com ele, agora você tem essa chance. Visando integrar os gestores públicos com a sociedade foi criado o programa Prefeitura no Bairro, que passa por regiões periféricas da cidade. O próprio prefeito Fernando Haddad participa pessoalmente das ações. Cada área foi beneficiada com um programa de requalificação do espaço público e melhorias e durante a ação os moradores têm acesso a serviços na área de saúde, educação e cultura, além da execução de trabalhos de zeladoria, como o recolhimento de resíduos e tapa buraco.

Para deixar os espaços públicos mais agradáveis, foram plantadas 265 mil mudas por toda a cidade. É um investimento pensando no futuro, porque criando mais espaços verdes todos saem ganhando e qualquer pessoa pode ajudar no alcance dessa meta. O munícipe pode buscar mudas nos viveiros e parques autorizados, para arborizar as suas propriedades. Para o plantio das mudas deverão ser atendidas regras de legislação vigente, em especial quanto à acessibilidade, uso do solo e arborização. A Prefeitura pretende plantar até o final de 2016 900 mil mudas e muitas outras com o auxílio da população.

A selva de pedras está sendo transformada, e com mais árvores na cidade, melhora a qualidade do solo e evitam-se enchentes. Para reduzir pontos de alagamento e melhorar as margens de córregos em situação crítica, a Prefeitura realizou 45 intervenções em ruas de toda a cidade e outras estão em obras.

E para controlar as enchentes em bacias de córregos, as obras de drenagem dos córregos Ponte Baixa, Cordeiro (ambos na zona sul) e Sumaré/Água Preta (zona oeste) estão em andamento. Dois piscinões estão sendo construídos no Córrego Cordeiro, o que já minimizou o problema de enchentes no último verão. Na região do Córrego Ponte Baixa, o alargamento do canal também já colaborou para a diminuição das enchentes na Avenida Guido Caloi, na zona sul.

Administrar uma cidade como São Paulo é vencer desafios a todo o momento. Mas com planejamento e organização é possível deixar legados positivos para todas as pessoas. E através da abertura do diálogo com a sociedade, recebendo sugestões para melhorias, o processo fica mais dinâmico e direto. Por meio dessas diretrizes todos saem ganhando e São Paulo evolui ainda mais.

(*) Chico Macena, de 52 anos, é administrador e Secretário do Governo do Município de São Paulo

(Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)



No artigo

x