Cinco mentiras de O Globo sobre Lula somente em 2015

Em seu site, o Instituto Lula listou e desmentiu cinco reportagens sobre o ex-presidente que foram publicadas somente neste ano; confira

663 0

Em seu site, o Instituto Lula listou e desmentiu cinco reportagens sobre o ex-presidente que foram publicadas somente neste ano; confira

Por Redação 

Ao longo deste ano, quase que mensalmente, o Instituto Lula foi a público para explicar ou desmentir reportagens do jornal O Globo sobre o ex-presidente. Em sete meses, foram ao menos cinco matérias que falavam sobre fatos inexistentes, situações ou declarações não confirmadas.

O Instituto, então, listou as cinco vezes em que, somente neste ano, a publicação trouxe alguma informação falsa sobre Lula. Entre as matérias estão desde o ‘mico’ que o jornal pagou quando informou que o ex-presidente teria “confessado” a Mujica que sabia do “mensalão” ou ainda a reportagem sobre a “reunião secreta” em Portugal.

Confira:

5º lugar – Lula seria culpado pela crise na Grécia

O colunista do O Globo (e também de O Estado de S. Paulo, G1, TV Globo, CBN, Globonews) Carlos Alberto Sardenberg criou a tese original de que a culpa da crise na Grécia é de Lula e Dilma, por causa de reuniões do atual primeiro-ministro Aléxis Tsipras quando era candidato.  A crise grega já tem 7 anos. Diante do fato dos prêmios Nobel de Economia Paul Krugman e Joseph Stiglitz terem visões diferentes dele sobre a crise grega, Sardenberg reafirmou seu artigo e saiu-se com essa no Twitter (supomos que “Liila” deve ser “Lula”)

4º lugar – Os documentos secretos do Itamaraty que o Globo manteve secretos

No dia 12 de junho o Globo acusou , em manchete de primeira página, o Itamaraty de tentar burlar a lei para proteger Lula, por causa de um documento interno não finalizado que pedia a reavaliação de documentos diplomáticos durante o seu mandato. O Itamaraty entregou os documentos à revista Época, que, junto com O Globo, viu os documentos que mostravam a atuação avaliada como positiva do ex-presidente em defesa de empresas brasileiras, e não publicou nada, achando melhor esconder isso dos seus leitores.

Segue o que dizem os documentos: http://www.institutolula.org/telegramas-do-itamaraty-veja-o-que-lula-fazia-em-suas-viagens-pelo-mundo

3º lugar – O Globo “paga mico” internacional e inventa que Lula teria “confessado” saber do mensalão para Mujica

A partir de uma declaração dada a jornalistas em um livro sobre Pepe Mujica, no qual o ex-presidente uruguaio menciona uma conversa que teve com Lula sobre as pressões e dificuldades de se administrar um país do tamanho do Brasil, O Globo no dia 5 de maio inventou uma manchete maluca de que o ex-presidente teria “confessado” sobre o mensalão para seu colega uruguaio.

A mentira foi desmentida horas depois, primeiro pelo próprio autor do livro para o portal G1, também do grupo Globo, depois em Montevidéu, no lançamento do livro, pelo próprio Mujica, que ainda afirmou em entrevista publicada a O Estado de S. Paulo que Lula foi seu modelo de governante.

A manchete maluca de O Globo só foi levada a sério pelo senador Ronaldo Caiado, que está tentando convocar o ex-presidente do país vizinho a depor no Senado com base no jornal carioca. Depois do caso, o jornalista americano residente no Brasil Alex Cuadros tuitou que “De agora em diante irei observar uma quarentena de cinco dias antes de tuitar qualquer história do Globo sobre Lula”.

2º Lugar – O voo secreto divulgado em release

Em 12 de abril de 2014, o Globo publicou matéria falando de um suposto “voo sigiloso” de Lula para Cuba, República Dominicana e Estados Unidos, o que seria a primeira viagem “sigilosa” divulgada por release na história. E acompanhada pela imprensa. Várias matérias dessa viagem foram publicadas publicada no site do Instituto Lula e na imprensa internacional.

A informação de que o voo seria sigiloso baseou-se em um documento interno da Líder Táxi Aéreo com a qual o Instituto Lula afirma não ter relação. O Instituto divulgou a viagem em release para toda a imprensa, inclusive para O Globo. O voo foi pago pela Odebrecht porque o ex-presidente fez uma palestra na República Dominicana. O jornal não acreditou.

1º lugar – Novo “mico” internacional do Globo: Lula “lobista” em Portugal e a reunião “secreta” que O Globo noticiou. O segundo líder internacional em dois meses a desmentir o jornal

No domingo, dia 19 de julho, O Globo, com uma nova leva de documentos do Itamaraty sobre Lula após a presidência, se equivoca duas vezes em uma mesma matéria para dizer que o ex-presidente faria lobby.

A primeira dizia que o petista teria feito lobby para a Odebrecht em Portugal, ao comentar com o primeiro-ministro português o interesse da empresa brasileira no processo de privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF). O embaixador Mario Vilalva também estava presente. Lula foi a Portugal participar das comemorações dos 40 anos da Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril de 2014. A viagem era pública. O encontro com o primeiro-ministro foi tão público que a foto usada por O Globo para ilustrar a matéria, e creditada de forma incorreta, é do Instituto Lula.

A posição do ex-presidente de que as empresas brasileiras deveriam participar mais do processo de privatização em Portugal também era pública.  E o Instituto mostrou que o interesse da Odebrecht na privatização da EGF era tão público que inclusive já era notícia desde outubro de 2013 em jornais portugueses: http://www.publico.pt/economia/noticia/odebrecht-interessada-na-privatizacao-da-egf-1608053.
A Odebrecht no final desistiu e não participou do leilão da empresa portuguesa.

No dia seguinte à matéria, ela foi desmentida pelo primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, que disse à imprensa portuguesa que Lula não intercedeu por nenhuma empresa brasileira.



No artigo

x