Evento de crespos: “desnecessário”; evento de ruivos: “lindo”

Para quem ainda acha que não há racismo no Brasil, basta ler os comentários em matérias de dois eventos diferentes: na Marcha do Orgulho Crespo, comentários preconceituosos desmerecem o evento; no Encontro Nacional dos Ruivos, elogios e mais elogios

2164 0

Para quem ainda acha que não há racismo no Brasil, basta ler os comentários em matérias de dois eventos diferentes: na Marcha do Orgulho Crespo, comentários preconceituosos desmerecem o evento; no Encontro Nacional dos Ruivos, elogios e mais elogios

Por Redação

No último domingo (26), também como forma de celebrar o Dia Internacional de Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, foi realizada em São Paulo a primeira Marcha do Orgulho Crespo. O ato serviu como uma maneira de exaltar a beleza negra em contraponto aos padrões de estética preestabelecidos. No dia seguinte, uma série de veículos de imprensa e portais repercutiram o evento, mas o que se viu nos comentários de internautas foi, na maior parte das vezes, uma série de manifestações de preconceito que desmereciam o ato.

“Ah gente, pára né! Vai fazer uma terapia, comer uma fruta, tomar um sol… Vamos trabalhar, estudar, ter conteúdo… O país está afundando, meo!! Vamos ser mais sérios!!!!!”, disse uma internauta na matéria do portal Terra sobre o evento, desmerecendo a necessidade de se realizar a Marcha. Outros partiram para um tom ainda mais racista e violento.

“Tb poderia ter ir, meus pentelhos são crespos”; “Chegando em casa vão direto prás chapinhas…rsrs” e “Prefiro lisinha” são só alguns exemplos dos comentários preconceituosos, que foram muito mais numerosos que as declarações de apoio à Marcha.

Diante do racismo expresso depois da Marcha do Orgulho Crespo, alguns internautas, no entanto, começaram a comparar a reação das pessoas nas matérias que tratam do Encontro Nacional de Ruivos, evento realizado anualmente em várias capitais do país com  intuito de reunir essa outra “minoria”. Os comentários, no entanto, não questionavam a necessidade de se realizar o ato – como feito no caso do Orgulho Crespo – e nem mesmo foi destilado qualquer tipo de preconceito.

Entre os comentários mais comuns do portal G1 sobre o Encontro dos Ruivos do ano passado, estavam aqueles como “lindos” e “beleza natural”. Confira abaixo um comparativo da reação das pessoas entre os dois eventos. E aí, não há racismo no Brasil?

Comentários em matérias sobre a Marcha do Orgulho Crespo:

crespo1crespo2crespo3crespo4crespo5

Comentários em matérias sobre o Encontro dos Ruivos:

ruivos1ruivos2ruivos3ruivos4ruivos5

 

 

 



No artigo

x