‘Mais Médicos’ levou profissionais a todos os municípios brasileiros, afirma Chioro

O ministro da Saúde ressaltou que, em 2013, o Brasil possuía 1,8 médicos por mil habitantes. O planejamento do governo é de chegar a 2026 com 600 mil profissionais, o que significa elevar para 2,7 médicos por mil habitantes, um padrão próximo do que...

418 0

O ministro da Saúde ressaltou que, em 2013, o Brasil possuía 1,8 médicos por mil habitantes. O planejamento do governo é de chegar a 2026 com 600 mil profissionais, o que significa elevar para 2,7 médicos por mil habitantes, um padrão próximo do que apresenta o Reino Unido

Por Redação

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, fez uma análise do impacto do Mais Médicos na realidade do atendimento básico em todo o país. Na última terça-feira (28), durante o lançamento da plataforma Dialoga Brasil, ele afirmou que o programa permitiu que 63 milhões de pessoas tivessem acesso aos serviços de saúde e a meta é fazer com que esse número passe a 70 milhões até 2018.

De acordo com o ministro, o programa foi fundamental para assegurar que haja profissionais disponíveis à população que mais precisa de atendimento. “O que nós queremos é garantir aquilo que hoje já é uma realidade: não há mais municípios no Brasil que não contam com a presença de um médico. Não há mais equipes de saúde da família que trabalham sem a presença do médico”, destacou.

Chioro ressaltou que, em 2013, o Brasil possuía 1,8 médicos por mil habitantes. O planejamento do governo é de chegar a 2026 com 600 mil profissionais, o que significa elevar para 2,7 médicos por mil habitantes, um padrão próximo do que apresenta o Reino Unido.

Na ocasião, ele comentou ainda sobre o resultado da seleção do programa em 2015. “Cem por cento das vagas foram preenchidas por médicos brasileiros; 92% por médicos com diploma validado e 8% com brasileiros formados no exterior. Nenhuma vaga das novas veio para médicos estrangeiros. Ou seja, nós viveremos um momento de transição onde a participação, o controle social vai ser fundamental”, finalizou.

Foto de capa: RafaB/ Blog do Planalto



No artigo

x