Prefeitura de SP pretende mudar nome de vias em homenagem à ditadura militar

Os primeiros alvos devem ser a avenida Golbery do Couto e Silva, no Grajaú, zona sul da capital, e o viaduto 31 de março, no centro; há proposta também para alterar o nome do elevado Costa e Silva para Minhocão, como já é popularmente...

1012 0

Os primeiros alvos devem ser a avenida Golbery do Couto e Silva, no Grajaú, zona sul da capital, e o viaduto 31 de março, no centro; há proposta também para alterar o nome do elevado Costa e Silva para Minhocão, como já é popularmente conhecido

Por Redação

A Prefeitura de São Paulo pretende alterar o nome de 17 vias que homenageiam a ditadura militar ou fazem referência a pessoas que tiveram envolvimento com a repressão praticada no período. As informações são do UOL.

Segundo o portal, um dos primeiros alvos deve ser a avenida Golbery do Couto e Silva, no Grajaú, zona sul da capital. Reuniões com moradores da região culminaram na formulação de um projeto de lei participativo que pede que a avenida passe a se chamar padre Giuseppe Pegoraro, religioso vinculado à história do bairro, em vez de reverenciar o general criador do Serviço Nacional de Informações (SNI). Ainda de acordo com a matéria, a proposta já tramita na Câmara dos Vereadores.

Outra via cujo nome deve ser modificado é o viaduto 31 de março, no centro, que alude à data em que se iniciou o regime militar. O projeto de lei que propõe a troca será encaminhado à Câmara em 13 de agosto e solicita que o viaduto seja rebatizado como Thereza Zerbini, líder do Movimento Feminino pela Anistia, grupo de defesa de perseguidos pela ditadura.

Também no próximo dia 13, a gestão de Fernando Haddad enviará à Câmara projeto que impede novas homenagens a figuras relacionadas à violação de direitos humanos. Antes da administração municipal, vereadores já haviam sugerido eliminar outras homenagens aos militares – uma das propostas é mudar para Minhocão, como já é popularmente conhecido, o nome do elevado Costa e Silva.

(Foto: Carlos Severo/Fotos Públicas)

 



No artigo

x