No Brasil, 71 mil pessoas concentram quase 23% da riqueza

Segundo Receita Federal, elite econômica do Brasil abrange somente 0,3% dos declarantes do Imposto de Renda e 0,05% da população economicamente ativa.

631 0

Segundo Receita Federal, elite econômica do Brasil abrange somente 0,3% dos declarantes do Imposto de Renda e 0,05% da população economicamente ativa

Por Redação

Dados divulgados pela Receita Federal revelam que a elite econômica do Brasil, país com mais de 190 milhões de habitantes, é formada por 71.440 pessoas que concentram 14% da renda total e 22,7% da riqueza em bens e ativos financeiros. As informações são do Valor Econômico.

Ainda de acordo com a Receita, o seleto grupo tem renda mensal superior a 160 salários mínimos, contabilizando rendimentos de R$ 298 bilhões e patrimônio de R$ 1,2 trilhão em 2013. O topo da pirâmide social do país abrange somente 0,3% dos declarantes do Imposto de Renda e 0,05% da população economicamente ativa.

Conforme a matéria do Valor, os dados em questão foram requisitados por Thomas Piketty durante o processo de produção de seu best-seller O Capital no Século XXI. À época, o economista francês não conseguiu ter acesso às informações.

(Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)



No artigo

x