A ‘fazenda’ de FHC no centro de Osasco

O ex-presidente é sócio, junto com seus três filhos, de uma empresa agropecuária que, pelo endereço registrado, localiza-se em uma pequena residência no centro da cidade da Grande São Paulo, uma zona urbana. Silêncio da mídia tradicional em relação ao fato chamou a atenção...

2132 0

O ex-presidente é sócio, junto com seus três filhos, de uma empresa agropecuária que, pelo endereço registrado, localiza-se em uma pequena residência no centro da cidade da Grande São Paulo, uma zona urbana. Silêncio da mídia tradicional em relação ao fato chamou a atenção de blogueiros: e se a empresa fosse de Lula em sociedade com seu filho?

Por Redação

Se fosse descoberto que o ex-presidente Lula possuísse, registrada em seu nome, uma empresa agropecuária em um endereço onde não há área rural e o capital dessa empresa ainda fosse dividido entre ele e seu filho, certamente o fato estamparia as manchetes de boa parte dos veículos de imprensa tradicional, ainda que não fosse comprovada nenhuma ilegalidade. Outro ex-presidente, no entanto, possui a tal empresa desde 2012 e, até hoje, nenhum veículo sequer tocou no assunto.

Helena Sthephanowitz, blogueira da Rede Brasil Atual, revelou nesta segunda-feira (3) que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) é sócio, junto com seus três filhos, da empresa Goytacazes Participações Ltda, que abriu em 2012. De acordo com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, na Receita Federal, a empresa tem como atividade principal o cultivo de cana-de-açúcar. As atividades secundárias são a criação de bovinos para corte e cultivo de outras plantas de lavoura.

Reprodução/RBA
Reprodução/RBA

Curioso é que, pelo registro, a empresa localiza-se em uma pequena residência geminada (nada apropriada para o cultivo de cana ou criação de bois) no centro de Osasco, na grande São Paulo – cidade que não possui sequer uma área rural. Além disso, nenhum dos sócios reside na casa onde fica a tal empresa.

Mesmo com todas essas incoerências, não é possível ainda apontar alguma irregularidade na ‘fazenda’ de FHC. O fato chama atenção, no entanto, pela diferença de tratamento que a mídia tradicional dá a dois ex-presidentes.

“Imagine se esta empresa pertencesse a outro ex-presidente, o Lula, por exemplo. E de sociedade com Lulinha e os outros filhos? Imaginem o escândalo nos jornais. A esta altura, o ex-presidente estaria na cadeia de Sergio Moro, não é?”, sugeriu o blogueiro Fernando Brito no Tijolaço.

“Se em vez de ser FHC, fosse um petista o dono de empresa agropecuária em Osasco, cidade sem zona rural e onde nenhum sócio reside, choveriam ilações nas três revistas de maior circulação e, dada as relações de compadrio no passado com a Camargo Corrêa, a força-tarefa da Lava Jato muito provavelmente colocaria a empresa na mira das investigações. Mas trata-se de gente do PSDB, então… deixa pra lá”, escreveu Sthephanowitz no post em que trouxe o fato à tona.



No artigo

x