Vídeo explica didaticamente o que é feminismo branco

Após discussão entre cantoras Nicki Minaj e Taylor Swift, debate sobre o tema ganhou força. O portal Huffington Post abordou o assunto em um vídeo explicativo. Assista

1080 0

Após discussão entre cantoras Nicki Minaj e Taylor Swift, debate sobre o tema ganhou força. O portal Huffington Post abordou o assunto em um vídeo explicativo. Assista

Por Redação

No final de julho, as cantoras norte-americanas Nicki Minaj e Taylor Swift se desentenderam no Twitter. O motivo: Minaj criticou o fato de o videocple de sua música Anaconda não ter sido indicado à categoria “Vídeo do ano” no VMA, uma das maiores premiações de música dos EUA, mesmo tendo batido recordes de popularidade.

No microblogue, a rapper escreveu que se “fosse um ‘tipo’ diferente de artista” teria recebido a nomeação, referindo-se às suas características enquanto mulher negra e fora dos padrões de beleza que consideram perfeito o corpo magro. Swift, que lidera em número de indicações ao prêmio, acusou Nicki de “jogar mulheres umas contras as outras” e ignorou todo o debate sobre racismo que a colega havia iniciado. Pela reação, Taylor foi bastante criticada nas redes sociais, e acabou pedindo desculpas à colega.

Desde então, a discussão sobre o feminismo branco ganhou força. Diante do debate, o Huffington Post lançou, no último dia 10, um vídeo explicando de forma bastante didática o que o termo significa. Confira abaixo (com legendas):

Um vídeo explicativo sobre o “feminismo branco”: “Ouvir e aprender com as experiências de mulheres negras. Sem silenciá-las. Porque, às vezes, como mulheres brancas, nós só temos que ficar caladas”.

Posted by Empodere Duas Mulheres on Quinta, 13 de agosto de 2015



No artigo

x