Lula entra com ação contra jornal O Globo

A ação é motivada por uma matéria do jornal que, com base em "depoimentos da vizinhança", afirma que o ex-presidente é dono de um triplex no Guarujá, cujo empreendimento teria ligação, de alguma maneira, com o doleiro Alberto Youssef. Há meses, no entanto, ele...

690 0

A ação é motivada por uma matéria do jornal que, com base em “depoimentos da vizinhança”, afirma que o ex-presidente é dono de um triplex no Guarujá, cujo empreendimento teria ligação, de alguma maneira, com o doleiro Alberto Youssef. Há meses, no entanto, ele já havia esclarecido que não possui nem um apartamento, quanto mais um triplex. Confira a nota do Instituto Lula sobre o caso

Por Redação

No último dia 12 de agosto o jornal carioca O Globo insistiu, mais uma vez, na história de que Lula possui um apartamento triplex no Guarujá e que o empreendimento, de alguma maneira, estaria ligado ao doleiro Alberto Youssef, envolvido na Operação Lava Jato.

Como Lula já havia desmentido a informação anteriormente e a publicação resolveu insistir e criar novos factóides, o ex-presidente decidiu mover uma ação contra o jornal nesta terça-feira (18).

Confira a nota do Instituto Lula esclarecendo o caso:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou nesta terça-feira (18) com uma ação pedindo reparação por danos morais contra matéria publicada pelo jornal O Globo, intitulada “Dinheiro liga doleiro da Lava-Jato à obra de prédio de Lula”. O diário carioca publicou no dia 12 de agosto uma reportagem na qual afirma que o ex-presidente seria dono de um apartamento triplex no Edifício Solaris, no Guarujá (SP), e que o empreendimento estaria ligado de alguma forma ao doleiro Alberto Youssef.

Antes da publicação do artigo, o Instituto Lula esclareceu ao jornalista, que Marisa Letícia, esposa do ex-presidente, adquiriu a prestações, uma cota no empreendimento e que a família do ex-presidente não tem nenhum apartamento, quanto menos um tríplex. Não foi a primeira vez que isso foi esclarecido a este repórter e o jornal carioca optou por dar continuidade a mentira que vem repetindo desde dezembro do ano passado.

O autor da matéria insistiu na versão mentirosa, com amplo destaque tanto na versão impressa do jornal, quanto na internet.  O Instituto Lula respondeu ao Globo em nota no dia 14 “Lula não tem apartamento no Guarujá. E se tivesse?” (http://www.institutolula.org/lula-nao-e-dono-de-um-apartamento-no-guaruja-e-se-tivesse)

Em sua edição de sábado (15 de agosto), o jornal tentou justificar a atribuição da propriedade do imóvel pelo ex-presidente por informações passadas pela “vizinhança”, ou seja, fez um jornalismo baseado em fofocas de corredor de prédio.

A ação demonstra que a matéria teve claro caráter difamatório e o mero registro burocrático do outro lado não compensa os danos morais causados pela veiculação de graves mentiras. Que foram criadas relações que não existem entre uma cota de empreendimento adquirida a prestações pela família do ex-presidente e Alberto Youssef, criminoso reincidente.

Foto: Lula Marques/Agência PT

 



No artigo

x